Arquivo da tag: Fogo

Recall Chevrolet Onix Plus – GM suspende vendas do carro por causa de incêndios

Fabricante admite pela primeira vez que casos de fogo já registrados no país têm a ver com falha no software de gerenciamento do motor

A GM decidiu suspender, a partir da noite da última terça-feira (5), as entregas do Chevrolet Onix Plus. A medida foi tomada depois que QUATRO RODAS divulgou, na segunda (4), o registro de dois casos de incêndio do sedã no país.

Em comunicado interno emitido a concessionários e obtido por nossa reportagem, a fabricante anunciou internamente a suspensão e admitiu pela primeira vez que o fogo pode ser provocado por uma falha no projeto.

Ainda, informou ter tomado a “iniciativa de anunciar um recall”. Confira o texto na íntegra:

O comunicado não especifica quais seriam as condições “muito específicas” de pressão, temperatura, umidade e composição do combustível, e também não estabeleceu um prazo para oficializar o recall.

mas o fato é que dois incêndios foram registrados em regiões do país com climas bem diferentes: um no pátio da fábrica de Gravataí (RS) e outro no Piauí.

QUATRO RODAS já contatou concessionárias do estado de São Paulo (SP). Algumas afirmam que ainda têm o carro normalmente para entrega, enquanto outras já confirmaram a suspensão.

Uma delas admitiu que a fabricante não apenas suspendeu a entrega de unidades já presentes em estoque, como também o abastecimento de novas unidades à rede.

Segundo um dos lojistas consultados, a fabricante está promovendo “uma atualização de software de gerenciamento do motor” nos exemplares já produzidos e ainda não entregues.

Com o comunicado, nossa reportagem pode afirmar que este é a quarta falha envolvendo o Onix Plus relatada aos concessionários.

Outras três já haviam sido divulgadas exclusivamente por QUATRO RODAS na terça-feira: uma na porca do aterramento, outra no chicote do painel de instrumentos e uma terceira relacionada a conflitos no número de série do motor.

Vídeo do carro Ferrari 458 pegando fogo no Rodoanel, em São Paulo

Vídeo da Ferrari 458 Itália pega fogo em São Paulo

Superesportivo pode estar incluído no recall da marca anunciado no início de setembro

No início de setembro, a Ferrari fez um recall da 458 Itália por causa do risco de incêndio causado pelo superaquecimento do adesivo para fixar o painel de isolamento de calor à estrutura do carro, localizado sob o para-choque traseiro. E agora um exemplar do superesportivo italiano é flagrado em chamas no Rodoanel Mario Covas, em São Paulo, no último sábado (6).

No início da campanha de recall havia notícias de apenas cinco unidades do superesportivo incendiadas, todas sem vítimas. Para resolver o problema, a marca italiana decidiu instalar um novo painel de isolamento preso por rebites. Todos carros incendiados em vários países foram trocados por outros novos. No mercado brasileiro, a estimativa é de que 20 unidades da 458 Italia, importadas oficialmente, tenham sido vendidas pelo preço sugerido de R$ 1,5 milhão. Ainda não há confirmação de que o modelo incendiado foi incluído no recall. Confira abaixo o vídeo com imagens do incêndio.

Fonte Auto Esporte

Fotos do carro Tata Nano pegando fogo na Índia

Não se trata do primeiro caso. Outros três já foram relatados

Mais um caso de incêndio envolvendo o carro mais barato do mundo, o Tata Nano, acaba de ser relatado pelo site indianautosblog.com. Trata-se do terceiro desde que o carro foi lançado, há quase um ano. Como das outras vezes, o fogo começou na parte de trás do carro, onde fica instalado o motor. Mas, nesse caso mais recente, aconteceu enquanto o carro estava sendo entregue ao proprietário, o agente Satish Sawant.

Um motoqueiro passava pelo veículo quando percebeu o incêndio e avisou o dono do carro, que se mostrou bastante surpreso com o incidente. “ Não tenho a menor ideia de como isso aconteceu. Apenas me avisaram que o veículo estava pegando fogo. O motor fica atrás e não tinha visto nada de anormal”, disse Sawant.

A fabricante indiana soube do problema e soltou uma nota oficial dizendo que todos os incêndios aconteceram com os carros parados e que deve ter acontecido por causa de um conector elétrico instalado próximo do volante. A Tata Motors já mudou o fornecedor dessa peça e começou a investigar outras possíveis causas do problema. Além disso, ofereceu devolver o dinheiro que recebeu do senhor Sawant pelo carro. Na Índia, o compacto é vendido pelo equivalente a R$ 5 mil.

Fonte Revista Auto Esporte