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Fim da linha para os carros da Volkswagen: Gol, Up, Fox, Voyage e Saveiro – Ausência de equipamentos de segurança é o motivo

Encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos são itens tão comuns que muitos até desconhecem a existência de modelos que não possuem o equipamento em todas as posições. Mas esses carros existem, e têm data para acabar: 28 de janeiro de 2020.

É nesse dia que serão completados cinco anos da publicação da portaria 518/2015 do Contran. Ela obriga que a maioria dos veículos vendidos no Brasil tenham encosto de cabeça e cinto de três pontos retrátil para todos os ocupantes, além de ao menos um assento com pontos de fixação para cadeirinhas do tipo Isofix e Latch.

FIXAÇÃO ISOFIX/LATCH GARANTE A ANCORAGEM CORRETA DA CADEIRINHA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

As exceções ficam para modelos do tipo 2+2 (como o Civic Si e Porsche 911), conversíveis e modelos com só uma fileira de bancos, como picapes e vans comerciais.

Quase todas as marcas generalistas terão que atualizar ao menos um modelo, mas a mais afetada é a Volkswagen: Up!, Gol, Voyage, Saveiro e Fox não se enquadram em um ou mais quesitos da legislação.

FIXAÇÃO ISOFIX/LATCH GARANTE A ANCORAGEM CORRETA DA CADEIRINHA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Faltam a Up!, Gol e Voyage o cinto de segurança de três pontos, enquanto no Fox não há encosto de cabeça central. Do quarteto, só o Up! já tem Isofix/Latch nos bancos traseiros.

A Volkswagen do Brasil não respondeu ainda se os modelos serão adaptados ou irão sair de linha.

FIXAÇÃO ISOFIX/LATCH GARANTE A ANCORAGEM CORRETA DA CADEIRINHA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Do ponto de vista técnico a adição de cinto e encosto não é tão complexa. Isso porque a Saveiro cabine dupla já tem os itens para todos os ocupantes, e a migração dos equipamentos para Gol e Voyage, que derivam do mesmo projeto, seria mais fácil.

O grande problema é a colocação do Isofix/Latch. Esses pontos de ancoragem são responsáveis por manter a cadeirinha estável em acidentes, e por isso são realizadas soldagens diretamente ao monobloco do carro.

O UP! NACIONAL TEM ISOFIX E ENCOSTO CENTRAL, MAS FALTA O CINTO DE TRÊS PONTOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Por conta disso, e também pela exigência legal, essas mudanças requerem novos ensaios de crash-test. E isso não é barato: cada batida custa R$ 400 mil para a Volkswagen.

O Up! tem o mesmo problema, mas há uma solução menos cara — e ousada — que a marca poderia tomar. Bastaria à Volkswagen homologar o compacto como um veículo de quatro lugares, como já ocorre na Europa.

NA EUROPA O UP! SÓ LEVA DUAS PESSOAS NO BANCO TRASEIRO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Mas isso, além de gerar novos custos, poderia sacrificar as vendas do Up!. A decisão de preparar o carro para cinco pessoas na América do Sul, inclusive, foi para ampliar o mercado do modelo, evitando repetir o que houve com a primeira geração do Ford Ka, que só podia levar quatro pessoas.

A lógica garante a sobrevida do quarteto, mas é possível que o Fox não sobreviva à mudança na legislação. Com projeto antigo e sem ter uma nova geração no horizonte, o hatch que já vinha perdendo versões pode sair de linha na virada do ano.

Copia dos irmãos

AS VERSÕES MAIS CARAS DO UNO JÁ OFERECEM ENCOSTO CENTRAL E CINTO DE TRÊS PONTOS PARA TODOS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Modelos de outras marcas também precisarão se adequar. Entre os afetados estão Fiat Mobi, Uno e Doblò, Citroën C3 e Aircross, Renault Duster, Oroch e Kwid e Nissan March e Versa.

A diferença é que a maioria deles já ofereceu os itens obrigatórios em mercados mais exigentes, sobretudo a Europa. Assim, basta às fabricantes adotar os equipamentos e apresentar os ensaios de segurança que já haviam sido feitos nas versões europeias — desde que a estrutura de ambos seja igual.

COLOCAR ISOFIX NO MOBI NÃO SERÁ DIFÍCIL: A VERSÃO PARA A ARGENTINA JÁ VEM COM ELE DESDE O LANÇAMENTO 

O caso do Uno é ainda mais simples: ele já tem os equipamentos, mas como opcionais. O que muda é que agora passam a ser de série.

A Renault deve adotar uma postura mais drástica com o Duster. Sem cinto de três pontos e Isofix, o SUV pode simplesmente deixar de ser produzido na virada do ano.

Menos radical seria adotar o banco da Oroch — que também não tem Isofix —, mas às vésperas de mudar de geração, é mais fácil aguardar a estreia do novo Duster. A picape também será reestilizada, mas deve ganhar os pontos de fixação antes disso.

Por fim, é certo que o recém-lançado Kwid também será atualizado, e a mudança irá ocorrer antes mesmo de sua primeira reestilização, prevista para 2021.

VW Saveiro e Fox com problemas em consumo

Já imaginou descobrir que o nível do óleo do seu automóvel baixa constantemente depois de rodar 2.000 km ou menos?

Esse é o drama vivido por proprietários de modelos da Volkswagem com o motor MSI 1.6 16V, lançado em agosto de 2015 e que equipa Gol, Fox, Saveiro e o novo Polo.

Entre os motores “beberrões” está o Fox Highline 2016 do empresário Thiago Resende, do Rio de Janeiro (RJ). “O óleo do meu carro vive sumindo e a concessionária diz que é normal.

Faço as revisões, rodo menos de 2.500 km e o nível já está abaixo do mínimo”, conta Thiago.

“A autorizada agora recomendou verificar o óleo a cada abastecimento. Tive vários carros e isso nunca aconteceu comigo.”

O caso é tão conhecido que a própria Volks emitiu para sua rede um boletim chamado Informação Técnica do Produto, número 2026880/4, em 31 de março de 2017.

O documento diz que o consumo excessivo de lubrificante pode ocorrer por montagem incorreta ou desgaste prematuro dos anéis ou de outro componente interno do motor ou mesmo por falha nos vedadores das hastes das válvulas.

Não é raro que o problema acabe afetando a durabilidade de peças do motor, como ocorreu com o empresário Wanderley de Oliveira Reis, de Guarulhos (SP).

“Com dois meses de uso e menos de 4.000 km rodados, o o motor estava ‘grilando’. Por isso a autorizada trocou biela, pistão, juntas e outras partes”, diz Wanderley, que tem uma Saveiro Cross 2014.

Em casos extremos, a avaria pode obrigar a substituição do motor e, por consequência, dor de cabeça com a documentação.

“Após reclamar várias vezes, agora terei de trocar o motor, que tem só 8.000 km de uso. A concessionária ofereceu a troca e a extensão da garantia, mas como fica meu prejuízo na hora da revenda? O prontuário do veículo ficará com essa mudança de motor registrada”, preocupa-se Renato Guerino de Souza, de São Paulo (SP), dono de um Fox 2015.

Consultada, a Volkswagen do Brasil não se manifestou sobre o caso até o fechamento desta edição.

O POVO RECLAMA

“Existem diversos relatos na internet sobre esse problema. Fiz várias indagações à concessionária, que não resolveu nada. Ela sempre diz que está aguardando uma resposta da fábrica, que já sabe desses casos.” José Nelson de Lima, técnico em ar-condicionado, Jaboatão dos Guararapes (PE), dono de um Fox Highline 2015

“Meu carro com menos de 4.000 km rodados estava com o motor ‘grilando’. Agora preciso trocar algumas peças. Até hoje, só tive decepções.” Wanderley de Oliveira Reis, empresário, Guarulhos (SP), dono de uma Saveiro Cross 2014

Entenda como a velocidade afeta seu bolso. Reduzir o tempo de viagem em 33% pode significar um aumento de 103% no gasto com combusível

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Este é um teste tão diferente quanto os quatro carros convocados para protagonizá-lo: Fox 1.0 três-cilindros (82 cv), Grand Siena 1.6 (117 cv), Fusion 2.0 turbo (240 cv) e Azera 3.0 V6 (250 cv). A ideia da reunião: descobrir o quanto o aumento da velocidade de cruzeiro influencia na elevação do consumo e, consequentemente, dos gastos com combustível.

Numa viagem simulada de 200 km, o teste analisou o consumo médio em três velocidades constantes (80, 100 e 120 km/h). A partir dos resultados criamos tabelas cujos indicativos podem fazer com que você repita o teste com seu carro e reveja o ritmo de suas próximas viagens.

Antes de iniciar o teste, abastecemos os carros no mesmo posto: etanol para os flexíveis Fox e Grand Siena e gasolina para Azera e Fusion. Em seguida, os pneus foram calibrados com a pressão recomendada pela fábrica. As medições foram realizadas no mesmo padrão dos testes da QUATRO RODAS: ar-condicionado e demais equipamentos desligados, vidros fechados e apenas o piloto a bordo.

Os números apresentados abaixo refletem a média de duas passagens em cada velocidade. Para percorrer os 200 km, claro, o tempo gasto é o mesmo independentemente do carro: 2h30 minutos a 80 km/h; 2 horas a 100 km/h; e 1h40 minutos a 120 km/h. Para as tabelas abaixo, consideramos o preço médio da gasolina (R$ 3,40) e do etanol (R$ 2,25) na cidade de São Paulo durante o mês de agosto de 2016.

A maior diferença no bolso foi a encontrada no Fusion 2.0. A 80 km/h, foram consumidos 8,26 litros de gasolina, o equivalente a R$ 31,48. Se a velocidade for aumentada para 120 km/h, a conta sobe para R$ 67,34. O gasto adicional de R$ 35,84, porém, traz como vantagem uma redução de 50 minutos no tempo de uma viagem de 200 km.

Por outro lado, além da economia em reais, outra vantagem de aliviar a pressão sobre o acelerador está no aumento da autonomia. Se a 120 km/h a distância até o seu destino for maior que a nossa viagem imaginária e exigir uma parada para encher o tanque (algo que raramente consome menos que 15 minutos), talvez seja mais vantajoso reduzir a velocidade para 100 km/h (aumentando o tempo de viagem em 10 minutos a cada 100 km) e passar direto pelo posto.

Com 48 litros de capacidade, o tanque do Grand Siena, por exemplo, garante autonomia de 422 km a 120 km/h, mas sobe para 619 km a 100 km/h.

Volkswagen Fox 1.0 três cilindros

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FOX 1.0 TRÊS CILINDROS – 200 KM – ETANOL
Velocidade 80 km/h 100 km/h 120 km/h
Tempo 150 minutos 120 minutos 100 minutos
Custo R$ 21,33 R$ 28,84 R$ 43,26
Consumo total 9,48 litros 12,82 litros 19,23 litros
Consumo médio 21,1 km/l 15,6 km/l 10,4 km/l
RPM 2.450 3.200 3.800

Fiat Grand Siena 1.6 16V

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GRAND SIENA 1.6 – 200 KM – ETANOL
Velocidade 80 km/h 100 km/h 120 km/h
Tempo 150 minutos 120 minutos 100 minutos
Custo R$ 30,82 R$ 34,87 R$ 51,14
Consumo total 13,7 litros 15,5 litros 22,73 litros
Consumo médio 14,6 km/l 12,9 km/l 8,8 km/l
RPM 2.100 2.600 3.200

Ford Fusion 2.0 EcoBoost

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FUSION 2.0 TURBO – 200 KM – GASOLINA
Velocidade 80 km/h 100 km/h 120 km/h
Tempo 150 minutos 120 minutos 100 minutos
Custo R$ 31,48 R$ 44,16 R$ 67,32
Consumo total 9,26 litros 12,99 litros 19,8 litros
Consumo médio 21,6 km/l 15,4 km/l 10,1 km/l
RPM 1.500 2.000 2.400

Hyundai Azera 3.0 V6

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AZERA 3.0 V6 – 200 KM – GASOLINA
Velocidade 80 km/h 100 km/h 120 km/h
Tempo 150 minutos 120 minutos 100 minutos
Custo R$ 41,20 R$ 51,13 R$ 64,77
Consumo total 12,12 litros 15,04 litros 19,05 litros
Consumo médio 16,5 km/l 13,3 km/l 10,5 km/l
RPM 1.450 1.750 2.150

Volkswagen mostra Novo Fox reestilixado

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Setembro será o mês das reestilizações entre os compactos. Junto com o novo Uno, o Volkswagen Fox chegará ao mercado nessa época. O modelo que está desde 2003 no mercado passará por outra reforma. Sem dúvida, não tão extensa quanto o último facelift de 2009, quando ele ganhou a imagem atual. O grande tapa será na traseira, cujas lanternas se estendem lateralmente até o limite da região onde ficará o estepe no CrossFox. A reforma deu a ele um jeito de Golf 7 espichado para cima. O hatch médio serviu ainda de influência para o retoque dos faróis e para-choque dianteiro, cuja entrada de ar central foi mantida, ladeada por faróis de neblinas parecidos.

Além disso, o Fox retocado terá novo motor EA211 1.6 16V com 120 cv, associado a um inédito câmbio de seis marchas. É basicamente o mesmo MQ200 e servirá também ao Golf 1.6 16V nacional, conforme antecipado por Autoesporte. Tal como a Saveiro Cross equipada com essa motorização, o Fox terá opção de controles eletrônicos de estabilidade e de tração. Por dentro, outra vez o Golf serve de musa para os retoques no console e para o novo volante multifuncional.

foto-imagem-novo-foxO modelo renovado pode até mirar no Golf como inspiração, mas só será capaz de calçar os seus sapatos a partir de 2016, quando chega a segunda geração construída sobre a mesma plataforma MQB do médio. Chegará depois do Golf nacional. O novo Fox está sendo projetado a pleno vapor em conjunto com a China e também dará origem a um sedã médio a ser produzido no Brasil. Além do três volumes, a arquitetura também vai gerar um SUV inédito abaixo do Tiguan, revelado por Autoesporte.

Top 10 – O ranking dos carros mais vendidos em 2013

1º VOLKSWAGEN GOL: 253.915 UNIDADES

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2º FIAT UNO: 183.877 UNIDADES

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3º FIAT PALIO: 176.392 UNIDADES

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4º FORD FIESTA E NEW FIESTA: 136.131 UNIDADES

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5º VOLKSWAGEN FOX E CROSSFOX: 129.120 UNIDADES

 

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6º FIAT GRAND SIENA E SIENA: 129.120 UNIDADES

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7º FIAT STRADA: 122.496 UNIDADES

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8º CHEVROLET ONIX: 121.929 UNIDADES

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9º HYUNDAI HB20: 121.868 UNIDADES

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10º RENAULT SANDERO:102.046 UNIDADES

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Lista de carros mais vendido em agosto de 2011 no Brasil

VW Gol foi o carro mais emplacado no mês.

Compacto Up! será lançado ano que vem

Volkswagen confirma lançamento de modelo para o mercado europeu

A Volkswagen confirma que irá lançar a versão de produção do compacto Up! em 2011. O carro deverá chegar às concessionárias da marca na Europa no final do próximo ano. Sua estréia oficial está marcada para o Salão de Frankfurt, que acontece em setembro. Caberá ao modelo substituir o compacto Lupo e o Fox nacional, que é importado do Brasil ao Velho Continente.

Nas fotos dessa página é possível notar um pouco do que será o compacto, por meio deste conceito E-Up!, uma versão elétricaBMW do carrinho, que vai ganhar variantes de quatro portas, um sedã e possivelmente uma minivan. A versão elétrica é esperada para 2013 e terá como grande rival o Megacity, popular elétrico que chegará ao mercado europeu também em meados de 2013.

Fonte: Revista AutoEsporte

Nissan March é flagrado em São Paulo

Hatch será vendido em 2011 e vai estar no Salão do Automóvel, em outubro

Nunca o pequeno Nissan March havia sido flagrado no Brasil com tão poucos disfarces. As fotos enviadas por um leitor mostram o carro com alguns detalhes que serão mostrados no próximo Salão do Automóvel, em São Paulo, entre 27 de outubro e 7 de novembro. Entre eles está o friso cromado na grade dianteira, assim como na versão já vendida no Japão e será feita no México e importada para o Brasil em 2011, conforme antecipado por Autoesporte desde setembro do ano passado.

Com 3,78 metros de comprimento por 1,66 m de largura e 2,45 m de entreeixos, o March terá como principais rivais Fiat Punto, Citroën C3 e Volkswagen Fox. Além da versão hatch, o novo modelo também vai estar disponível no Brasil como sedã, conhecido pelo código L02B por fornecedores e pela fábrica.Terá visual exclusivo e arrojado e porta-malas generoso, com mais de 400 litros de capacidade.

Fonte: G1

Novo Polo Sedan é flagrado sem disfarces

Modelo vai ser vendido na Ásia e no leste europeu

Faltando apenas alguns dias para a apresentação do novo Polo Sedan na Rússia, o fórum polonês Samochody Swiata publica imagens do carro sem disfarces. O novo sedã da Volkswagen foi desenvolvido para mercado emergentes, inclusive Índia e o leste europeu.

Como não poderia deixar de ser, o carro terá entre os principais destaques o espaço interno, inclusive no porta malas, cuja capacidade deverá ter aproximadamente 500 litros. O interior segue o padrão dos modelos da marca alemã, com volante de três raios multifuncional e instrumenrtação parecida com a do Fox vendido no mercado brasileiro.

Fonte: G1

Fotos Volkswagen In – Conceito Nacional

Compacto foi desenhado por brasileiros que venceram o concurso Talento Volkswagen

Anualmente, a Volkswagen do Brasil realiza o concurso Talento Volkswagen, que dá espaço a novos designers criarem seus projetos, sem qualquer limite de ousadia. Desta vez, a montadora investiu e chegou a criar um conceito de verdade com as linhas do carro vencedor do concurso no ano de 2008, criado pelo trio Kauré Martins, Rogério Okabe e Guilherme Motta.

O modelo chamado IN segue a linha de um carro pequeno para rodar nas grandes metrópoles. Suas linhas, tanto na dianteira, como na traseira, seguem o padrão atual de design da Volkswagen, no entanto, o modelo chega a lembrar o simpático Smart fortwo, lançado no Brasil no último ano e que tem feito sucesso entre o público.

Os designers também não escondem que se inspiraram no Fox para criar o carrinho de apenas 2,5 metros de comprimento. Basta olhar para a frente do carro e logo lembrar do hatch da montadora no Brasil. Por dentro, o modelo também conta com linhas bastante futuristas e um grande projeto de interação, com acesso a internet e outras comodidades.

Ainda de acordo com o projeto original, o carro utiliza tecnologia híbrida, com um motor elétrico, a fim de economizar combustível e diminuir a emissão de poluentes. Vale lembrar que o motor a combustão utiliza apenas álcool. Além dos diversos sketches com desenhos do carro, um modelo de verdade foi feito com base em clay.

Fonte: AutoEsporte