Arquivo da tag: Sem motorista

A montadora norte-americana pretende colocar sua plataforma de entregas autônomas a serviço de empresas dos Estados Unidos

A Ford não quer ficar de fora da corrida pelo desenvolvimento de veículos autônomos. A montadora norte-americana já vinha apostando no ramo há um tempo, com investimentos e parcerias com startups de inteligência artificial e aumentando sua presença no Vale do Silício, a famosa região dos Estados Unidos que reúne empresas de tecnologia de ponta. Agora, a companhia colocou uma data para o lançamento de seu primeiro carro autônomo: os primeiros chegam em 2021, na forma de serviços de transportes para empresas. Contudo, o lançamento dos veículos estará restrito apenas aos EUA, pelo menos por enquanto.

De acordo com o comunicado divulgado pela empresa, a proposta da montadora é unir seus carros autônomos a empresas líderes de vendas on-line, como as americanas Domino’s Pizzas e Walmart. Isso significa que um cliente faria um pedido no site de um restaurante, por exemplo, e a encomenda chegaria em sua casa só com o carro, sem ser acompanhada de um entregador.

Com o serviço de entregas autônomas, as grandes companhias poderiam vender mais em horários de picos, em que às vezes faltam motoristas para levar os pedidos aos clientes. Mas, segundo a fabricante, a plataforma poderá beneficiar também pequenos negócios, que por vezes não têm recursos para montar sua própria frota de carros para realizar entregas.

“Para a Ford, os veículos autônomos são apenas o facilitador de um novo tipo de negócio que está sendo construído”, declarou Sherif Marakby, CEO da Ford Autonomous Vehicles, “Por isso, já estamos projetando, testando e operando o ecossistema de serviços que será necessário para o nosso futuro negócio de carros autônomos, criando os recursos para a sua expansão e a geração de um fluxo sustentável de receitas no futuro”, complementou.

Um dos maiores desafios é garantir que os veículos autônomos serão seguros e confiáveis. Outras iniciativas, como a da Apple e da Uber, já enfrentaram problemas em testes dos seus produtos, que estiveram envolvidos em acidentes. A Ford aproveitou para afirmar que está empregando sua experiência em produzir automóveis para criar carros autônomos duráveis, com alto rendimento – utilizando, para isso, tecnologia híbrida – e alto nível de segurança. “Os serviços autônomos, seja de passageiros ou de entrega de mercadorias, são totalmente novos, por isso precisamos projetar para o futuro em vez de apenas adaptar o que existe hoje”, disse Marakby.

Sem motorista – Google dá mais inteligência a carro que dirige sozinho

carro-do-googleOs carros do Google que dispensam motoristas já estão em testes há alguns anos nos EUA. Hoje, a companhia anuncia o aprimoramento da tecnologia com o objetivo de permitir aos veículos identificar mudanças repentinas no trânsito comunicadas pelo GPS.Segundo o Google, os veículos estão aptos a reconhecer objetos distintos e alertas sobre pedestres e ciclistas que estejam por perto. Desde 2012, quando a companhia obteve a permissão para colocar os carros nas ruas da Califórnia, já foram percorridos mais de 1.100 quilômetros.

Ainda não há previsão de lançamento dos automóveis autônomos.

Via: The Verge

Carro do Google – O carro Toyota Prius sem motorista recebe licença para andar nas ruas

Modelo liberado é o Toyota Prius, que deverá fazer sua primeira viagem em Las Vegas

Um carro que não precisa de motorista para ser guiado recebeu autorização do estado norte-americano de Nevada para ser utilizado nas ruas e estradas locais. O primeiro modelo a receber a licença é o Toyota Prius, cujo sistema de navegação foi aperfeiçoado pelo Google.

Segundo a BBC, para orientar a navegação, o veículo traz câmeras no teto, radares e um laser que o ajuda a “ver” pedestres, ciclistas e os demais carros na estrada. Os engenheiros do Google já testaram o carro nas ruas da Califórnia, inclusive na famosa ponte Golden Gate, em São Francisco.

Nestes testes, o carro esteve sob supervisão de um motorista profissional, que estava pronto para assumir o comando do veículo caso ocorresse qualquer problema. Segundo o engenheiro Sebastian Thrun, o carro percorreu 255 mil quilômetros nos testes. Apenas um incidente foi registrado: um outro automóvel, dirigido por uma pessoa real, bateu de leve no veículo próximo a um semáforo.

Para o diretor do Departamento de Veículos Motores do estado de Nevada, Bruce Breslow, os veículos em teste atualmente são os “carros do futuro”. Por enquanto, apenas o Google recebeu licença, mas no futuro o governo estadual pretende emitir licenças a motoristas do estado.

Uma nova legislação que trata do assunto – que entrou em vigor em março deste ano – afirma que o carro sem motorista precisa ser supervisionado obrigatoriamente por duas pessoas – uma delas seria um motorista para casos de emergência, e o outro monitoraria o computador de bordo. A Califórnia pretende seguir o mesmo caminho.

“A grande maioria dos acidentes ocorre por erro humano”, disse Alex Padilla, do Legislativo do Estado da Califórnia. “Com o uso de computadores, sensores e outros sistemas, um veículo autônomo é capaz de analisar o ambiente de direção mais rapidamente e operar o veículo com maior segurança”, afirmou.

A primeira viagem do automóvel deve acontecer em Las Vegas.