Arquivo da categoria: Lexus

Smart Toyota Center – Software que aponta melhor horário para carregar elétrico

Dispositivo mostra por meio da tela da TV e celulares o consumo doméstico.
Fabricante diz que uso do sistema reduz em até 75% o gasto de energia.

Um carro elétrico, conhecido como ‘verde’, não usa motor a combustão, mas precisa de eletricidade para recarregar as baterias. Essa eletricidade é proveniente, em grande parte, dos recursos naturais e por isso também é uma agressão ao meio ambiente.

Para tentar minimizar esse impasse, a Toyota desenvolveu um software, chamado Smart Toyota Center, que mostra às pessoas por meio de telas de TV e telefones celulares quanta eletricidade está sendo consumida pela família, pelo carro elétrico ou híbrido e quanta energia foi armazenada em casa.

O sistema permite que a família calcule, por exemplo, o uso da energia para eliminar desperdícios, desligando equipamentos quando eles não estão sendo utilizados e escolhendo o melhor horário para recarga dos veículos. De acordo com a fabricante, o dispositivo pode ajudar a obter uma economia de energia doméstica de até 75%.

A montadora japonesa planeja vender milhares de híbridos e aposta que sua tecnologia de monitoramento também vai pegar, afirmou o diretor de gestão da marca, Shigeki Tomoyama, durante a apresentação em um showroom Toyota, no Japão.

Tomoyama acredita que se os híbridos e veículos elétricos se tornarem comuns, as montadoras serão obrigadas a serem ambientalmente responsáveis, já que os veículos provavelmente serão responsáveis por um terço do consumo de energia.”Ligar a casa e o carro de forma eficiente vai reduzir os gases do aquecimento global”, disse ele a repórteres. “Isso vai se tornar o nosso dever social”.

A fabricante do híbrido Prius e dos modelos de luxo Lexus não divulgou o preço do sistema que chega ao mercado somente em 2012, mesmo ano que a empresa espera finalizar o plano de lançamento de seis novos modelos híbridos, já que aposta em um aumento da demanda de carros ecológicos em todo o mundo.

Outras empresas, incluindo a fabricante de automóveis Ford e General Electric, e o governo dos Estados Unidos, também estão trabalhando em redes inteligentes.

Fonte: AutoEsporte

Toyota diz que resolveu os problemas de aceleração involuntária

Fabricante incorporou novas tecnologias na linha e investiu em treinamento.
Marca japonesa afirma que casos de aceleração involuntária caíram 80%.

A Toyota anunciou nesta segunda-feira (4) que resolveu os problemas com mais de cinco milhões de veículos envolvidos nos três principais recalls da empresa este ano, incluindo unidades do Corolla no Brasil.

Em 1,8 milhão de unidades foram feitas correções no sistema de aceleração e em outros 3,1 milhão de veículos os tapetes passaram por reparos ou foram substituídos -caso do recall no Brasil. Além disso, 128 mil Prius e Lexus tiveram seu software de sistema antibloqueio de freio atualizado.

“A Toyota tem feito progressos significativos nos últimos meses para garantir que nossos clientes possam ter total confiança na qualidade, segurança e fiabilidade dos seus veículos”, afirmou o chefe de qualidade da Toyota na América do Norte, Steve Angelo.

Toyota diz que a partir de 2011, todos os seus veículos serão equipados com o sistema de freios Smart Stop e que abriu uma nova unidade norte-americana para treinar trabalhadores em como lidar com reclamações de clientes. A montadora afirma ainda que as novas medidas do controle de qualidade garantem que nenhum hardware defeituoso seja incorporado na linha da marca.

“Os esforços contínuos da Toyota para reforçar a qualidade do veículo e a segurança, e para responder rapidamente e completamente às preocupações de nossos clientes, são movidos por nossos valores fundamentais e sempre será uma parte fundamental de nossa empresa”, disse Angelo.

“Nosso objetivo é estabelecer novos padrões ainda mais elevados para garantir a qualidade e a receptividade do cliente continuando a colocar eles em primeiro lugar em tudo que fazemos.”
Como resultado de seus esforços, a Toyota afirma que as questões envolvendo aceleração involuntária caíram 80%.

Fonte: G1

Recalls no Brasil – Mais de 1 milhão de veículos: carros, motocicletas, caminhões – Dados são do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor(DPDC)

Montadoras fizeram 38 convocações de janeiro a agosto.
Departamento do MP Federal levantou dados a pedido do G1.

Nos oito primeiros meses do ano, já foram convocados no Brasil 1,052 milhão de carros, motocicletas, caminhões e comerciais leves em recalls, de acordo com o levantamento feito pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério Público Federal, a pedido do G1.

A marca foi atingida após o anúncio de recall de 59.714 Chevrolet Agile, na última sexta-feira (27). Apenas para efeito de comparação, o número de veículos envolvidos em convocações neste ano equivale a um terço das 3,18 milhões de unidades produzidas no país em todo o ano passado.

O volume de convocados até agosto é o maior desde 2008, quando foram chamados de volta às concessionárias 1,26 milhão de veículos, e é 44% superior a 2009, que teve 728.525 unidades em recall. Em número de chamados, este ano contabiliza 38 até agosto, sendo que alguns recalls envolvem mais de um modelo. Em todo o ano passado, foram 43 convocações, pelos dados do DPDC, número considerado recorde.

Confira a lista dos veículos que foram convocados para recall até agosto de 2010


Fonte G1