Arquivo da tag: Prius

Carro elétrico – Toyota terá veículo no Brasil em 2013


A montadora japonesa Toyota anunciou nesta segunda-feira, durante a coletiva de imprensa no salão de São Paulo, a chegada do híbrido Prius em janeiro de 2013.

De acordo com fontes da montadora, o sedã “verde” deve custar R$ 119.900. Um concorrente no mesmo nicho seria o Ford Fusion Hybrid. O Prius já vendeu 2,8 milhões de unidades em todo o mundo desde o seu lançamento, em 1997.

Smart Toyota Center – Software que aponta melhor horário para carregar elétrico

Dispositivo mostra por meio da tela da TV e celulares o consumo doméstico.
Fabricante diz que uso do sistema reduz em até 75% o gasto de energia.

Um carro elétrico, conhecido como ‘verde’, não usa motor a combustão, mas precisa de eletricidade para recarregar as baterias. Essa eletricidade é proveniente, em grande parte, dos recursos naturais e por isso também é uma agressão ao meio ambiente.

Para tentar minimizar esse impasse, a Toyota desenvolveu um software, chamado Smart Toyota Center, que mostra às pessoas por meio de telas de TV e telefones celulares quanta eletricidade está sendo consumida pela família, pelo carro elétrico ou híbrido e quanta energia foi armazenada em casa.

O sistema permite que a família calcule, por exemplo, o uso da energia para eliminar desperdícios, desligando equipamentos quando eles não estão sendo utilizados e escolhendo o melhor horário para recarga dos veículos. De acordo com a fabricante, o dispositivo pode ajudar a obter uma economia de energia doméstica de até 75%.

A montadora japonesa planeja vender milhares de híbridos e aposta que sua tecnologia de monitoramento também vai pegar, afirmou o diretor de gestão da marca, Shigeki Tomoyama, durante a apresentação em um showroom Toyota, no Japão.

Tomoyama acredita que se os híbridos e veículos elétricos se tornarem comuns, as montadoras serão obrigadas a serem ambientalmente responsáveis, já que os veículos provavelmente serão responsáveis por um terço do consumo de energia.”Ligar a casa e o carro de forma eficiente vai reduzir os gases do aquecimento global”, disse ele a repórteres. “Isso vai se tornar o nosso dever social”.

A fabricante do híbrido Prius e dos modelos de luxo Lexus não divulgou o preço do sistema que chega ao mercado somente em 2012, mesmo ano que a empresa espera finalizar o plano de lançamento de seis novos modelos híbridos, já que aposta em um aumento da demanda de carros ecológicos em todo o mundo.

Outras empresas, incluindo a fabricante de automóveis Ford e General Electric, e o governo dos Estados Unidos, também estão trabalhando em redes inteligentes.

Fonte: AutoEsporte

Toyota diz que resolveu os problemas de aceleração involuntária

Fabricante incorporou novas tecnologias na linha e investiu em treinamento.
Marca japonesa afirma que casos de aceleração involuntária caíram 80%.

A Toyota anunciou nesta segunda-feira (4) que resolveu os problemas com mais de cinco milhões de veículos envolvidos nos três principais recalls da empresa este ano, incluindo unidades do Corolla no Brasil.

Em 1,8 milhão de unidades foram feitas correções no sistema de aceleração e em outros 3,1 milhão de veículos os tapetes passaram por reparos ou foram substituídos -caso do recall no Brasil. Além disso, 128 mil Prius e Lexus tiveram seu software de sistema antibloqueio de freio atualizado.

“A Toyota tem feito progressos significativos nos últimos meses para garantir que nossos clientes possam ter total confiança na qualidade, segurança e fiabilidade dos seus veículos”, afirmou o chefe de qualidade da Toyota na América do Norte, Steve Angelo.

Toyota diz que a partir de 2011, todos os seus veículos serão equipados com o sistema de freios Smart Stop e que abriu uma nova unidade norte-americana para treinar trabalhadores em como lidar com reclamações de clientes. A montadora afirma ainda que as novas medidas do controle de qualidade garantem que nenhum hardware defeituoso seja incorporado na linha da marca.

“Os esforços contínuos da Toyota para reforçar a qualidade do veículo e a segurança, e para responder rapidamente e completamente às preocupações de nossos clientes, são movidos por nossos valores fundamentais e sempre será uma parte fundamental de nossa empresa”, disse Angelo.

“Nosso objetivo é estabelecer novos padrões ainda mais elevados para garantir a qualidade e a receptividade do cliente continuando a colocar eles em primeiro lugar em tudo que fazemos.”
Como resultado de seus esforços, a Toyota afirma que as questões envolvendo aceleração involuntária caíram 80%.

Fonte: G1

Toyota comemora 10 anos de vendas do Prius nos Estados Unidos

Modelo foi o responsável pela ascensão da marca japonesa no país.
Cerca de 900 mil unidades já foram vendidas no mercado americano.

A Toyota comemora, nesta terça-feira (27), 10 anos de lançamento do híbrido Prius nos EUA. O carro foi responsável pela popularização da tecnologia híbrida – que utiliza motores elétrico e a combustão — e pela ascensão da marca japonesa nos Estados Unidos. Mais de 1,8 milhão de unidades foram vendidas em todo o mundo até hoje, com quase 900 mil somente no mercado americano.

“A Toyota reconhece na década de 1990 que o transporte sustentável seria um grande desafio nas próximas décadas”, diz o presidente e COO da Toyota Motor Sales, nos EUA, Jim Lentz. O carro chegou ao mercado japonês em 1997 e hoje é o mais vendido no país.

O modelo está previsto para ser vendido no mercado brasileiro, mas ainda passa por ajustes para a adaptação ao combustível vendido no país, que é misturada com álcool anidro. Justamente por causa do combustível, o Prius estreou antes, em novembro de 2009, na Argentina.

O Prius chegou à América do Norte em julho de 2000. Naquele ano, o sucesso do Salão de Detroit foi o Hummer H2, e os preços da gasolina nacional eram, em média, de US$ 1,50 por galão. Com o cenário desfavorável, as metas da Toyota para a venda do Prius foram de 12 mil unidades por ano.

As vendas do modelo só foram impulsionadas com o aumento dos custos com combustível. Hoje, o modelo tornou-se um veículo convencional. É o carro mais vendido na linha Toyota e um ícone para a empresa.

Gerações

Quando o Prius da primeira geração foi lançado em 2000, ele tinha 97 cavalos de potência combinado com o consumo de 17,4 km/l. Dez anos depois, o Prius tem 134 cavalos de potência e proporciona consumo de 21,2 km/l.

A próxima geração será a do Prius híbrido plug-in (PHV), já em fim de projeto. As vendas comerciais do modelo estão previstas para 2012. A evolução seguinte deverá ser o Prius Hybrid Synergy Drive.

Assim, o modelo fez história e outras fabricantes tiveram de correr atrás do atraso tecnológico. Hoje, existem quase 30 modelos híbridos de 12 marcas, fora os que ainda estão em desenvolvimento.

Fonte: G1