Arquivo da tag: incêndio

Recall Chevrolet Onix Plus – GM suspende vendas do carro por causa de incêndios

Fabricante admite pela primeira vez que casos de fogo já registrados no país têm a ver com falha no software de gerenciamento do motor

A GM decidiu suspender, a partir da noite da última terça-feira (5), as entregas do Chevrolet Onix Plus. A medida foi tomada depois que QUATRO RODAS divulgou, na segunda (4), o registro de dois casos de incêndio do sedã no país.

Em comunicado interno emitido a concessionários e obtido por nossa reportagem, a fabricante anunciou internamente a suspensão e admitiu pela primeira vez que o fogo pode ser provocado por uma falha no projeto.

Ainda, informou ter tomado a “iniciativa de anunciar um recall”. Confira o texto na íntegra:

O comunicado não especifica quais seriam as condições “muito específicas” de pressão, temperatura, umidade e composição do combustível, e também não estabeleceu um prazo para oficializar o recall.

mas o fato é que dois incêndios foram registrados em regiões do país com climas bem diferentes: um no pátio da fábrica de Gravataí (RS) e outro no Piauí.

QUATRO RODAS já contatou concessionárias do estado de São Paulo (SP). Algumas afirmam que ainda têm o carro normalmente para entrega, enquanto outras já confirmaram a suspensão.

Uma delas admitiu que a fabricante não apenas suspendeu a entrega de unidades já presentes em estoque, como também o abastecimento de novas unidades à rede.

Segundo um dos lojistas consultados, a fabricante está promovendo “uma atualização de software de gerenciamento do motor” nos exemplares já produzidos e ainda não entregues.

Com o comunicado, nossa reportagem pode afirmar que este é a quarta falha envolvendo o Onix Plus relatada aos concessionários.

Outras três já haviam sido divulgadas exclusivamente por QUATRO RODAS na terça-feira: uma na porca do aterramento, outra no chicote do painel de instrumentos e uma terceira relacionada a conflitos no número de série do motor.

Como funciona a manutenção dos fusíveis?

Apesar de serem importantes para evitar panes e curto-circuitos na parte elétrica do carro – que causam superaquecimento e até incêndio – os fusíveis só são lembrados pelo motorista quando queimam. Segundo o engenheiro mecânico Rubens Venosa, da Motormax, não existe nenhum tipo de pré-manutenção programada para essas peças, mas é preciso ter cuidados. Colocar uma lâmpada errada no farol do carro, por exemplo, pode danificar o item. “É importante que os fusíveis estejam colocados de acordo com o manual, com a amperagem certa, no lugar correto, caso contrário, não funcionam e podem queimar”, diz o engenheiro.

Venosa lembra também que o jogo de fusíveis, que contém de 10 a 30 unidades dependendo do carro, muitas vezes fica próximo ao motor, o que pode levar a oxidação por contato com água. Embora isso possa não causar problemas instantâneos, pode atrapalhar o funcionamento de equipamentos importantes do carro com o tempo.

Para saber se um fusível precisa ser trocado, basta conferir se há rompimento na parte metálica da peça. A localização e função de cada fusível pode ser encontrada no manual do proprietário do carro.

Fonte: AutoEsporte

Recall do Agile – Todas as Unidades

Mangueira de alimentação do combustível pode apresentar fissuras.
Em casos extremos, há risco de incêndio no compartimento do motor.

A GM/Chevrolet anunciou nesta sexta-feira (27) o recall de todas as unidades do Agile já produzidas. De acordo com a fabricante,  59.714 unidades do hatch, modelos 2010 e 2011, podem apresentar problemas na mangueira de alimentação do combustível e provocar incêndio.

Confira o chassis das unidades envolvidas:

Modelo 2010: de AR100003 a AR191692.
Modelo 2011: de BR100008 a BR143441.

Segundo a General Motors, fabricante do veículo, por causa de problemas no processo de produção, a mangueira pode apresentar fissuras na parte interna. De acordo com a montadora, há riscos de vazamento de combustível com possibilidade remota de incêndio no compartimento do motor.

A partir desta segunda-feira (30), os proprietários devem agendar uma visita a uma concessionária da marca Chevrolet para a substituição da mangueira. O atendimento terá início a partir de 13 de setembro.

Mais informações podem ser obtidas no telefone 0800 702 4200, ou pelo site da Chevrolet.

A Fundação Procon-SP alerta que, por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança, o atendimento deve ser de imediato. Feito o serviço, os consumidores devem guardar o comprovante, para ser repassado em caso de venda.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito poderão solicitar reparação por danos morais e patrimoniais eventualmente sofridos.

Informações ou reclamações podem ser feitas pelo telefone 151 ou pelo site instituição www.procon.sp.gov.br.

Fonte: G1

Fotos do carro Tata Nano pegando fogo na Índia

Não se trata do primeiro caso. Outros três já foram relatados

Mais um caso de incêndio envolvendo o carro mais barato do mundo, o Tata Nano, acaba de ser relatado pelo site indianautosblog.com. Trata-se do terceiro desde que o carro foi lançado, há quase um ano. Como das outras vezes, o fogo começou na parte de trás do carro, onde fica instalado o motor. Mas, nesse caso mais recente, aconteceu enquanto o carro estava sendo entregue ao proprietário, o agente Satish Sawant.

Um motoqueiro passava pelo veículo quando percebeu o incêndio e avisou o dono do carro, que se mostrou bastante surpreso com o incidente. “ Não tenho a menor ideia de como isso aconteceu. Apenas me avisaram que o veículo estava pegando fogo. O motor fica atrás e não tinha visto nada de anormal”, disse Sawant.

A fabricante indiana soube do problema e soltou uma nota oficial dizendo que todos os incêndios aconteceram com os carros parados e que deve ter acontecido por causa de um conector elétrico instalado próximo do volante. A Tata Motors já mudou o fornecedor dessa peça e começou a investigar outras possíveis causas do problema. Além disso, ofereceu devolver o dinheiro que recebeu do senhor Sawant pelo carro. Na Índia, o compacto é vendido pelo equivalente a R$ 5 mil.

Fonte Revista Auto Esporte