Google

VW CrossUp! subcompacto adere à proposta off-road

Data: dezembro 25, 2014
Opiniões
Deixe a sua!

foto-imagem-crossup

Antes de lançar o CrossFox, em 2005, a VW resistia ao que seus diretores chamavam de “carro de mentira”, aquele cuja aparência sugere algo que ele não é capaz de entregar, como é o caso da maioria dos modelos que ficaram conhecidos como aventureiros urbanos. De lá para cá, porém, a fábrica não só deixou de lado essa posição como aderiu de vez ao conceito. No Salão do Automóvel, a Volks lança o CrossUp!, o quarto modelo desse tipo no Brasil. Os outros, além do CrossFox, são o SpaceCross e a Saveiro Cross.

Quando o CrossFox chegou, ainda se viu um esforço para deixar o carro mais robusto. O hatch veio com vão-livre elevado, calços na suspensão e pneus maiores. Agora as mudanças são apenas cosméticas. O CrossUp! se diferencia dos outros Up! nos detalhes prateados (em para-choques, retrovisores e rack), nos apliques de plástico preto (nas caixas de roda e soleiras) e nas rodas esportivas. Até os pneus 185/60 R15 são os mesmos do HighUp! – com o estepe seguindo do lado de dentro. Segundo o desig ner Luiz Veiga, o estepe na traseira não combinava com as linhas do Up!. Na cabine, os bancos têm revestimento exclusivo de tecido com laterais de vinil. E a alavanca do câmbio traz o nome da versão na parte superior, junto do mapa das marchas. O CrossUp! é apresentado com as duas opções de câmbio: manual e automatizado I-Motion, ambos com cinco marchas. A carroceria será sempre na versão de quatro portas.

Ao volante, não há mudanças. O CrossUp! é um carro equilibrado, obediente e bem-apoiado no chão. O desempenho do motor 1.0 é bom para a categoria. O HighUp!, testado no comparativo na página 56, fez de 0 a 100 km/h em 15,2 segundos. E conseguiu as médias de consumo de 14,1 km/l na cidade e 17,8 km/l na estrada.

Por R$ 38 040, o CrossUp! herda ainda o mesmo conteúdo do HighUp!, que custa R$ 36 790, com computador de bordo, sensor de ré, faróis de neblina e Isofix. Ar-condicionado, bancos de couro, sistema de som, alto-falantes e central multimídia são opcionais.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *