Arquivo da tag: idea

Flagra: conheça o novo Palio

Lançado em 1996, o principal carro da Fiat vai mudar por completo em 2011, com plataforma do novo Uno e design inspirado no Punto

A Fiat não se acomoda com a posição de liderança obtida há quase uma década. Mal o novo Uno chegou às ruas e a montadora já prepara o lançamento do Punto com os motores E-TorQ. Depois ainda tem o Idea reestilizado e, enfim, os últimos ajustes no Bravo, previsto para o começo de 2011. Para a engenharia, porém, esses carros são coisas do passado. Nesse departamento, as atenções estão voltadas para o projeto 326, que dará origem à nova família Palio. Tamanha dedicação faz sentido: trata-se do principal carro da Fiat no Brasil, o mais vendido da marca e o segundo mais emplacado do país. Desde 1996, quando a primeira geração foi lançada, mais de 2,5 milhões de unidades do Palio foram produzidas. Agora, o modelo se prepara para a maior mudança de sua história. Após três reestilizações, chegou a hora de um Palio totalmente novo.

Os primeiros protótipos começaram os testes de rodagem na segunda quinzena de maio, com a carroceria tão coberta que mais parecem caixotes. Foi um desses carros que flagramos nas cercanias da fábrica de Betim (MG), aos 45 minutos da etapa final de fechamento desta edição. Para agosto estão previstas as etapas de try-out (testes de ferramental) das peças de estamparia. Mas o que a Fiat tenta esconder a gente já revela nestas projeções: este é o novo Palio. Com base nas fotos do flagra, em imagens publicadas no jornal Estado de Minas e em peças do carro a que tivemos acesso, Autoesporte acionou sua rede de informantes para refinar o desenho. Quem já viu o modelo limpo garante que estamos muito próximos do resultado final. Duas dicas a gente tinha faz tempo. Um funcionário da Fiat falou demais, e acabou antecipando que o próximo
Volvo C30”. Aí está.

Fonte: AutoEsporte

Menos disfarçado, Idea mostra lanterna de led

Monovolume será o primeiro nacional a adotar tecnologia

Os flagras do novo Idea estão se tornando cada vez mais constantes próximo à fábrica da Fiat em Betim (MG). Tudo isso devido à proximidade com o lançamento do carro. Mas agora a grande novidade são as lanternas de led do modelo que foram reveladas pela primeira vez por meio das lentes de nosso colaborador Marlos Ney Vidal.

O monovolume será o primeiro carro nacional a adotar esta tecnologia presente em diversos modelos importados. A estreia do Idea renovado está marcada para o Salão do Automóvel, em São Paulo. As novas maçanetas também são reveladas por estas imagens, mais finas, são diferentes das utilizadas pela geração atual. A frente será toda nova, com faróis de linhas arredondadas e nova grade, inspirada nas do Punto Evo (disponível só na Europa) e do Bravo. Os para-choques também serão modificados, enquanto o motor 1.8 atual dará espaço ao novíssimo e-TorQ 1.6 16V.

Fonte: AutoEsporte

Flagra do Idea Camuflado

Monovolume roda em testes em MG e chega renovado no Salão do Automóvel

Pronta para lançar o Punto 2011, a Fiat corre agora com os ajustes finais de outro lançamento, o renovado Idea, um dos modelos que mais vai mudar em sua linha 2011. O monovolume deverá ser apresentado oficialmente ao público no Salão do Automóvel, em São Paulo e chegará com uma frente totalmente nova. Alem disso, será o primeiro carro nacional a trazer lanternas de led de fábrica.

Conforme mostra a projeção no rodapé da página, feita por João Kleber Amaral, o modelo irá ganhar nova grade, seguindo o padrão da Fiat, como no Punto e no Bravo. O para-choque ganhará novas linhas e frisos cromados, assim como na lateral do carro. O motor 1.8 da GM será substituído pelo novo e-TorQ 1.6 16V, que estreia antes no Punto.

Os flagras feitos pelo nosso colaborador Marlos Ney Vidal aconteceram na região de Betim (MG), onde está a fábrica da Fiat. Coberto por uma camuflagem mais leve, o carro começa a mostrar suas novas linhas, principalmente no farol, que será arredondado.

Fonte: AutoEsporte

Vazam dados dos novos motores Tritec da Fiat

Novos propulsores 1.6 e 1.8 equiparão quase toda linha de produtos da montadora

Não foi apenas o novo Uno que teve seus dados revelados neste final de semana. As informações dos novos motores Tritec da Fiat também foram parar na web e foram registradas pelo blog Pit Stop Brasil. A nova família de motores, feita pela FPT, estava sob sigilo absoluto, mas agora foi revelada por completo, com dados de potência e as principais novidades da família de propulsores.

Com um grande investimento em tecnologia, a linha Tritec traz como destaque sua otimização, que facilitará seu uso em diversas plataformas. O motor deverá equipar carros como o Punto, Linea, Idea e o novo Bravo, substituto do Stilo. Tanto o 1.6, como o 1.8 vem equipados com um único comando de válvuvas no cabeçote.

O primeiro rende 115 cv/117 a 5.500 rpm, com a potência máximo abastecido a álcool. O torque fica em 16,2 kgfm e 16,8 kgfm com álcool e gasolina, respectivamente. Ambos chegam a força máxima a 4.500 rpm. Já o 1.8 dispõe de 130 cv e 132 cv a 5.250 rpm. Por fim, o torque deste propulsor é de 18,7 kgfm a 4.500 rpm com o combustível derivado da cana de açucar, contra 17,8 kgm com o derivado do petróleo.

Fonte: AutoEsporte

Fotos Flagra do Novo Fiat Idea

Minivan ganha novo visual para o Salão do Automóvel

No calendário de lançamentos da Fiat desse ano está incluída a versão reestilizada da minivan Idea, que foi flagrada pelo espião Marlos Ney Vidal. Ainda camuflado, o carro aparece em fase final de testes. Pelas imagens fica claro que as principais mudanças ficarão na frente, que ganhará novos faróis e grade redesenhada, além de novos detalhes no capô e para-choque.

O novo Idea, que será exibido no Salão do Automóvel, passará por uma cirurgia a fim de levantar seu estilo e suas vendas. Em resumo: a Fiat vai trocar para-choque dianteiro, grade, farol e lanterna, além de dar um banho de cromados. O hatch médio Bravo foi a inspiração dos projetistas. O farol vai ser espichado para a lateral, enquanto a grade ficará mais fina. A área para os faróis de neblina será ampliada, assim como o retrovisor externo. Atrás, a lanterna exibirá novo posicionamento das luzes.

Conhecido nos corredores da fábrica como projeto 351(ng), o Idea será feito sobre a plataforma 178 e manterá as dimensões e a opção de versão Adventure. Outra novidade esperada é a troca do motor 1.8 da GM pelo 1.6 16V da Tritec nos modelos mais caros — o ELX deverá manter o 1.4, mas com 85/86 cv como no Punto. No final de 2014 a Fiat planeja fazer outra pequena mudança no visual do Idea.

Fonte: AutoEsporte

Inmetro ranking de consumo de veículos 2010

Dos 35 modelos avaliados, apenas sete foram nota máxima do Inmetro.
Fiat Uno Mille Economy lidera a lista com a média de 8,8 km/l de álcool.

inmetro-ranking-de-consumo-de-combustivel-foto-imagem

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) divulgou o ranking 2010 que indica o consumo de combustível e eficiência energética de veículos, assim como já é feito com geladeiras e fogões.

A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, um selo com o carimbo do Inmetro, mostra informações sobre o desempenho do automóvel em relação ao gasto médio na cidade e na estrada (em km/l ou km/m3, no caso dos motores a gás natural) e classifica o modelo de acordo com seu nível de consumo.

Para a certificação, o Inmetro dividiu os modelos em 8 categorias: subcompacto, compacto, médio, grande, esportivo, fora-de-estrada, comercial leve e comercial derivado de carro de passeio.

A avaliação atribui nota de A a E, do menor para o maior consumo, respectivamente. Ou seja, A é o veículo mais econômico e E o mais ‘gastão’. Ao todo, foram testadas seis marcas, 35 modelos e 67 versões diferentes.

Em nota, o Inmetro informou que  a adesão dos fabricantes e importadores de automóveis ao programa é voluntária e renovável a cada ano. Para participar,a montadora deve informar os valores de consumo energético de, no mínimo, 50% de todos os seus modelos previstos para comercialização. Uma fábrica pode participar um ano com determinados modelos e não renovar a inscrição para o ano seguinte, por exemplo.

Os carros flex com nota máxima no ranking são o Fiat Mille Fire Economy 1.0, com 8,8 km/l de álcool (no ciclo urbano), o Honda Fit 1.4 manual com 7,6 km/l, Volkswagen Gol 1.0 e Polo BlueMotion, ambos com 7,4 km/l, e o Honda Civic 1.8 manual com 7,2 km/l. Já os modelos a gasolina mais bem posicionados são o Kia Picanto com a média de 12,4 km/l de gasolina e o Cerato, com 10,1 km/l.

Apesar de ter o veículo mais econômico do ranking, a Fiat é, entre as marcas avaliadas, a que possui o maior número de veículos entre os piores colocados. Palio (1.0 e 1.4), Idea (1.4 e 1.8), Siena (1.4 e 1.8), Stilo (1.8) e 500 ganharam nota E do Inmetro.

A Kia, que teve destaque com o Picanto e Cerato, recebeu nota mínima com o Carens. A Volkswagen também aparece entre os mais poluentes com o Jetta e o Passat.

De acordo com o Inmetro, estes valores são uma referência obtida com testes feitos em laboratórios, em condições comuns de uso, com ar condicionado e direção hidráulica ou elétrica.

Durante os testes, os carros ficam sobre uma espécie de esteira, na qual são simuladas diferentes condições de tráfego. Desta forma, os computadores registram os gastos de combustível. No entanto, o instituto alerta que o consumo percebido pelo motorista poderá variar para mais ou para menos, dependendo da forma como o motorista conduz o veículo.

Fonte: G1