Arquivo da categoria: Up

NOVO VOLKSWAGEN UP! TSI 2018

Quando o Volkswagen up! TSI foi lançado, nós da Autoesporte apelidamos o modelo de “carro da crise”. Por um bom preço, o hatch era capaz de entregar desempenho de carro 1.6 e consumo de combustível de um 1.0. O motor flex rende até 105 cv de potência e excelentes 16,8 kgfm de torque entregues a partir de 1.500 rpm. Mas um dos principais problemas do carro ainda estava lá: o interior modesto. Comparado a outros veículos, com o Hyundai HB20, o consumidor ficava com a impressão de estar pagando por algo muito simples.

O que mudou?

VW Up! GT – Modelo seria mais potente e com aprimoramentos mecânicos em relação ao TSI vendido no Brasil

foto-imagem-volkswagen-gt-up-concept

A publicação inglesa Autocar apurou a informação de que a Volkswagen prepara uma versão realmente esportiva do subcompacto Up!. Ele receberia a famosa sigla GTI, e protótipos já estariam sendo testados.

O motor seria o mesmo EA-211 turbinado com 1,0 litro e três cilindros vendido no Brasil nas versões TSI, mas com ajuste diferente para produzir mais potência e torque. Enquanto por aqui o motor rende 105/101 cv e 16,8 mkgf de torque, na Europa ele já equipa o Golf Bluemotion TSI em configuração mais brava, com 114,5 cv e 20,3 mkgf.

Segundo fontes internas da VW, protótipos equipados com câmbio DSG automatizado de dupla embreagem e sete marchas já teriam registrado uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos, com máxima acima dos 200 km/h. Haveria também a opção de câmbio manual de seis marchas – no Brasil, o Up! TSI é equipado com um manual de cinco marchas. O peso ficaria um pouco acima dos 951 kg registrados pelo TSI, mas ainda abaixo de 1 tonelada.

Importante lembrar que, apesar da imagem esportiva (no caso do pacote Speed Up!), o Up! TSI brasileiro não é um esportivo de fato. Em relação ao MPI aspirado, ele recebe apenas mudanças pontuais nos freios, suspensão e diferencial.

Já o futuro GTI teria aperfeiçoamentos maiores na suspensão e na estrutura, priorizando a performance em detrimento do conforto e economia. As rodas seriam aro 16 com pneus 205/40, uma configuração mais esportiva que as rodas aro 15 com pneus 185/60 utilizados no Brasil, e haveria opção de carroceria com duas portas.

VW Up! GT | Crédito: Divulgação

foto-imagem-volkswagen-gt-up-concept

A intenção da VW aparentemente é oferecer um GTI mais acessível que Golf e Polo para brigar com as versões Abarth do Fiat 500. Em 2011, durante o Salão de Frankfurt, a marca já havia exibido o conceito Up! GT, cujas fotos ilustram esse post.

Compacto Up! será lançado ano que vem

Volkswagen confirma lançamento de modelo para o mercado europeu

A Volkswagen confirma que irá lançar a versão de produção do compacto Up! em 2011. O carro deverá chegar às concessionárias da marca na Europa no final do próximo ano. Sua estréia oficial está marcada para o Salão de Frankfurt, que acontece em setembro. Caberá ao modelo substituir o compacto Lupo e o Fox nacional, que é importado do Brasil ao Velho Continente.

Nas fotos dessa página é possível notar um pouco do que será o compacto, por meio deste conceito E-Up!, uma versão elétricaBMW do carrinho, que vai ganhar variantes de quatro portas, um sedã e possivelmente uma minivan. A versão elétrica é esperada para 2013 e terá como grande rival o Megacity, popular elétrico que chegará ao mercado europeu também em meados de 2013.

Fonte: Revista AutoEsporte