Arquivo da tag: colisão

Quando um carro bate, a tendência é o ponteiro travar na velocidade da hora da colisão. E nos modelos com velocímetro digital?

foto-imagem-velocimetro

Para começar, não é verdade que o ponteiro sempre trava na velocidade em que houve o acidente. É fato que a folga entre o ponteiro e o marcador é bem pequena, o que favorece seu travamento na posição em que estava na hora da colisão. Mas está longe de ser uma prova definitiva. Já no velocímetro digital, a tela só reproduz as informações de velocidade, portanto não pode ocorrer o “travamento” de imagens no visor. É como um relógio digital: se ele sofrer um impacto e quebrar, as horas não ficarão congeladas no display mostrando a hora da queda.

Carro com Airbags laterais tipo cortina

foto-imagem-airbags-laterais

Não há contraindicação. De acordo com Oliver Schulze, da comissão técnica de segurança veicular da SAE BRASIL, o airbag tipo cortina é projetado para inflar para baixo até conseguir proteger a cabeça dos ocupantes contra choques laterais. Desse modo, não há nenhum problema em instalar a cadeirinha nas laterais do banco traseiro, devendo-se apenas observar a correta instalação. Mas recomenda-se, sempre que possível, colocar o assento infantil na parte central do banco traseiro, pois assim a criança estaria mais protegida na eventualidade de uma colisão na lateral do automóvel.

Recall da Freelander 2

São 2.019 unidades envolvidas no recall para verificar conexão elétrica do airbag

A Land Rover do Brasil convoca 2019 unidades do utilitário esportivo Freelander 2 para verificação e possível instalação de um espaçador no conector do airbag do motorista. No comunicado divulgado pela marca consta que uma falha elétrica faz com que a luz de advertência do air bag fique acesa e que, em caso de colisão, o equipamento pode não funcionar.

Não há prazo para atendimento à campanha e se o consumidor tiver qualquer qualquer dificuldade efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor. Confira abaixo os números de chassi envolvidos na convocação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-012-2733 ou pelo site www.landrover.com.br.

Modelos 2010
SALFA2BA2AH174205 a SALFA2BA1AH214189
Modelos 2011
SALFA2BA2BH206104 a SALFA2BD7BH204181.

Fonte: Revista AutoEsporte

Recall de L200 Triton

Parafuso frouxo na suspensão dianteira pode ocasionar acidente em casos extremos

A Mitsubishi convoca os proprietários do L200 Triton a partir de hoje para mais dos vários recalls que tem sido anunciados por outros fabricantes. O problema está em um parafuso frouxo na suspensão dianteira do carro. Segundo a montadora, além de um ruído metálico, em casos mais extremos, a falha pode atrapalhar na condução do veículo, podendo haver até mesmo uma colisão.

Se o problema for detectado, os parafusos de fixação do pivô da peça podem perder o torque e, dessa forma, a montadora fará uma verificação e, se necessário, poderá trocar a peça. Os veículos envolvidos estão na série em ordem não seqüencial 00001 a 15347. Para mais informações, acesse o site da Mitsubishi ou ligue para 0800 702 0404.

Fonte: AutoEsporte