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Capaz de ir além dos 350 km/h, modelo de produção limitada já tem interessados no Brasil

foto-imagem-Mercedes-AMG

Mercedes-AMG aproveitou para apresentar o esperado Project One antes do Salão de Frankfurt, que abre à imprensa a partir de amanhã. Introduzido ainda como conceito, o modelo de mais de 1.000 cv parece estar pronto para a produção. A produção será limitada a 275 unidades e já há interessados no Brasil, embora a Mercedes não divulgue quantos. As vendas começarão no final do ano e o preço pode ficar próximo dos 2 milhões de euros, o equivalente a R$ 7,4 milhões.

“Nossa outra novidade é totalmente para o prazer de conduzir. Ele foi criado com espírito de competição. O que você pode ver aqui é o conceito real de um carro de competição feito para o público”, diz o CEO da Daimler Benz, Dieter Zetsche. O desenvolvimento envolveu pesos pesados como o piloto Lewis Hamilton. “Estou muito feliz por estar aqui, porque o que a Mercedes está fazendo é história e eu participei do desenvolvimento”, disse o tricampeão de Fórmula 1.

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Ao olhar para o AMG, fica até difícil não lembrar dos protótipos de endurance, aquelas corridas de longa duração. A cabine avançada abre espaço para o motor central-traseiro, enquanto os para-lamas dianteiros ressaltados têm grelhas de refrigeração automáticas. Visto por trás, o visual não é menos impactante: há uma enorme barbatana dorsal, que se soma ao aerofólio ajustável para dar muita estabilidade em altas velocidades. O extrator de ar faz parte de um conjunto que percorre toda a parte inferior do carro, ou seja, podemos esperar por um downforce monstruoso.

Não poderia ser por acaso: estamos falando de um esportivo com cinco motores, um convencional e quatro elétricos que geram em conjunto mais de 1.000 cv. Regido por uma caixa automatizada de oito marchas exclusiva do projeto, o V6 1.6 tem injeção direta e turbocompressor acionado eletricamente por um destes motores elétricos. Graças ao acionamento elétrico do turbo, as respostas em baixa são muito rápidas e comparáveis às de um V8 aspirado, segundo a Mercedes. O trem de força com quatro comandos de válvulas veio diretamente do monoposto de Fórmula 1 da Mercedes-AMG Petronas. As válvulas são operadas pneumaticamente em vez de usar molas, tudo para conseguir atingir facilmente as 11 mil rpm. É abaixo do que gira o motor de F1, contudo, a durabilidade foi levada em consideração, até porque o AMG de rua usará combustível normal. Ainda assim, segundo apuramos, o V6 precisará ser trocado a cada 50 mil km.

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O segundo motor elétrico está ligado ao virabrequim do V6. Ainda faltam dois motores e são eles que fazem boa parte da mágica: cada um é responsável por uma das rodas dianteiras e pode girar a 50 mil rpm – propulsores elétricos automotivos costumam ficar na faixa das 20 mil rotações por minuto. Eles geram energia equivalente a 193 cv e podem acelerar ou frear automaticamente cada roda para distribuir o torque. Além disso, são capazes de recuperar até 80% da energia cinética gerada nas frenagens e armazená-la nas baterias.

O Project One pode rodar apenas na eletricidade, puxado pelas rodas dianteiras e pelo motor elétrico ligado ao virabrequim para dar aquela força extra. Se você pisar mais, o V6 entra em funcionamento. Se você começar no modo mais brabo, Race, o Project One é capaz de ir de zero a 200 km/h em menos de seis segundos – uma LaFerrari faz o mesmo em sete segundos. A velocidade máxima ultrapassa os 350 km/h.

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Das pistas também veio o sistema de suspensão com arranjo multilink em ambos eixos e amortecedores pushrod na horizontal, um arranjo que previne rolagem de carroceria e está nos Fórmulas 1. As rodas feitas de alumínio forjado (fabricadas a partir de um bloco maciço do material) são aro 19 e usam pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 desenvolvidos especialmente para o Project One nas medidas 285/35 à frente e 335/30 atrás.

As portas de abertura vertical e soleiras larguíssimas completam a sensação de estar em um carro que poderia ter saído despercebidamente do circuito de La Sarthe durante uma prova das 24 Horas de Le Mans. O interior conta com bancos tipo concha para dois revestidos de microfibra para segurar o corpo dos ocupantes e até pedais ajustáveis, que se juntam ao volante regulável para deixar o piloto na melhor posição possível. A estrutura dos assentos é integrada ao monocoque de fibra de carbono, material que fica aparente em boa parte da cabine para dar esportividade.

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O volante de base retangular repleto de comandos também parece ter saído de Le Mans e conta com luzes para a mudança de marchas na parte superior. Há duas telas LCD de dez polegadas, uma à frente do motorista e outra voltada para ele para exibir as informações dos demais sistemas do carro. No console, apenas alguns comandos e recarregador por indução para o celular (colaborou Julio Cabral).

Esportivo Golf R 400 de 420 cv será lançado no Salão de Frankfurt

golf-r-400-1O Golf R 400 deve entrar em produção já a partir de 2015. Segundo a Car Magazine, o hatch terá características baseadas no conceito apresentado no último Salão de Pequim,, mas com alguns ajustes de aerodinâmica.

Dentre outras adaptações está a inclusão da tração integral e do limitador eletrônico de velocidade. Enquanto que o motor de quatro cilindros deve oferecer 420 cv e 45,89 mkgf de torque.

golf-r-400-2Com uma aparência esportiva, o Golf R 400 traz grade frontal “saltadas”, faróis de LED acompanhados de uma fina faixa amarela. A cor também é marcante no contorno dos bancos em fibra de carbono e couro Alcantara, no revestimento interno, no volante e nas pinças de freios.

A apresentação oficial do Golf R 400 está prevista para o Salão de Frankfurt, Alemanha, e o preço estimado é de 50 mil euros.

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Peugeot 308 ganha versão esportiva R concept

foto-imagem-308-RA Peugeot prepara uma versão esportiva do seu hatch 308. Mas ela será vista primeiro como protótipo no Salão de Frankfurt, que acontece em setembro. Trata-se do 308 R Concept, que já traz no visual muito do tempero extra que a marca francesa promete para a versão final.Nesta versão, o hatch aposta em alterações pontuais, mas que deixam claro sua vocação. A grade dianteira não segue o estilo tradicional da marca, e ficou mais reta e agressiva. As lanternas também não trazem lembranças do 308 regular, a não ser pelas luzes diurnas de LED. Os parachoques dianteiro e traseiro foram retrabalhados, ganhando um visual mais recortado e integrado – no caso do segundo, com dupla saída do sistema de escape.foto-imagem-308-R

 

O desenho das rodas de 19″ também é exclusivo. Na edição especial criada para a mostra alemã, o 308 R vem com pintura bicolor – vermelho na seção frontal e preto na traeira. O motor é o mesmo 1.6 turbo de quatro cilindros, mas com alterações para fazê-lo render 270 cavalos de potência. O câmbio é manual de seis velocidades, com tração dianteira.

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Camaro mostra novo modelo conversível no salão de Frankfurt

foto-imagem-Chevrolet-Camaro-ZL1-Conversivel-2013-01A General Motors comunicou hoje (21) que apresentará a versão reestilizada do Camaro conversível no Salão de Frankfurt, Alemanha, em setembro. Além das alterações na frente e na traseira, o modelo oferece uma nova cor do display do painel e o sistema multimídia MyLink, com tela touch screen.

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Tanto o conversível quanto o cupê – que também estará no salão – trazem sob o capô o motor V8 6.2 de 431 cavalos de potência com câmbio manual de seis marchas. Para chegar a 100 km/h, a versão sem capota leva 5,4 segundos e a coberta, 5,2.

Os dois Camaros começarão a ser vendidos no fim de 2013, na Europa. Os preços do cupê partem de US$ 53.500,00 (o equivalente a cerca de R$ 128 mil) e os do conversível, de US$ 60.300,00 (aproximadamente R$ 145 mil).

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Coupé será apresentado no Salão de Frankfurt com novas imagens do novo Monza Concept

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Dias depois de revelar o resgate do nome Monza para um novo carro-conceito de sua gama, a Opel mostrou a primeira imagem e um vídeo do novíssimo Monza Coupe Concept. O modelo fará sua estreia junto ao público no próximo Salão de Frankfurt, em setembro.

Em comunicado, a marca fez questão de associar a novidade ao antigo Monza. “O visual esportivo dos carros da Opel sempre esteve unido à funcionalidade. Nesse sentido, o Monza Coupe Concept presta homenagem ao Opel Monza Coupé, feito entre 1978 e 1986”.

A nota ainda menciona algumas características do carro-conceito, como perfil dinâmico de condução, itens funcionais para motoristas e passageiros, tecnologias inovadoras em termos de sistema de entretenimento e informação e conectividade, entre outras.

Fotos Flagra Chevrolet Sonic em testes

Veículo já é vendido em outros locais, como EUA e Europa.
Marca estuda comercializar o modelo no país a partir de 2012.

Passei pela Avenida Goiás em São Caetano do Sul, São Paulo, por volta das 16h do sábado (19), quando fotografrei este carro na frente da fábrica da GM.

Nota da redação: o Chevrolet Sonic é um carro global, já vendido em outros mercados, principalmente EUA e Europa. A versão hatch do carro, também chamado de Aveo, foi mostrada no Salão de Frankfurt, em setembro, quando o vice-presidente da General Motors do Brasil, Marcos Munhoz, confirmou ao G1 os planos da Chevrolet em vender no Brasil o modelo. No entanto, Munhoz ressaltou que a importação do Sonic para o país esbarra na alíquota de 35% sobre o preço do carro, o que pode inviabilizar sua comercialização.

De acordo com Munhoz, o Sonic, que é atualmente produzido na Coreia do Sul, não será fabricado no Brasil.

A versão sedã do modelo  foi lançada no Salão de Genebra, em março, e na ocasião o presidente mundial Dan Akerson afirmou pela primeira vez que o modelo viria para o Brasil.

Se o carro realmente chegar, ficará entre Agile e Cruze hatch, este último também programado para 2012.

Fonte: Autoesporte

Compacto Up! será lançado ano que vem

Volkswagen confirma lançamento de modelo para o mercado europeu

A Volkswagen confirma que irá lançar a versão de produção do compacto Up! em 2011. O carro deverá chegar às concessionárias da marca na Europa no final do próximo ano. Sua estréia oficial está marcada para o Salão de Frankfurt, que acontece em setembro. Caberá ao modelo substituir o compacto Lupo e o Fox nacional, que é importado do Brasil ao Velho Continente.

Nas fotos dessa página é possível notar um pouco do que será o compacto, por meio deste conceito E-Up!, uma versão elétricaBMW do carrinho, que vai ganhar variantes de quatro portas, um sedã e possivelmente uma minivan. A versão elétrica é esperada para 2013 e terá como grande rival o Megacity, popular elétrico que chegará ao mercado europeu também em meados de 2013.

Fonte: Revista AutoEsporte

Carro-conceito da Peugeot BB1 virá ao Brasil

Carrinho elétrico tem 2,5 metros, leva até 4 ocupantes e chega a 90 km/h.
Inspirado em moto, volante parece um guidão e não há pedais no assoalho.

O carro-conceito da Peugeot, BB1, apresentado no Salão de Frankfurt em 2009, virá para o  Brasil durante o Challenge Bibendum, evento promovido pela Michelin, que acontecerá entre os dias 30 de maio e 2 de junho.

O carrinho elétrico da Peugeot é uma nova proposta para a mobilidade urbana e com apenas 2,50 metros de comprimento, é capaz de acomodar até quatro pessoas.

Por dentro o carro de apenas 600 kg lembra o modo de condução de uma motocicleta, com posição de condução mais vertical, possível pela ausência do conjunto de pedais no piso e o volante em formato de guidão. Ele foi concebido em parceria com um departamento da montadora responsável por produtos ligados ao motociclismo.

A entrada dos passageiros é facilitada pela abertura invertida das portas. O interior do porta-malas se adapta para oferecer um volume de carga em acordo com a necessidade: 160 litros com quatro ocupantes a 855 litros com apenas uma pessoa a bordo.

Apesar de pequeno, o carro anda bem. De acordo com a montadora, o protótipo pode atingir a velocidade máxima de 90 km/h.

Fonte: G1

Audi confirma produção de mil unidades do e-tron

Lançamento do esportivo elétrico está previsto para 2012.
Modelo também deverá chegar ao mercado nacional.

A Audi confirmou a fabricação de mil unidades do esportivo elétrico e-tron, que foi apresentado em setembro deste ano no Salão de Frankfurt. O lançamento está previsto para 2012 e, segundo a Audi no Brasil, o modelo também estará disponível no mercado nacional.

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O carro 100% elétrico é equipado com quatro motores, uma para cada roda, que juntos geram de 313 cavalos, o que permite o carro acelere de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos, com velocidade máxima limitada a 200 km/h. Tudo isso com uma autonomia de 248 km.

As baterias de íon-litio estão localizadas no eixo traseiro, melhorando a
distribuição de peso (1.600 kg) e contribuindo para o desempenho do modelo. Com a bateria descarregada, o tempo de recarga é de seis e oito horas.

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A recarga pode ser feita sem cabos (wireless), por meio de uma estação de carga, instalada na garagem de casa ou nos edifícios, que é ativada automaticamente ao conectar o veículo em uma base, como a utilizada para recarga das escovas de dente elétricas.

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O design acompanha a potência do carro, com linhas agressivas, nova grade frontal e entradas de ar mais largas. Os faróis com LED`s, característicos da marca, também estão presentes no e-tron. O sistema de iluminação reconhece as condições climáticas e adapta a intensidade da luz , se faz chuva ou sol, por exemplo.

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Os assentos são inspirados em carros de corrida e o interior tem acabamento nas cores branco e conhaque.

Fonte: G1