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Fim da linha para os carros da Volkswagen: Gol, Up, Fox, Voyage e Saveiro – Ausência de equipamentos de segurança é o motivo

Encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos são itens tão comuns que muitos até desconhecem a existência de modelos que não possuem o equipamento em todas as posições. Mas esses carros existem, e têm data para acabar: 28 de janeiro de 2020.

É nesse dia que serão completados cinco anos da publicação da portaria 518/2015 do Contran. Ela obriga que a maioria dos veículos vendidos no Brasil tenham encosto de cabeça e cinto de três pontos retrátil para todos os ocupantes, além de ao menos um assento com pontos de fixação para cadeirinhas do tipo Isofix e Latch.

FIXAÇÃO ISOFIX/LATCH GARANTE A ANCORAGEM CORRETA DA CADEIRINHA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

As exceções ficam para modelos do tipo 2+2 (como o Civic Si e Porsche 911), conversíveis e modelos com só uma fileira de bancos, como picapes e vans comerciais.

Quase todas as marcas generalistas terão que atualizar ao menos um modelo, mas a mais afetada é a Volkswagen: Up!, Gol, Voyage, Saveiro e Fox não se enquadram em um ou mais quesitos da legislação.

FIXAÇÃO ISOFIX/LATCH GARANTE A ANCORAGEM CORRETA DA CADEIRINHA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Faltam a Up!, Gol e Voyage o cinto de segurança de três pontos, enquanto no Fox não há encosto de cabeça central. Do quarteto, só o Up! já tem Isofix/Latch nos bancos traseiros.

A Volkswagen do Brasil não respondeu ainda se os modelos serão adaptados ou irão sair de linha.

FIXAÇÃO ISOFIX/LATCH GARANTE A ANCORAGEM CORRETA DA CADEIRINHA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Do ponto de vista técnico a adição de cinto e encosto não é tão complexa. Isso porque a Saveiro cabine dupla já tem os itens para todos os ocupantes, e a migração dos equipamentos para Gol e Voyage, que derivam do mesmo projeto, seria mais fácil.

O grande problema é a colocação do Isofix/Latch. Esses pontos de ancoragem são responsáveis por manter a cadeirinha estável em acidentes, e por isso são realizadas soldagens diretamente ao monobloco do carro.

O UP! NACIONAL TEM ISOFIX E ENCOSTO CENTRAL, MAS FALTA O CINTO DE TRÊS PONTOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Por conta disso, e também pela exigência legal, essas mudanças requerem novos ensaios de crash-test. E isso não é barato: cada batida custa R$ 400 mil para a Volkswagen.

O Up! tem o mesmo problema, mas há uma solução menos cara — e ousada — que a marca poderia tomar. Bastaria à Volkswagen homologar o compacto como um veículo de quatro lugares, como já ocorre na Europa.

NA EUROPA O UP! SÓ LEVA DUAS PESSOAS NO BANCO TRASEIRO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Mas isso, além de gerar novos custos, poderia sacrificar as vendas do Up!. A decisão de preparar o carro para cinco pessoas na América do Sul, inclusive, foi para ampliar o mercado do modelo, evitando repetir o que houve com a primeira geração do Ford Ka, que só podia levar quatro pessoas.

A lógica garante a sobrevida do quarteto, mas é possível que o Fox não sobreviva à mudança na legislação. Com projeto antigo e sem ter uma nova geração no horizonte, o hatch que já vinha perdendo versões pode sair de linha na virada do ano.

Copia dos irmãos

AS VERSÕES MAIS CARAS DO UNO JÁ OFERECEM ENCOSTO CENTRAL E CINTO DE TRÊS PONTOS PARA TODOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Modelos de outras marcas também precisarão se adequar. Entre os afetados estão Fiat Mobi, Uno e Doblò, Citroën C3 e Aircross, Renault Duster, Oroch e Kwid e Nissan March e Versa.

A diferença é que a maioria deles já ofereceu os itens obrigatórios em mercados mais exigentes, sobretudo a Europa. Assim, basta às fabricantes adotar os equipamentos e apresentar os ensaios de segurança que já haviam sido feitos nas versões europeias — desde que a estrutura de ambos seja igual.

COLOCAR ISOFIX NO MOBI NÃO SERÁ DIFÍCIL: A VERSÃO PARA A ARGENTINA JÁ VEM COM ELE DESDE O LANÇAMENTO 

O caso do Uno é ainda mais simples: ele já tem os equipamentos, mas como opcionais. O que muda é que agora passam a ser de série.

A Renault deve adotar uma postura mais drástica com o Duster. Sem cinto de três pontos e Isofix, o SUV pode simplesmente deixar de ser produzido na virada do ano.

Menos radical seria adotar o banco da Oroch — que também não tem Isofix —, mas às vésperas de mudar de geração, é mais fácil aguardar a estreia do novo Duster. A picape também será reestilizada, mas deve ganhar os pontos de fixação antes disso.

Por fim, é certo que o recém-lançado Kwid também será atualizado, e a mudança irá ocorrer antes mesmo de sua primeira reestilização, prevista para 2021.

Modelo já pode ser encomendado na Alemanha por 13.625 euros

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A Volkswagen lançou uma edição especial do up! inspirada em um Fusca comemorativo lançado na Alemanha em 1982 – o Beetle Special Bug. A versão de homenagem adota alguns detalhes originais do modelo clássico. Os primeiros pedidos já podem ser feitos na Alemanha e o hatch está disponível em duas combinações de cores exclusivas.

A versão com pintura externa em preto “black pearl” contrasta com rodas de liga leve aro 17 amarelas. Já o up! na cor amarela “savanna gold” recebe as mesmas rodas em preto. As duas versões possuem a inscrição “special” nas portas e a opção de espelhos retrovisores pretos ou prateados.

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A Volkswagen ainda não divulgou imagens do interior, mas, segundo a marca, a edição especial terá a palavra “up!” nas soleiras em alumínio. As capas dos bancos e painel na mesma cor savanna gold serão um opcional. O modelo preto parte de 13.625 euros (R$ 50.287 na cotação atual) enquanto o amarelo custa €13.775 (cerca de R$ 50.841).

O up! também será vendido por € 16.600 – o equivalente a R$ 61.268 – equipado com um motor 1.0 TGI compatível com gás natural. No entanto, a motarização mais econômica está disponível apenas para a versão em preto. Segundo a VW, o consumo médio de combustível é de apenas 2,9 kg de gás natural por 100 km. Consequentemente, as emissões de poluentes ficam mais baixas: são liberadas 82 g de CO2/ km.

NOVO VOLKSWAGEN UP! TSI 2018

Quando o Volkswagen up! TSI foi lançado, nós da Autoesporte apelidamos o modelo de “carro da crise”. Por um bom preço, o hatch era capaz de entregar desempenho de carro 1.6 e consumo de combustível de um 1.0. O motor flex rende até 105 cv de potência e excelentes 16,8 kgfm de torque entregues a partir de 1.500 rpm. Mas um dos principais problemas do carro ainda estava lá: o interior modesto. Comparado a outros veículos, com o Hyundai HB20, o consumidor ficava com a impressão de estar pagando por algo muito simples.

O que mudou?

VW Up! GT – Modelo seria mais potente e com aprimoramentos mecânicos em relação ao TSI vendido no Brasil

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A publicação inglesa Autocar apurou a informação de que a Volkswagen prepara uma versão realmente esportiva do subcompacto Up!. Ele receberia a famosa sigla GTI, e protótipos já estariam sendo testados.

O motor seria o mesmo EA-211 turbinado com 1,0 litro e três cilindros vendido no Brasil nas versões TSI, mas com ajuste diferente para produzir mais potência e torque. Enquanto por aqui o motor rende 105/101 cv e 16,8 mkgf de torque, na Europa ele já equipa o Golf Bluemotion TSI em configuração mais brava, com 114,5 cv e 20,3 mkgf.

Segundo fontes internas da VW, protótipos equipados com câmbio DSG automatizado de dupla embreagem e sete marchas já teriam registrado uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos, com máxima acima dos 200 km/h. Haveria também a opção de câmbio manual de seis marchas – no Brasil, o Up! TSI é equipado com um manual de cinco marchas. O peso ficaria um pouco acima dos 951 kg registrados pelo TSI, mas ainda abaixo de 1 tonelada.

Importante lembrar que, apesar da imagem esportiva (no caso do pacote Speed Up!), o Up! TSI brasileiro não é um esportivo de fato. Em relação ao MPI aspirado, ele recebe apenas mudanças pontuais nos freios, suspensão e diferencial.

Já o futuro GTI teria aperfeiçoamentos maiores na suspensão e na estrutura, priorizando a performance em detrimento do conforto e economia. As rodas seriam aro 16 com pneus 205/40, uma configuração mais esportiva que as rodas aro 15 com pneus 185/60 utilizados no Brasil, e haveria opção de carroceria com duas portas.

VW Up! GT | Crédito: Divulgação

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A intenção da VW aparentemente é oferecer um GTI mais acessível que Golf e Polo para brigar com as versões Abarth do Fiat 500. Em 2011, durante o Salão de Frankfurt, a marca já havia exibido o conceito Up! GT, cujas fotos ilustram esse post.

Motor estará no novo up! esportivo que chega em junho às lojas e também no cross up!; Além do três cilindros turbinado, marca apresenta o novo 6.0 W12 de 608 cv

foto-imagem-up-volksA Volkswagen está investindo em uma ampla renovação de seus motores, desde os de baixa cilindrada até os mais encoparpados. Uma das novidades da área de powertrain da alemã é o novo motor 1.0 três cilindros TSI. Com injeção direta e turbocompressor, o motorzinho tem o DNA do Polo WRC pode entregar até 272 cv e 37,32 kgfm de torque.

Segundo o Dr. Heinz-Jakob Neusser, Chefe Mundial de Desenvolvimento de Powertrain da marca, “esse é um bom exemplo de o quanto os motores de combustão potenciais ainda têm em si”. Embora na Europa a montadora não tenha detalhado os modelos que empregarão o propulsor, no Brasil já foi confirmado que ele estreia em junho, sob o capô de uma versão apimentada do up!. Infelizmente, para equipar o compacto sua calibração será bem mais mansa: segundo nossas apurações, o motor renderá algo entre 101 cv e 104 cv de potência e cerca de 17 kgfm, disponíveis antes dos 2 mil giros. Números mais modestos, mas que estão de bom tamanho para apimentar a condução de um compacto leve, de apenas 938 kg.

Por aqui, os modelos turbinados receberão o sobrenome TSI. Embora o configurador da marca aponte uma nova versão Speedup!. É porque a motorização não será restrita ao modelo esportivo. O aventureiro cross up! também será equipado com o motorzinho e terá lançamento na mesma época.

Novo 12 cilindros

Além do novo três cilindros turbinado, a Volkswagen também deu detalhes sobre um motor que deve ficar no outro extremo da gama. A nova geração do propulsor 6.0 W12 da marca promete ser o “12 cilindros mais econômico do segmento de carros de luxo e esportivos”, e será usado pela Volkswagen, Audi e Bentley.

A unidade será capaz de render até 608 cv de potência a 6.000 rpm e 91,7 kgfm de torque, a partir dos 1.500 giros. Para “beber” de forma contida e emitir menos de 250 g/km de CO2, o motor funcionará associado ao recurso start-stop e também de desativação de cilindros individuais. Além disso, ela emprega a tecnologias de injeção direta dos motores da Audi, injeção multiponto da Bentley a outros componentes e sistemas de otimização do processo usados nos motores da família TSI. Segundo a Volkswagen, dependendo do veículo, o conjunto tem capacidade de bater a meta dos 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos, e fazer a velocidade alcançar uma máxima de 300 km/h. É bem provável que esse motor equipe o novo SUV da Bentley.

UP! – Novo carro compacto da Volkswagen chegará em março – Preço entre R$ 26 e R$ 28 mil reais

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2014 será um ano movimentado para o segmento de compactos de entrada. Ao lado do novo Ford Ka, exibido ainda como conceito na última semana, também está programada a estreia do aguardado Volkswagen up!, de quem nós tanto temos falado há mais de um ano.

Enquanto a Ford ainda faz mistério sobre a data do debute do novo Ka, é certo que o up! começa a chegar às revendas no finalzinho de fevereiro e início de março. E o que esperar dessa novidade, que há pelo menos seis meses tem sido flagrada rodando com pouca camuflagem nas rodovias próximas a São Paulo e Minas Gerais?

Bom, ele vem substituir o defasado Gol G4 e assim se tornar o carro mais barato da Volkswagen no país. O pequeno feito sobre a plataforma NSF ( New Small Family) – base global que sevirá também a próxima geração do Gol – será equipado com o novo motor 1.0 três cilindros flex recém-lançado no Fox BlueMotion, bloco que gera bons 82 cv de potência e 10,4 kgfm de torque e tem tudo para garantir ao modelo execelentes níveis de consumo.

Além disso, o up! deverá chegar ao mercado nas configuração de duas e quatro portas, com preços a partir de R$ 26 mil e R$ 28 mil, respectivamente. Para completar, há grandes chances de ele ser oferecido com câmbio automatizado de cinco marchas da Volkswagen, um item inédito em um modelo com motor 1.0 e que poderá contribuir para alavancar as vendas do carrinho.

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Compacto Up! será lançado ano que vem

Volkswagen confirma lançamento de modelo para o mercado europeu

A Volkswagen confirma que irá lançar a versão de produção do compacto Up! em 2011. O carro deverá chegar às concessionárias da marca na Europa no final do próximo ano. Sua estréia oficial está marcada para o Salão de Frankfurt, que acontece em setembro. Caberá ao modelo substituir o compacto Lupo e o Fox nacional, que é importado do Brasil ao Velho Continente.

Nas fotos dessa página é possível notar um pouco do que será o compacto, por meio deste conceito E-Up!, uma versão elétricaBMW do carrinho, que vai ganhar variantes de quatro portas, um sedã e possivelmente uma minivan. A versão elétrica é esperada para 2013 e terá como grande rival o Megacity, popular elétrico que chegará ao mercado europeu também em meados de 2013.

Fonte: Revista AutoEsporte