Arquivo da tag: minivan

Vendas de carros em época de COVID19 – Carro seminovo fica até 27% mais caro

 

A pandemia do novo coronavírus afetou toda a cadeia automotiva durante os últimos meses. A venda de carros, por exemplo, caiu 67,03% em abril, comparado a março.

No entanto, esta não foi a única mudança que atingiu o mercado de veículos. Veja o que aconteceu através dos estudo feito pela parceira KBB Brasil, consultoria especializada em precificação de carros, durante a crise da Covid-19.

De acordo com o levantamento, os veículos seminovos (com até dois anos de uso) estão se valorizando durante a quarentena.

Além disso, os zero-quilômetro, que embora tenham valores maiores no papel devido ao dólar estar quase R$ 6, na prática, com adição de todos os bônus e descontos, apresentam leve desvalorização.

A análise feita abrangeu a variação diária de preços no período de 14 de março a 30 de abril – ou seja, da última quinzena antes das medidas restritivas até o fim do primeiro mês de isolamento.

Foram coletadas informações de 22.440 versões de veículos zero-quilômetro e com até dois anos de uso, separados em dez categorias: Coupe, Furgão, Minibus, Hatchback, Minivan, Roadster, Sedan, SUV e Station Wagon.

Analisando o saldo total dos quatro segmentos mais emplacados do Brasil, pode-se observar uma tendência média de alta entre os modelos seminovos.

A categoria picapes registrou a maior variação frente as outras três, com 1,43% de alta no saldo total do período. O crescimento dos hatches, segmento que lidera o ranking de vendas nacional, foi o segundo maior com elevação de 0,76%.

Os SUVs registraram um crescimento mais tímido com 0,03% no final do período, enquanto o segmento de sedãs teve queda de 1,13% em seus valores. Ainda assim, na média, a precificação das categorias destes veículos indicou alta de 1,09%.

De acordo com a KBB Brasil, a “tendência de valorização pode ser explicada pelo possível movimento de consumidores que estavam preparados para adquirir carros 0 km, mas, com a crise, estão mais cautelosos com o orçamento. Logo, modelos seminovos, com maior apelo entre custo e benefício, tornam-se mais vantajosos”

Um dos exemplos de alta durante o período é o Ford Ka SE Plus 1.0 2018, que registrou um aumento de 10% em seu valor durante o último mês.

Além do modelo da Ford, o Chevrolet Onix Plus seminovo também registrou crescimento em seu valor durante o período, ficando impressionantes 27% mais caro na versão intermediária LTZ 1.0 Turbo com câmbio automático.

A KBB Brasil ainda afirma que os veículos com quatro anos ou mais de uso sofreram forte depreciação no período. Segundo eles, esses veículos “acabam sendo liquidados com maior depreciação para cumprir com obrigações de caixa.”

O destaque foi do segmento hatchback, que registrou crescimento de 5,39% no saldo total do período. A categoria picape veio logo em seguida, com valorização de 0,9%. Os SUVs registraram elevação mais contida, 0,09%, enquanto os sedãs, novamente, apresentaram queda de 1,13%.

O principal motivo para o aumento é o repasse da elevação de custos de produção durante a pandemia, segundo a KBB Brasil.

“Em relação aos modelos 0 km, a tendência é a de que os preços aumentem, pois grande parte da cadeia de fornecimento da indústria é cotada em dólar e a moeda americana está perto do patamar dos R$ 6. Observações preliminares já indicam forte acréscimo nos valores dos 0 km, já que será inevitável, neste momento, repassar a elevação dos custos de produção ao preço final”, analisou a KBB.

No entanto, pode-se observar também que três das quatro principais categorias vendidas no Brasil registraram desvalorização em seu valores especificamente no mês de abril.

De acordo com a KBB, tal desvalorização se deu nesse período porque “algumas montadoras e concessionárias conseguiram aplicar descontos em estoques adquiridos pré-crise, numa tentativa de manter as vendas aquecidas”.

Mazda5 é revelado antes do Salão de Genebra

Minivan traz novo motor 2.0 até 15% mais eficiente.
Lançamento na Europa será até o 2º trimeste de 2010.

A Mazda divulgou imagens e informações da nova geração do Mazda5. A minivan será apresentada oficialmente no Salão de Genebra, em março.

Um dos objetivos da marca nipônica com a nova geração foi reduzir o nível de emissões poluentes em 15% em relação à geração anterior.

Sob o capô, a novidade trará o novo motor 2.0 litros, que combina a tecnologia start-stop (que desliga o motor quando o veículo está parado) e injeção direta de última geração. O modelo também será oferecido na versão 1.8. Ambas terão câmbio de seis marchas.

“Nosso maior objetivo com o Mazda5 foi o de desenvolver um novo veículo que combine um desempenho ambiental superior com uma nova expressão em estilo de design”, afirma o gerente de programa da empresa, Hideki Matsuoka.

Para facilitar o embarque de até 7 ocupantes, as portas da minivan são na traseira e o interior permite várias configurações.

O modelo será lançado na Europa no segundo trimestre deste ano, de acordo com a fabricante.

Fonte: G1

Fotos Novo SpaceFox 2010

Confira as primeiras fotos da perua sem disfarces

Essas imagens que você está vendo são as primeiras fotos da nova SpaceFox totalmente sem disfarces. Como o carro está pronto, dá até para duvidar que a Volkswagen espere para lançá-la somente em maio ou junho. Ainda mais porque, com os novos Fox e CrossFox rodando por aí, a Space anterior parece ainda mais defasada.

Segundo uma fonte da fábrica, a demora só tem um motivo: como a Space é o único membro da família produzido somente na Argentina, vai ficar um pouco mais na fila por causa da Amarok, primeira picape média da VW. A prioridade absoluta na fábrica de General Pacheco é a picape, que chega às lojas brasileiras em março. Depois é que os argentinos cuidarão de produzir em larga escala a renovada SpaceFox.

As imagens mostram uma surpresa: as lanternas traseiras mudarão mais do que se supunha. Não será só uma alteração na distribuição de luzes, mas uma mudança que implica em novos cortes na tampa traseira e no para-choque. Elas ficaram mais amplas, com cortes mais retilíneos – abandonando totalmente o antigo padrão visual à la Passat. Lembram bastante as lanternas da minivan Dodge Journey. Sensores de ré serão um dos novos opcionais da perua. A placa de identificação continua no centro da tampa. Na dianteira e no interior, a Space seguirá as modificações do Fox.

Outra novidade que havíamos antecipado há alguns meses foi engavetada: o vidro traseiro basculante, como na Peugeot 207 SW. O projeto ficou caro, por conta dos amortecedores, e a VW julgou que já havia gasto muito com as mudanças provocadas pelas novas lanternas traseiras. A solução está pronta e pode até ser usada futuramente, mas não por enquanto.

Fonte: G1

Tata lança minivan do Nano

Magic Iris usa a mesma plataforma do subcompacto e leva até 5 pessoas.
Motor a diesel tem 11 cv e velocidade máxima é de 55 km/h.

Depois de desenvolver o carro mais barato do mundo, a Tata parece também querer o título de minivan mais em conta do mercado. O Magic Iris, apresentado no Salão do Automóvel de Nova Délhi, na Índia, lembra uma Kombi, mas como é feito na mesma plataforma do Nano, leva somente cinco passageiros.

O motor a diesel é de 611 cm³ e tem 11 cavalos de potência, o que permite que a minivan alcance, no máximo, 55 km/h. O tanque de combustível tem capacidade apenas para 10 litros.

A proposta é interessante para os consumidores de triciclos que são muito utilizados na Índia. O preço não foi divulgado, mas deve seguir a filosofia de “carro do povo” do Nano.

Fonte: G1

Fotos do carro Meriva – Visual completamente novo e portas tipo suicida são os grandes destaques

Além de estilo, portas do tipo suicida irão facilitar acesso à cabine do novo Meriva

O Salão de Genebra (Suíça) será palco de grandes lançamentos no mês de março, mas, aos poucos, as imagens dos carros aparecem na internet. Na manhã desta terça-feira (5), foi a vez da Vauxhall revelar as primeiras fotos do novo Meriva. A minivan teve o visual mudado por completo, ganhou portas traseiras com abertura ao contrário e nova motorização.

Desenho é muito parecido com o do conceito mostrado em 2008

Todo o visual segue o novo padrão da montadora, com linhas que lembram o sedã Insignia, marca registrada dessa nova fase visual da GM na Europa. Pouco mudou em relação ao conceito mostrado em 2008. Como o novo sistema de abertura das portas também contribuiu com o visual do carro e também com o acesso ao interior, que ainda não teve imagens divulgadas.

Seis opções de motor vão estar disponíveis, com potências que variam entre entre 75 cavalos e 140 cv. Segundo a Opel, os motores estão 15% mais econômicos, com emissão média de poluentes em 25 g/km.

Fonte Revista Auto Esporte