Arquivo da tag: Conceito

Novo Monza – Classíco da General Motors – Opel apresenta o carro-conceito na feira de Frankfurt

foto-novo-monza-carro-conceito-imagem
A Opel mostrou pela primeira vez o conceito Monza em público, nesta segunda-feira (9), em Frankfurt. Até então, o carro que homenageia o “clássico” da General Motors havia sido mostrado apenas em fotos de divulgação. Ele será o principal destaque da montadora no Salão de Frankfurt, que começa nesta terça (10) para a imprensa.O evento nesta segunda é sobre o futuro da mobilidade e reúne fabricantes, políticos, cientistas e associações relacionadas. O CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann, disse que o conceito Monza causará um impacto de longa duração no futuro da marca. “Conforme vamos em frente, os tópicos eficiência e conectividade estão no topo da nossa lista de prioridades.”foto-novo-monza-carro-conceito-painel-imagemNo fim do mês passado, a montadora revelou alguns detalhes do conceito. Além das linhas arrojadas, ele se destaca pela inovação no interior.

O motorista não vai encontrar monitores separados que exibem informações diferentes no painel, mas sim um mostrador de porta a porta que o próprio motorista compõe conforme suas necessidades. Para isso, o sistema utiliza 18 projetores de LED.

Outra vantagem tecnológica do projeto é que o carro recebe diversos tipos de motores por ter um conceito modular de carroceria. Em Frankfurt, por exemplo, ele será exibido com o mesmo sistema híbrido, com motor elétrico principal, do Chevrolet Volt. No entanto, pode receber o motor 1.0 turbo a gás natural.

Homenagem ao velho modelo

Com o modelo, a Opel, revive nome do sedã que foi produzido na Europa e que também foi usado para batizar o modelo que fez sucesso no Brasil nas décadas de 1980 e 1990, vendido pela Chevrolet. O Monza Concept é uma homenagem ao pioneiro Opel Monza Coupé, produzido na Europa de 1978 a 1986.

foto-novo-monza-carro-conceito

Corolla Furia – Toyota revela conceito do novo carro

toyota_corolla_furia_conceito_foto_imagem

Finalmente a Toyota revelou o conceito Corolla Furia, que antecipa um possível facelift da próxima geração do sedã Corolla. “É uma opção do caminho que o Corolla pode seguir. Acho um ótimo conceito, pois provavelmente não mostra o que as pessoas esperariam de um futuro Corolla”, afimou Bill Fay, vice-presidente da Toyota nos Estados Unidos, durante a apresentação do carro em Detroit.

toyota_corolla_furia_conceito_foto_imagem-lateral

O protótipo traz um visual arrojado, acentuado pelos faróis estreitos, vincos na carroceria, pelas formas fluídas ao longo da carroceria, para-lamas alargados e pelo capô mais curto do que o visto na geração atual.

toyota_corolla_furia_conceito_foto_imagem-traseira

Conforme foi nos sugerido pelos teasers divulgadas nas últimas semanas, a traseira também está mais esportiva, com lanternas de LED em forma de seta, saída do escapamento cromado e detalhes em fibra de carbono.

Nenhuma informação sobre a possível motorização do conceito foi revelado, no entanto, a expectativa é que o carro conte com propulsor de quatro cilindros e injeção direta ou, ainda quem sabe, um motor híbrido.

Especulações à parte, para aqueles que estão ansiosos para saber mais sobre o próxima Corolla, o executivo afirma que logo ele será revelado “Estamos em estágio avançado do desenvolvimento do próximo Corolla, e ele será visto em breve!”, finalizou.

Carro elétrico Hiriko – Conceito de veículo elétrico diminui ao estacionar


O governo espanhol, em parceria com o MIT, Afypaida e Denokinn, desenvolveu um conceito de carro elétrico que será uma solução verde e compacta para o tráfego em 2013. Trata-se do Hiriko, um veículo com leve e de proporções diminutas. O modelo economiza tempo e espaço com seu sistema de compressão para estacionamento.

Na contramão dos grandes e pesados carros convencionais, que possuem em média 5 m de extensão (modelos utilitários), o Hiriko começaria demonstrando seu diferencial com dimensões de 2,54 m e 453 kg, contra os 1.329 kg dos carros “populares”. Ele é mais compacto que um modelo Smart, por exemplo.

O recurso mais interessante do Hiriko, no entanto, é a capacidade dele comprimir-se na hora de buscar uma vaga para estacionar. O modelo ficaria com a incrível medida de 1,52 m (equivalente ao comprimento de uma moto), suficiente para alocá-lo em pequenas vagas.

A compatibilidade do carro é possível graças à integração dos motores e do maquinário de freios e direção às rodas. As partes tiveram sua comunicação feita por meio de tecnologia drive by wiree. Além disso, o tanque de combustível deu lugar a uma bateria de íon lítio, que fica posicionada no assoalho do carro e garante mais espaço livre ao projeto.

Com capacidade de transporte de até duas pessoas, o Hiriko deverá chegar ao mercado ao preço de US$ 16.350, aproximadamente R$ 28.500.

Carro conceito da Renault – Design brasileiro inspira veículo francês


Das coisas nascem coisas. A célebre frase de Bruno Munari é um ótimo começo para contarmos uma história ligada ao Captur, carro-conceito lançado recentemente pela Renault. O briefing previa a criação de um crossover esportivo de pequeno porte para um jovem casal. Sob a direção do designer Laurens van den Acker, a equipe de projeto decidiu propor uma nova ideia de conforto para um carro, conforme a designer Magali Borgers, responsável pelo projeto do interior do concept car, que nos explicou por telefone.

Durante o processo de criação, os designers “descobriram” o banquinho R540, criado pelos brasileiros Carolina Armellini e Paulo Biacchi, do Fetiche Design. “Achamos a ideia das cordas bastante interessante, então resolvemos estudar uma forma de aplicar essa ideia ao nosso projeto”, explica Magali.

As cordas permeiam todo o interior do Captur e tornaram-se um marco do projeto. Na área traseira, a ideia foi criar uma zona de conforto: o design foi concebido de tal forma que, quando o carro estiver em movimento, os passageiros tenham uma sensação semelhante à rede. Além do conforto, a trama das cordas tensionadas pode ser usada para fazer com que os itens transportados fiquem fixos no lugar.

A cor utilizada – um tom laranja avermelhado, coerente com a proposta de se empregar tons quentes no interior deste projeto – torna ainda mais forte a associação com o banquinho R540. As fotos aqui mostradas deixam isso bem claro.

Perguntado sobre o que achava de seu projeto ter tido repercussão internacional e, mais do que isso, ter influenciado o design de um concept car da empresa francesa, o designer Paulo Biacchi contou que eles descobriram por acaso: “Ficamos muito felizes e empolgados de ver até onde pode ir uma ideia. Eu, particularmente, não tinha essa sensação desde que ganhei um prêmio quando era estudante”. Ele apontou, ainda, para uma “inversão de referências” muito interessante: “O design automobilístico é uma das referências que costumamos usar em nossos projetos, então achamos muito bacana podermos influenciar o projeto do interior de um carro”.

Das coisas nascem coisas. E Munari sabia de todas elas. (WINNIE BASTIAN)