Google

Sete parceiras das principais montadoras que abusam da tecnologia para melhorar a qualidade do áudio

Data: outubro 21, 2015
Opiniões
Deixe a sua!

foto-imagem-tecnologia-qualidade-áudio

Carros de luxo possuem muitos atrativos que os diferenciam de modelos populares de massa. Um deles é o sistema de áudio, que precisa seguir o alto padrão dos demais itens do veículo, oferecendo qualidade cristalina de som sem agredir os ouvidos dos ocupantes. Por isso, montadoras como Ferrari, Lamborghini, Porsche e Bentley costumam ter parcerias com empresas especializadas em áudio em vez de fazer seus próprios dispositivos. Abaixo, você vê uma lista das mais conhecidas e renomadas da atualidade.

Harman International

A marca é muito tradicional. Começou produzindo simples rádios FM, mas foi aos poucos aperfeiçoando seu portfólio até chegar a sistemas bastante complexos, como o que equipa a Ferrari 488 GTB Spider, por exemplo, criado em parceria com a JBL.

foto-imagem-tecnologia-qualidade-áudio

O equipamento traz 12 alto-falantes com uma potência total de 1.280 watt, amplificador de alta performance, QuantumLogic Surround (tecnologia que introduz novos algoritmos nas faixas de músicas para garantir o máximo possível de qualidade) e Auravox Tuning, permitindo máxima imersão dos ocupantes no som ambiente.

Bowers & Wilkins

Conhecida não apenas pelos produtos relacionados a carros, mas também por aparelhos de som de uso doméstico e fones de ouvido, a empresa já teve várias grandes montadoras como parceiras, como a Maserati. No entanto, o projeto que mais chamou atenção recentemente foi aquele envolvendo a nova geração do BMW Série 7.

foto-imagem-tecnologia-qualidade-áudio

Isso porque três tweeters utilizados no sistema de som do carro tinham diamantes! De acordo com a Bowers & Wilkins, a pedra preciosa é o material ideal para oferecer leveza e rigidez, entregando o som mais cristalino possível. O restante do conjunto é composto por 16 alto-falantes, quatro tweeters de alumínio, dois subwoofers e um amplificador de dez canais.

Bang and Olufsen

A quase centenária companhia dinamarquesa é uma das queridinhas do trio de grandes montadoras alemãs. Mas, apesar de ter tido produtos inseridos em modelos de topo da BMW e da linha AMG da Mercedes-Benz, é inegável que a menina dos olhos da empresa é a Audi, com quem mantém uma parceria mais extensa.

foto-imagem-tecnologia-qualidade-áudio

Alguns dos novos modelos da montadora, como A4 e Q7, já têm sido lançados com o sistema 3D Advanced Sound, que entrega 1.900 watt por meio de 23 alto-falantes. Além da potência por si só, o sistema traz a interessante função Vehicle Noise Compensation, que ajusta o volume de acordo com o nível de ruído interno e externo, permitindo que os ocupantes não percam qualidade do áudio.

Mark Levinson

Desde 1990, a empresa criada em 1972 faz parte da Harman International, mas isso não fez com que ela deixasse de ter vida própria. O braço automotivo da Mark Levinson tem um longo histórico de relacionamento comercial com a Lexus, marca de luxo da Toyota, criando sistemas de áudio opcionais de alto padrão para seus carros desde 2001.

foto-imagem-tecnologia-qualidade-áudio

Assim, a tecnologia conhecida primeiramente nos aparelhos domésticos e profissionais passou a agregar valor em modelos como o novo RX. Nele, o sistema de áudio opcional traz 15 alto-falantes, potência de 835 watts e funções como o Automatic Sound Levelizer (ASL), que impede distorções, e a Clari-fi Music Restoration, para “limpar” as imperfeições das faixas musicais.

Burmester

Falou em Burmester, falou em alto padrão. Além de uma grande linha de produtos para uso que externo ao ambiente automotivo, a empresa é conhecida por suas parcerias com marcas de grande renome no universo automotivo, incluindo Mercedes-Benz e Bugatti. Apesar disso, os laços mais firmes existem com a Porsche, chegando a cinco modelos da marca.

foto-imagem-tecnologia-qualidade-áudio

Tomando como exemplo o sistema de áudio do cupê de quatro portas Panamera, são 16 alto-falantes oferecendo mais de 1.000 watts de potência. Segundo a Burmester, a disposição de cada um desses dispositivos foi coordenada de modo a entregar os melhores níveis de graves, com sons naturais mesmo nos volumes mais altos.

Naim

A Bentley produz alguns dos carros mais luxuosos (e caros) do mundo e, como parte do recheio, era necessário que houvesse um sistema de áudio de topo. Por isso, desde 2008, a montadora britânica tem uma parceria com a Naim, empresa com mais 40 anos de mercado e que fez um dispositivo automotivo que, à época, foi considerado o melhor do mundo.

foto-imagem-tecnologia-qualidade-áudio

O Naim for Bentley utilizado no Mulsanne Executive, apresentado em 2012, tem nada menos do que 20 alto-falantes dispostos de modo a oferecer 2.220 watts. Segundo a empresa de som, a experiência para os ocupantes é equivalente à de um concerto assistido ao vivo num espaço com acústica preparada para esse tipo de espetáculo.

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *