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Carro elétrico – Toyota terá veículo no Brasil em 2013


A montadora japonesa Toyota anunciou nesta segunda-feira, durante a coletiva de imprensa no salão de São Paulo, a chegada do híbrido Prius em janeiro de 2013.

De acordo com fontes da montadora, o sedã “verde” deve custar R$ 119.900. Um concorrente no mesmo nicho seria o Ford Fusion Hybrid. O Prius já vendeu 2,8 milhões de unidades em todo o mundo desde o seu lançamento, em 1997.

Smart Toyota Center – Software que aponta melhor horário para carregar elétrico

Dispositivo mostra por meio da tela da TV e celulares o consumo doméstico.
Fabricante diz que uso do sistema reduz em até 75% o gasto de energia.

Um carro elétrico, conhecido como ‘verde’, não usa motor a combustão, mas precisa de eletricidade para recarregar as baterias. Essa eletricidade é proveniente, em grande parte, dos recursos naturais e por isso também é uma agressão ao meio ambiente.

Para tentar minimizar esse impasse, a Toyota desenvolveu um software, chamado Smart Toyota Center, que mostra às pessoas por meio de telas de TV e telefones celulares quanta eletricidade está sendo consumida pela família, pelo carro elétrico ou híbrido e quanta energia foi armazenada em casa.

O sistema permite que a família calcule, por exemplo, o uso da energia para eliminar desperdícios, desligando equipamentos quando eles não estão sendo utilizados e escolhendo o melhor horário para recarga dos veículos. De acordo com a fabricante, o dispositivo pode ajudar a obter uma economia de energia doméstica de até 75%.

A montadora japonesa planeja vender milhares de híbridos e aposta que sua tecnologia de monitoramento também vai pegar, afirmou o diretor de gestão da marca, Shigeki Tomoyama, durante a apresentação em um showroom Toyota, no Japão.

Tomoyama acredita que se os híbridos e veículos elétricos se tornarem comuns, as montadoras serão obrigadas a serem ambientalmente responsáveis, já que os veículos provavelmente serão responsáveis por um terço do consumo de energia.”Ligar a casa e o carro de forma eficiente vai reduzir os gases do aquecimento global”, disse ele a repórteres. “Isso vai se tornar o nosso dever social”.

A fabricante do híbrido Prius e dos modelos de luxo Lexus não divulgou o preço do sistema que chega ao mercado somente em 2012, mesmo ano que a empresa espera finalizar o plano de lançamento de seis novos modelos híbridos, já que aposta em um aumento da demanda de carros ecológicos em todo o mundo.

Outras empresas, incluindo a fabricante de automóveis Ford e General Electric, e o governo dos Estados Unidos, também estão trabalhando em redes inteligentes.

Fonte: AutoEsporte

Toyota comemora 10 anos de vendas do Prius nos Estados Unidos

Modelo foi o responsável pela ascensão da marca japonesa no país.
Cerca de 900 mil unidades já foram vendidas no mercado americano.

A Toyota comemora, nesta terça-feira (27), 10 anos de lançamento do híbrido Prius nos EUA. O carro foi responsável pela popularização da tecnologia híbrida – que utiliza motores elétrico e a combustão — e pela ascensão da marca japonesa nos Estados Unidos. Mais de 1,8 milhão de unidades foram vendidas em todo o mundo até hoje, com quase 900 mil somente no mercado americano.

“A Toyota reconhece na década de 1990 que o transporte sustentável seria um grande desafio nas próximas décadas”, diz o presidente e COO da Toyota Motor Sales, nos EUA, Jim Lentz. O carro chegou ao mercado japonês em 1997 e hoje é o mais vendido no país.

O modelo está previsto para ser vendido no mercado brasileiro, mas ainda passa por ajustes para a adaptação ao combustível vendido no país, que é misturada com álcool anidro. Justamente por causa do combustível, o Prius estreou antes, em novembro de 2009, na Argentina.

O Prius chegou à América do Norte em julho de 2000. Naquele ano, o sucesso do Salão de Detroit foi o Hummer H2, e os preços da gasolina nacional eram, em média, de US$ 1,50 por galão. Com o cenário desfavorável, as metas da Toyota para a venda do Prius foram de 12 mil unidades por ano.

As vendas do modelo só foram impulsionadas com o aumento dos custos com combustível. Hoje, o modelo tornou-se um veículo convencional. É o carro mais vendido na linha Toyota e um ícone para a empresa.

Gerações

Quando o Prius da primeira geração foi lançado em 2000, ele tinha 97 cavalos de potência combinado com o consumo de 17,4 km/l. Dez anos depois, o Prius tem 134 cavalos de potência e proporciona consumo de 21,2 km/l.

A próxima geração será a do Prius híbrido plug-in (PHV), já em fim de projeto. As vendas comerciais do modelo estão previstas para 2012. A evolução seguinte deverá ser o Prius Hybrid Synergy Drive.

Assim, o modelo fez história e outras fabricantes tiveram de correr atrás do atraso tecnológico. Hoje, existem quase 30 modelos híbridos de 12 marcas, fora os que ainda estão em desenvolvimento.

Fonte: G1

Honda e Volkswagen investem na corrida pelos carros elétricos

Japonesa planeja lançar um modelo elétrico e um híbrido plug-in em 2012. Já a alemã anunciou os modelos E-Up, o E-Golf e o E-Jetta para 2013.

O mercado elétrico de veículos deverá ganhar novos fortes concorrentes nos próximos anos. Dois anúncios feitos nesta semana confirmam, mais uma vez, que a tecnologia é a grande aposta das fabricantes de veículos em médio prazo. A Honda planeja lançar um modelo elétrico e um híbrido plug-in nos EUA e Japão em 2012. Já a Volkswagen aposta no lançamento dos modelos E-Up, o E-Golf e o E-Jetta em 2013.

A japonesa Honda também renovará seus motores e transmissões para alternativas com maior eficiência de combustível. Em entrevista à imprensa no Japão, nesta terça-feira (20), o CEO da Honda, Takanobu Ito, afirmou que para 2012 está previsto para o mercado europeu a chegada de um pequeno motor a diesel.

No caso da Volkswagen, as apostas estão concentradas nas tecnologias híbrida e elétrica. Também durante uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, o CEO da Volkswagen, Martin Winterkorn, anunciou o lançamento do modelo Jetta e sua versão híbrida nos Estados Unidos. Além disso, Winterkorn ressaltou que a fabricante alemã pretende que, até 2018, 3% das suas vendas globais sejam de modelos elétricos.

Fonte: GazetaWeb