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Fiat Mobi

Data: abril 18, 2016
Opiniões
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Durante a apresentação oficial do Fiat Mobi, o compacto foi tratado como o irmão menor doUno, “um carro que não dá nem mais, nem menos do que você precisa”. Depois de dirigir o modelo por vias urbanas e rodoviárias, além de levá-lo para nossa pista de testes, podemos dizer que é exatamente isso: o Mobi é uma versão reduzida do Uno, para o bem e para o mal.

Nosso primeiro contato com o carro foi na versão Like On, tabelada inicialmente em R$ 42.300. Esta é a configuração que promete entregar o melhor custo-benefício, já com bons itens de série. Independentemente do nível de equipamentos, o motor é sempre 1.0 flex da família Fire, que rende 75 cv e 9,9 kgfm, acoplado ao câmbio manual de cinco velocidades. Confira nossas impressões e o desempenho do Mobi:

foto-imagem-fiat-mobi-interior

Impressões ao volante

A impressão de que se trata de um mini-Uno é reforçada assim que se entra no modelo. O painel segue desenhos muito semelhantes aos do veterano. Isso significa que o acabamento interno abusa de plástico, mas é honesto. Para evitar que o excesso do material se torne um grande problema estético, a Fiat aplica diferentes texturas nas peças. Uma certa economia fica evidente em detalhes como a manivela dos vidros traseiros (que têm um pouco de rebarba) e no porta-luvas (que além de pequeno, é feito de plástico bem simples e sem qualquer tipo de amortecimento para a abertura). Ao lado do Chery QQ, por exemplo, o acabamento do Mobi é superior. Em comparação ao doVolkswagen up!, a briga é apertada nesse quesito, uma vez que o acabamento do VW é melhor.

Em movimento, as semelhanças com o Uno continuam sempre presentes, o que não é necessariamente ruim. Apesar de ultrapassado em relação a novos motores tricilíndricos, o 1.0 Fire dá fôlego ao pequeno no uso em cidades. Mas não espere agilidade, já que o motor só ganha força com giros mais altos, tornando o Mobi um carro de fôlego, porém pouco dinâmico.O câmbio manual tem engates macios e curtos, mas que poderiam ser bem mais precisos. Apesar de não ser extremamente pesada, a direção deveria ser elétrica para facilitar em manobras, assim como a Ford já faz com o Ka (1.0 SE, R$ 41.990) e a VW com o up! (1.0 Move, R$ 40.390), por exemplo.

foto-imagem-fiat-mobi-volante

Encontrar uma posição confortável ao volante é uma das grandes perdas do Mobi em relação ao Uno. O ajuste de altura tanto do banco quanto da direção ajudam um pouco nesta tarefa, mas o assento curto é um ponto negativo. Passageiros de altura mediana têm pouco apoio para as pernas, enquanto o encosto é estreito e fará com que pessoas maiores sintam falta de mais apoio lateral. As suspensões priorizam a maciez, mas não deixam o Mobi molenga. O conforto e a filtragem das irregularidades do asfalto são garantidos. Apesar da boa visibilidade no geral, a coluna C (traseira) é notavelmente grossa, dificultando a visão do motorista em manobras ou cruzamentos, por exemplo.

A proposta desse carro é levar os dois ocupantes da frente com conforto razoável, logo quem viaja atrás tem espaço bem restrito. Dois adultos podem pegar carona em trechos curtos, provavelmente com os joelhos encostados nos bancos dianteiros. Além disso, o encosto tem ângulo bem reto, para melhorar o aproveitamento do pouco espaço interno. A alternativa joga contra o conforto. O duto central é baixo, o que não é suficiente para que uma terceira pessoa viaje no centro com conforto. Ao menos o formato de caixa deixa bom espaço para a cabeça dos ocupantes.

Além de não ser um carro para longos percursos por conta do espaço interno, Mobi tem um porta-malas que não convida os passageiros a programar viagens. São 235 litros de capacidade, segundo a Fiat, menor do que os principais concorrentes. Como opcional ainda sem preço, a montadora venderá uma divisória de porta-malas semelhante à desenvolvida para o VW up! O sistema do Mobi, porém, é bem simples. O ponto positivo fica por conta de os bancos traseiros serem rebatíveis.

Itens de série

Banco traseiro bipartido, para-choques pintados na cor da carroceria, Lane Change (aviso de troca de faixa com um toque na alavanca de seta), ESS (pisca alerta com acionamento automático em caso de frenagem brusca), para-sol com espelho para o passageiro, vidros e travas elétricas, computador de bordo, chave telecomando, console central longo com porta copos para os passageiros do banco de trás, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, grade dianteira pintada em preto brilhante, comandos internos mecânicos para abertura do bocal de combustível e do porta-malas, revestimento do porta-malas, Cargo Box, rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos, alças de segurança, sensores de estacionamento, tecidos diferenciados em duas cores com costuras brancas, alarme e rádio Connect com comandos no volante. Não há opcionais.

Ficha técnica

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8V, comando simples, flex

Cilindrada: 999,1 cm³

Potência: 75 cv a 6.250 rpm

Torque: 9,9 kgfm a 3.850 rpm

Câmbio: Manual de 5 marchas, tração dianteira

Direção: Hidráulica

Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)

Freios: Discos (diant.) e tambores (tras.)

Pneus: 175/65 R14

Dimensões:

Comprimento: 3,56; Largura: 1,63; Altura: 1,50; Entre-eixos: 2,30

Tanque: 47 litros

Porta-malas: 235 litros

Peso: 946 kg

Números de teste

Aceleração

0 – 100 km/h: 16,6 s
0 – 400 m: 22,4 s
0 – 1.000 m: 37,5 s
Vel. a 1.000 m: 137,1
Vel. real a 100 km/h: 96 km/h

Retomada

40-80 km/h (3ª): 9,7 s
60-100 km/h (4ª): 15,8 s
80-120 km/h (5ª): 24,6 s

Frenagem

100 – 0 km/h: 43 m
80 – 0 km/h: 27,9 m
60 – 0 km/h: 15,9 m

Consumo

Urbano: 9,1 km/l (Etanol)
Rodoviário: 12,5 km/l (Etanol)
Média: 10,8 km/l
Autonomia em estrada: 587,5 km

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