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Kia Sportage customizado para o SEMA Show

Utilitário esportivo conta até com iPads na lista de equipamentos

A Kia mostra duas unidades da nova geração do utilitário esportivo Sportage no SEMA Show, maior exposição de carros customizados, peças e serviços do mundo em Las Vegas (EUA). A primeira delas foi pintada de vermelho e preto, recebeu rodas de aro 20 polegadas, interior revestido de couro, sistema de som de alta-fidelidade e até uma churrasqueira motorizada feita de aço inoxodável no porta-malas. Há também monitores de LCD de um notebook da Apple.

No caso do carro azul, além do sistema de som caprichado e do acabamento que inclui carpete de alto padrão, outro destaque fica por conta dos suportes para dois iPads. O toque de ousadia é o espaço feito para ser usado como closet e armário, com direito a compartimento especial para guardar sapatos. O Sportage vem com motor 2.0 de 166 cavalos e câmbio automático seqüencial de seis marchas, que funciona com tração 4×2 ou 4×4.

Fonte: Revista AutoEsporte

Cuidados com rodas maiores

Um dos itens mais desejados entre os amantes de carros são as rodas com desenhos diferenciados e aros maiores que os originais. Dentro da prática do tuning, então, é quase uma obrigatoriedade trocar o conjunto original por um estilizado, cujo modelo se adapta ao gosto e ao perfil do dono do carro.

Mas, antes de trocar seu jogo original de pneus e rodas, são necessários alguns cuidados. O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) proíbe que o diâmetro das rodas ultrapasse os limites externos dos para-lamas do veículo. Ou seja, o tamanho total do conjunto roda/pneu não pode ser alterado nestas condições. Não respeitar esta regra é uma infração grave. O condutor perde cinco  pontos na carteira, paga multa de R$ 127,69 e  pode ter o carro retido.

Além de infringir a lei, alterar o tamanho original pode afetar o desempenho do seu carro. “Se o diâmetro máximo do pneu superar o original, vai aumentar a inércia na roda, prejudicando a aceleração”, explicou o professor do curso de Engenharia Mecânica Automobilística do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Ricardo Bock. “A mudança entre a relação final da rotação do motor e a da roda é alterada e a cada volta que ela der o percurso será maior”, disse.

Outro ponto negativo é o conforto dos passageiros. Uma roda maior significa um pneu menor e, com isso, menos absorção dos impactos. “O pneu tem comportamento visco elástico e colabora na absorção das vibrações. Se o perfil do pneu for muito mais baixo, aumenta o nível de vibrações dentro do carro”, afirmou Bock.

Esportividade e beleza

Há também benefícios para os amantes da velocidade que desejam uma roda personalizada com um aro maior. Além da estética, o item ajuda na estabilidade de quem gosta de dirigir de maneira esportiva.

O gerente comercial da Mangels do Brasil, Sidney Martinho, explicou que um aro superior é muito mais que um equipamento bonito. “O aro maior, geralmente, proporciona uma sensação maior de estabilidade do veículo, em função de uma resposta mais precisa de direção”, afirma. Mas ele reconhece que a procura pelo acessório, na maioria das vezes, está ligada à aparência do veículo. “ O apaixonado por carro gosta de deixá-lo com a cara dele; a roda é parte deste processo”, complementou.

Recomendações

A recomendação para quem deseja trocar o conjunto original é ter cuidado nas modificações, no local da instalação e na marca do produto. “Quem quiser trocar, é aconselhável respeitar o diâmetro máximo externo deixando próximo ao original e tomar o cuidado de verificar se o fabricante das rodas é devidamente homologado”, complementou o professor Bock. Outro conselho é ficar atento às recomendações do fabricante. “É importante lembrar que as características técnicas devem ser respeitadas, conforme critérios de cada fabricante de veículo”, lembrou Martinho

Fonte: MSN

Chevrolet divulga versão esportiva do Aveo no Salão de Detroit

Conceito deve servir de inspiração para o modelo apimentado do Spark.
Spark deve chegar ao Brasil para substituir o Celta em 2012.

A Chevrolet vai apresentar no Salão de Detroit, que começa na próxima semana nos Estados Unidos, o Aveo RS. O conceito do hatch deverá servir de inspiração também para a versão esportivo do Spark, modelo que começa a ser vendido no Reino Unido, em 2011, por cerca de 10 mil euros e deve substituir o Celta no Brasil, em 2012.

O Aveo RS traz uma gigante grade frontal, característica dos últimos modelos da Chevrolet, faróis duplos, vincos marcantes na carroceria, rodas de 19 polegadas, entradas de ar adicionais e spoiler, mudanças que deixaram o modelo com um visual mais agressivo.

No interior, a cabine é claramente inspirada em outros modelos da GM, como o Astra e Vauxhall Insignia, e sob o capô o modelo traz o motor 1,4 litro turbo de quatro cilindros ligado a um câmbio manual de seis velocidades.

Fonte: G1

Ford Fiesta Tuning

Empresa faz parceria com empresas de tuning para equipar o hatch
Modelo, apresentado no Salão de Los Angeles, chega aos EUA em 2010.

Para atrair a atenção dos consumidores para a nova geração do Fiesta, antes mesmo da estréia do hatch aguardada para 2010, a Ford apresenta no Salão de Los Angeles opções customizadas do modelo que foram desenvolvidas pela própria fabricante em parceria como empresas preparadoras independentes (H&R, 3dCarbon, FSWerks e Steeda).

“Nós esperamos que o Fiesta vá se tornar muitíssimo popular entre as pessoas que gostam de personalizar seus veículos por conta do seu custo, ótima dinâmica de direção e ótimo design, disse Melvin Betancourt, designer da Ford. “Nós iremos oferecer a esses customizadores a variedade de aparência e acessórios de performance para que eles possam escolher e ter o Fiesta que desejam”.

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O Fiesta preto, criado pela Ford Racing (divisão esportiva da marca) em parceria com a Steeda Autosport, é equipado com kit de captação de ar frio para a admissão e um sistema de escape desenvolvido pela Borla e pela própria Ford. A suspensão esportiva foi desenvolvida pela parceria Ford/Steeda e os freios são da marca italiana Brembo.

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O hatch vermelho foi preparado pela 3dCarbon e FSWeks e traz um kit turbo-intercooler e escape de 2,25”. Por fora, o modelo personalizado traz um kit aerodinâmico composto por para-choques e saias laterais.

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Já o modelo branco foi criado com todos os equipamentos de customização oferecidos pela Ford. Apesar de não divulgar alterações mecânicas no veículo, a montadora afirma que os componentes de personalização estarão disponíveis de fábrica.

Fonte: G1