Arquivo da tag: Pneus sem ar

Novo projeto da bridgestone cria segunda geração de pneus sem ar

foto-imagem-bridgestoneA Bridgestone apresentou, na semana passada, durante o Paris Motor Show, sua segunda geração de pneus sem ar: a linha Air Free. Os pneus ainda são protótipos, contudo, prometem revolucionar o futuro automobilístico.

De acordo com a CNET, o pneu substitui a câmara de ar convencional com uma série de bandas de resina que absorvem o choque com o chão. Coloridas, as bandas se assemelham a grossos raios angulados. Já a parte exterior do Air Free é revestida com uma banda de rodagem que não move, feita com uma borracha sólida.

foto-imagem-bridgestone

De acordo com Olivier Monbet, líder do departamento técnico da Bridgestone na França e Benelux, a ideia não é só evitar pneus furados, mas também torná-los mais sustentáveis em relação aos atuais. “Cada parte deste pneu é reciclável”, afirmou à CNET.

Pneu sem ar – Fabricante de pneus Bridgestone cria tecnologia baseada no uso de resina termoplástica no lugar do ar – Material 100% reciclável

“Ecologicamente corretos”, pneus também garantem maior segurança

A fabricante de pneus Bridgestone apresentou em Tóquio, no Japão, seu mais recente projeto: pneus que não necessitam de ar em seu interior. Feitos com material 100% reciclável, os pneus utilizam uma mistura de resina termoplástica para funcionar. Esse material fica disposto em raios com curvaturas bem definidas, e, assim, os pneus tornam-se aptos a suportar a pressão elevada exercida pelo carro e por irregularidades da via.

Além de ser “ecologicamente correta’’, a novidade oferece mais segurança à condução, uma vez que impede qualquer tipo de furos, diminuindo o risco de acidentes (e eliminando o uso de estepes).

A conceito já havia sido apresentado pela Michelin, em 2007. Em nota, a Bridgestone informou que os pneus revelados anteriormente não podiam ser fabricados em massa e que intenção da empresa é colocar os novos pneus no mercado. Não há informações sobre quando a tecnologia estará disponível para os consumidores.