Categorias de Habilitação para Dirigir

Saiba a resposta e tudo sobre as categorias de habilitação para dirigir

Conquistar a permissão para dirigir veículos é o sonho de muitos, mas nem todos sabem que existem categorias bem diferentes de Carteiras Nacionais de Habilitação. De acordo com o capitão da Polícia Militar Sérgio Marques, especialista em legislação de trânsito, o artigo 143 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece cinco tipos de CNH. Conheça as principais diferenças entre eles:

Categoria A – é voltada para veículos de duas ou três rodas, como motonetas, motocicletas e triciclos de cabine aberta ou fechada, com ou sem carro lateral.

Categoria B – habilita condutores que poderão guiar veículos com peso que não ultrapasse 3.500 quilos (considerando o peso total do veículo e o peso da carga e de todos os ocupantes) e que acomodem até nove ocupantes, incluindo o motorista. Nessa categoria também se enquadram os quadriciclos e o Volkswagen Kombi – exceto se a van for utilizada para o transporte escolar, permitido apenas para condutores com CNH de categoria D
Categoria C – vale para veículos de carga que ultrapassem os 3.500 quilos – e que transportem, no máximo, três ocupantes. Também é a CNH certa para os condutores de tratores.
Categoria D – utilizada por motoristas que trabalham com transporte de passageiros cuja lotação exceda nove lugares (contando o condutor). Para quem dirige vans, microônibus e ônibus.
Categoria E – considera a combinação de dois veículos, uma unidade tratora (um carro ou picape, por exemplo) e uma unidade acoplada (reboque, semi-reboque ou articulado). Se essa unidade acoplada, que também deve ter documentação e placa próprias, pesar seis mil quilos ou mais, então é necessário que o condutor tenha CNH da categoria E. Se o peso for inferior, então vale a categoria necessária para conduzir a unidade tratora – pode ser categoria B no caso do condutor dirigir um carro de passeio até 3.500 quilos, por exemplo.

A exceção termina aí. Para quem conduz com uma unidade acoplada com capacidade para transportar nove pessoas ou mais, a CNH de categoria E é imprescindível. O mesmo vale para quem leva um trailer, ou ainda para quem transporta mais de uma unidade tracionada, independente do peso.

“Condutores de motocicletas e motonetas também podem transportar um semi-reboque, desde que tenha sido especialmente projetado para esse fim e homologado pelo Denatran”, lembra o capitão Marques.

Os caminhos para a CNH

Com as mudanças ocorridas nos últimos anos, obter a CNH ficou mais complexo. Segundo o policial militar, além da maioridade, o candidato deve saber ler e escrever, e ter RG e CPF. Além disso, ele deve se submeter a exames médicos e psicológicos para só então começar a ter aulas teóricas. “Depois de 45 horas/aula o candidato pode fazer a prova. Só depois de aprovado é que ele segue para as aulas práticas”, comenta.

Nesse estágio, são mais 20 horas/aula ao volante. Ou, ao guidão, caso o candidato pleiteie a CNH de categoria A. Para quem busca as duas ao mesmo tempo, são 20 horas/aula em cada veículo. “Uma novidade recente e importante para quem vai tirar a primeira habilitação: 20% das aulas práticas devem ocorrer no período noturno”, lembra o capitão.

Se aprovado, o novo motorista recebe a Permissão Para Dirigir, válida por um ano. Se, dentro desse período, não ocorrer nenhuma infração grave, gravíssima ou a reincidência de uma infração média, o condutor finalmente recebe sua CNH. Caso contrário, está tudo perdido. E o condutor volta a ser um aluno em busca de sua PPD.

Já os condutores que pretendem mudar de categoria precisam voltar a fazer aulas práticas – nesse caso, são 15 horas/aula, 20% delas à noite. O mesmo vale para quem quer adicionar a categoria A à sua CNH. Mas existem algumas particularidades entre cada categoria. Quem quer migrar para a C precisa ter a CNH de categoria B há pelo menos um ano – mesmo que seja PPD.

Já os que pretendem chegar às categorias D e E devem ter 21 anos ou mais – além disso, quem quer a D deve ter o mínimo de dois anos com a habilitação de categoria B. “Com um ano de CNH de categoria C é possível migrar para a E, desde que o condutor também tenha 21 anos ou mais”, explica Marques. Por fim, não há prazo mínimo estipulado para quem quer ir da categoria D para a E.

“No caso das migrações, também vale a regra de multas: o condutor não pode ter infrações graves, gravíssimas ou reincidência de infrações médias ao longo de um ano”, orienta o policial militar.

Fonte: G1

22 pensou em “Categorias de Habilitação para Dirigir

  1. NEI PEREIRA DE BARROS

    EU TENHO CARTEIRA “C” E QUERO TIRAR A CARTEIRA “E”.
    É NECESSÁRIO TIRAR A CATEGORIA “D” PRIMEIRO?

    NEI PEREIRA DE BARROS
    BLUMENAU SC

  2. Gleici

    Gostaria de saber o peso máximo permitido que o motorista de cnh categoria D pode transportar. Pois, o ctb não informa o limite máximo para essa categoria(como no caso da B, que o limite de peso máximo permitido não pode exceder 3.500kg), apenas diz que é para o transporte de pessoas. Obrigada!

  3. Ana Lucia

    Tenho categoria na CNH “B”, gostaria de saber se posso dirigir um veiculo Kombi para transportar ate (09) nove ocupantes de trabalhadores para destino a serviço. e se ao fazer isso não sofrerei ou terei problemas com a Policia Rodoviaria, pois terei que passar por (03) Postos Policiais na SP 055 -Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e de vez enquando pela BR116 – Regis Bittencur sendo Policiamento Federal.
    Atenciosamente agradecida pela atenção.

  4. Rita

    Veiculo Kombi 8 lugares mais o motorista – Pertencente a uma ENTIDADE FILANTRÓPICA, a qual transporta pessoas carentes beneficiadas pela Entidade, uma vez ou duas ao mês.
    É necessário que o motorista tenha a categoria “D” na CNH ?
    Fui informada que se o mesmo não tiver essa categoria na CNH, em caso de sinistro, a seguradora não indeniza. Está correto?

  5. Carlos Domingos da Silva

    Tenho passado situações irritantes, quando sou abordado em viagem, por policiais rodoviários, que teimam que minha habilitação não me habilita a dirigir um automóvel, rebocando minha carretinha de moto. Tenho habilitação B… Já li e re-li a legislação creio que estou habilitado. Será que alguém pode me ajudar a interpretar melhor essa Lei Nº 12.452, DE 21 DE JULHO DE 2011?
    Att
    Carlos Domingos

  6. José Roberto da Costa

    Oi bom dia a todos eu tenho a habilitação de Categoria A-B e gostaria de saber se posso dirigir uma HR – BAU com capacidade máxima de 1.800 Kgs , pois eu comprei uma e preciso saber se tenho ou não que mudar minha categoria da CNH , obrigado .

  7. josé soares silva

    O CNH B, PODE CONDUZIR VAN COM CAPACIDADE DE MAIS DE 9 PASSAGEIROS INCLUINDO O MOTORISTA. porém estando com menos desse total, ou até mesmo vazia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *