Arquivo da categoria: sedan

Novo modelo porsche sedã abaixo do Panamera

foto-imagem-novo-porsche-panamera-2014A Porsche estaria cogitando a possibilidade de lançar um novo sedã menor do que o Panamera. O projeto, conhecido informalmente como Pajun (de Panamera Junior), teria voltado com força total a pedido do presidente da empresa, Matthias Müller, que gostaria de criar um concorrente para BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E.

No entanto, o próprio Müller admitiu que o lançamento deste modelo “seria uma decisão difícil de tomar”, uma vez que a marca concentrou (e ainda está se esforçando) todos os seus esforços no Macan, dobrando a capacidade produtiva e investindo na modernização das áreas de pintura e estamparia na fábrica de Leipzig, na Alemanha.

Rumores de que a Porsche lançaria uma versão mais compacta do Panamera existem desde 2011. O carro custaria cerca de 60 mil euros e teria estilo inspirado no “irmão mais velho”, com lançamento previsto para 2016. Caso realmente seja lançado, o modelo utilizaria uma plataforma ainda inédita, a ser desenvolvida pelo grupo Volkswagen para a nova geração do Panamera, que também serviria para novos modelos da Bentley e o novo VW Phaeton.

Honda civic si couper, Versão esportiva do modelo traz novos elementos visuais e motor de 205 cv

foto-imagem-honda-civic-si-coupe

Ao lado do novo Honda Civic Coupe, o novo Civic Si Coupe, sua mais esportiva, foi apresentado exibindo basicamente o mesmo porte e design adotados pelo Civic sedã, mas com algum tempero a mais. Além dos para-choques diferentes, maiores e mais marcados, e do capô com vincos mais acentuados, a grade do modelo foi redesenhada e parece integrada aos faróis. A traseira, por sua vez, incorporou difusor traseiro e a tampa do porta-malas recebeu um spoiler. O traje esportivo é arrematado por rodas de liga leve maiores, de 18 polegadas.

Quanto ao poder de fogo do carro, a montadora ainda faz segredo. Os números de desempenho serão revelados apenas no Salão de Los Angeles, no dia 20 de novembro. Por enquanto, a única confirmação é que debaixo do capô do Si Coupe foi adotado um motor quatro cilindros 2.4 que em conjunto com um sistema de exaustão especial garante uma potência total de 205 cv – 5 cv a mais que na versão convencional.

As chances de o modelo vir ao Brasil com o visual renovado é grande. Embora ainda não tenha confirmado, a Honda já sinalizou a intenção de trazê-lo na segunda metade do ano que vem.

Sedã Classic, no entanto, continuará a ser produzido

foto-imagem-GMA GM do Brasil anunciou na sexta-feira (16) o fim da produção do sedã Classic em sua unidade em São José dos Campos (SP). A desativação da linha estava prevista para acontecer no fim do ano, mas foi antecipada devido o alto custo das operações o que tornou a manutenção da linha inviável, segundo informou a montadora. Até então, a fábrica do Vale do Paraíba produzia 150 unidades do modelo por dia, em apenas um turno de trabalho. O sedã, no entanto, continuará a ser produzido normalmente nas plantas de São Caetano do Sul (SP) e em Rosário, na Argentina. Em São José dos Campos, continuarão a ser fabricados o utilitário esportivo Trailblazer e a picape S10.
Reação nas vendas
Após ser deixado de lado por vários meses, o Classic voltou a figurar entre os mais vendidos em julho. Com 10.973 unidades emplacadas no período, o veterano conseguiu ultrapassar Fiat Siena e se tornar o sedã compacto mais vendido no mês. A reação do modelo poder ser atribuída à ofensiva da GM nas revendas, que tem promovido insistentes feirões em que o modelo é ofertado com condições especiais. Além disso, a adoção de ABS e airbag na linha 2014 garantiu ao sedã uma pequena sobrevida de pelo menos mais um ano. No acumulado do ano, o Classic é o 10º carro mais vendido, com 54.659 unidades comercializadas.
Novo compacto em São José dos Campos
A Chevrolet está na briga com outras subsidiárias da GM para receber um investimento de R$ 2,5 bilhões para produzir até 2017 um novo modelo no país, na fábrica São José dos Campos.
Conforme Autoesporte já havia informado, trata-se de um compacto inédito que viria com a missão de substituir a dupla Celta e Classic.

Novo Logan na Argentina

foto-imagem-renault

A Renault aproveitou o Salão de Buenos Aires para apresentar a nova geração do Logan. Sua primeira aparição em solo latino-americano mostra um carro ligeiramente diferente do modelo europeu, principalmente nos detalhes.

Em relação ao carro vendido pela Dacia, o Logan traz a dianteira com a nova identidade visual da Renault – incluindo novos faróis, nova grade e para-choque redesenhado. O interior também será diferente, com difusores de ar retangulares em vez de circulares como no modelo romeno.

foto-imagem-novo-logan

 

O novo Logan deve ser lançado na Argentina no começo de 2014. Apesar da nova carroceria, no Brasil as opções de motorização devem ser as mesmas 1.0 16V, 1.6 8V e 1.6 16V, todas flexíveis.

Recall Classic e Montana 2012

Recall do Classic e Montana 2012
Modelos 2012 foram fabricados em junho deste ano.
Defeito é no suporte de fixação da suspensão dianteira esquerda.

A General Motors do Brasil convocou nesta sexta-feira (19) os proprietários dos modelos Classic 2012 e Montana 2012 para instalação de reforço no suporte de fixação da suspensão dianteira esquerda. São 1,4 mil unidades do Classic e 1.153 da picape Montana. De acordo com a GM, os veículos foram fabricados entre 13 e 30 de junho deste ano.

A empresa informou que constatou um defeito no suporte de fixação da suspensão dianteira esquerda, que pode causar risco de soltura parcial do braço de controle inferior da suspensão dianteira esquerda, levando a risco de acidente.

Confira chassis envolvidos no recall:
Modelo: Classic 2012
Nº de série do chassi: de CB119149 a CB129574 e de CC120476 a CC129050
Modelo: Montana 2012
Nº de série do chassi: de CB121364 a CB129575

O atendimento será feito na rede de concessionárias e oficinas autorizadas Chevrolet.

Fonte: Autoesporte

Sedã Jac J3 roda antes de lançamento

Chinês estará no Salão do Automóvel, em outubro

Os modelos chineses da JAC continuam rodando livremente por São Paulo. Nosso leitor Luís Eduardo flagrou uma unidade do sedã J3 em testes por uma das principais avenidas paulistas. O modelo é o topo de linha dos primeiros a chegarem ao país, com promessa de ótimo acabamento e extensa lista de equipamentos.

A marca espera vender 36 mil unidades no Brasil no ano que vem, com uma rede de 60 concessionárias oferecendo os modelos com preços entre R$ 38 mil e R$ 65 mil. A chegada oficial será no Salão do Automóvel, que abre as portas no fim de outubro.

Fonte: AutoEsporte

Nissan March é flagrado em São Paulo

Hatch será vendido em 2011 e vai estar no Salão do Automóvel, em outubro

Nunca o pequeno Nissan March havia sido flagrado no Brasil com tão poucos disfarces. As fotos enviadas por um leitor mostram o carro com alguns detalhes que serão mostrados no próximo Salão do Automóvel, em São Paulo, entre 27 de outubro e 7 de novembro. Entre eles está o friso cromado na grade dianteira, assim como na versão já vendida no Japão e será feita no México e importada para o Brasil em 2011, conforme antecipado por Autoesporte desde setembro do ano passado.

Com 3,78 metros de comprimento por 1,66 m de largura e 2,45 m de entreeixos, o March terá como principais rivais Fiat Punto, Citroën C3 e Volkswagen Fox. Além da versão hatch, o novo modelo também vai estar disponível no Brasil como sedã, conhecido pelo código L02B por fornecedores e pela fábrica.Terá visual exclusivo e arrojado e porta-malas generoso, com mais de 400 litros de capacidade.

Fonte: G1

Peugeot volta firme à briga

Depois de pular a geração do 207 francês, marca prepara o 208 nacional igual ao modelo europeu

Quando o bem-sucedido 206 evoluiu para 207 na França, a Peugeot brasileira fez as contas e concluiu que seria inviável produzir o mesmo carro na fábrica de Porto Real (RJ). Na época, o mercado brasileiro ainda não tinha crescido tanto, e a plataforma do modelo europeu parecia demasiada cara e sofisticada para os padrões do mercado nacional. Daí a solução de usar a base do velho 206 para fazer um 207 mais baratinho, com mudanças meramente visuais (na França ele cresceu e se sofisticou).

Se por um lado a Peugeot economizou em investimentos, por outro o 207 nacional não emplacou grande sucesso nas vendas. O consumidor não enxergou nele um avanço em relação ao 206. Agora, com o mercado batendo recordes, a Peugeot percebeu que vale a pena investir num compacto mais moderno. Em 2012 nascerá o 208 nacional, bem semelhante ao que haverá na Europa. Quem garante que isso é verdade? Fornecedores de peças. Eles já foram contatados pela marca francesa e começam a trabalhar nos componentes do 208. Graças a eles, e a informações vindas da França, chegamos à projeção que você vê nesta página (acredite!), muito fiel ao carro que estará no Salão do Automóvel, não deste ano, mas de 2012. A motorização será a mesma atual (1.4 e 1.6), com melhorias até lá.

Além de o Brasil ganhar relevância na estratégia global do grupo PSA (que inclui a Citroën), o que pesou a favor da decisão de fazer o 208 no Brasil foi o fato de ele ter a mesma base do novo Citroën C3, que também será produzido aqui no fim de 2011. Aliás, a base é a mesma do Citroën Air Cross, misto de minivan e jipinho que chega este ano. Da mesma plataforma sairão o C3 Picasso e um sedã derivado do 208. Não haverá mais a perua. E o 207? Continuará sendo vendido com preços mais acessíveis, pelo menos até a chegada de um novo popular (o futuro 107) em 2013.

Fonte: G1

Fotos Uno e Siena Sporting

Novas versões com apelo esportivo estão prestes a serem lançadas

A Fiat continua renovando sua linha com a substituição do motor 1.8 de origem GM pelos novos E.torQ, feitos na fábrica que era da Tritec, em Campo Largo (PR). Além do Punto e da linha Doblò, os próximos da lista a receberem os novos motores serão as versões Sporting do sedã Siena e da picape Strada. O primeiro foi flagrado pelas lentes do nosso colaborador Marlos Ney Vidal, cujas imagens identificam alguns detalhes como as rodas exclusivas, os adesivos nas laterais e os faróis de lentes escurecidas, como as do Palio 1.8R.

A principal novidade tanto no Siena quanto na Strada Sport será o novo motor 1.6 de 16 válvulas e 117 cavalos apenas com álcool no tanque. Apesar de ter bloco de ferro, o propulsor vem com cárter estrutural de alumínio e biela fraturada (como o do Focus 1.6 Sigma, entre outros concorrentes), o que traz benefícios como maior resistência e menor nível de ruído.  A chegada do sedã deverá acontecer primeiro, provavelmente no mês que vem.

Relembrando o UnoR, a marca italiana também lançará o Uno Sporting, mas com motor 1.4 já disponível atualmente. Dentre as diferenças em relação às demais versões, o carro terá apenas novos detalhes visuais, como adesivos, rodas e acabamento interno.

Fonte: AutoEsporte