Arquivo da categoria: Saveiro

Picape ganha visual mais distante da linha Gol e chega às lojas em abril

foto-imagem-saveiro

Quando a Volkswagen disse que a picape Saveiro se distanciaria do Gol, foi difícil de acreditar, mas a surpresa foi positiva ao ver o novo conjunto dianteiro mais agressivo e robusto – com inspirações claras na picape média Amarok. Oferecida em sete configurações, a novidade tem preços entre R$ 43.530 e R$ 69.250.

A verdade é que a vida nunca foi fácil para o modelo, já que a Fiat Strada praticamente dominou a liderança entre os comerciais leves nos últimos anos. Mas desde a chegada das novas Duster Oroch e Fiat Toro, foi preciso repensar o posicionamento da picapinha no mercado – apesar da marca negar qualquer intenção de brigar com as “médias-compactas”.

“Finalmente, temos uma Saveiro com identidade própria. Ela está mais robusta e com uma versão mais voltada ao trabalho [Robust]. Estamos certos de que vamos superar as expectativas dos nossos clientes”, disse Jorge Portugal, vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen do Brasil.

Parece que a Saveiro tomou fermento para crescer? Acredite, não é apenas impressão. A dianteira ficou mais alta e agora o capô está menos inclinado do que nas versões anteriores, enquanto a suspensão elevada da configuração topo de linha Cross foi adotada por toda a gama, o que aumentou em 2 cm a distância em relação ao solo. Na configuração com cabine simples, a caçamba comporta 924 litros, com cabine estendida, leva até 734 litros, enquanto a Saveiro cabine dupla é capaz de transportar até 580 litros na compartimento de carga.

foto-imagem-saveiro

A lista de equipamentos ficou mais recheada em todas as configurações (confira mais no fim da página), mas sob o capô não há nenhuma novidade: seguem em linha os motores 1.6 8V de 104 cv e 15,6 kgfm e 1.6 16V de 120 cv de potência e 16,8 kgfm de torque – a transmissão é manual de cinco marchas em ambos os casos, mas o propulsor mais potente é oferecido apenas na versão topo de linha Cross.

Confira os preços de toda a linha

Volkswagen Saveiro Robust 1.6 8V Cabine Simples – R$ 43.530
Volkswagen Saveiro Trendline 1.6 8V Cabine Simples – R$ 47.970
Volkswagen Saveiro Trendline 1.6 8V Cabine Extendida – R$ 52.730
Volkswagen Saveiro Trendline 1.6 8V Cabine Dupla – R$ 52.270
Volkswagen Saveiro Highline 1.6 8V Cabine Dupla – R$ 63.070
Volkswagen Saveiro Cross Cabine 1.6 16V Extendida – R$ 66.110
Volkswagen Saveiro Cross 1.6 16V Cabine Dupla – R$ 69.250

Visual

Os novos faróis, bem maiores do que aqueles empregados no Gol e no Voyage reestilizados, chamam a atenção. Com dupla parábola, o conjunto ficou mais refinado e agora está integrado com a grade, que traz frisos cromados nas versões mais caras Highline e Cross. As lanternas também estão mais modernas e agora têm iluminação com efeito 3D, mas o formato da peça é o mesmo de antes.

foto-imagem-saveiro

Por dentro, as novidades são as mesmas do restante da família Gol. Ou quase, já que apenas as versões mais caras da picape receberam o painel de linhas mais modernas, enquanto a inédita opção de entrada Robust traz na cabine o mesmo visual de antes – com exceção do volante, que agora tem desenho inspirado na peça utilizada pelo Golf, porém, simplificado.

Nova Saveiro Rocket e Agile Crossport

foto-imagem-nova-saveiro

Volkswagen Saveiro RockeT


Nesta edição, a presença de conceitos nacionais foi pequena, apenas o Mio, da Fiat, mostrou alguma originalidade. Mas, das modificações promovidas em modelos de série dois carros nos chamaram a atenção, a Saveiro RockeT e o Agile Crossport.

A picape da Volkswagen não passa de um estudo, mas traz ideias interessantes como o motor turbo de 122 cv herdado da Audi e o câmbio de seis marchas. O design buscou inspiração em cupês e como hoje vale tudo em mesclar estilos dá até para entender a intenção da marca.

O Crossport é um Agile com cara de CrossFox. Pelo menos foi a primeira impressão que causou ver um compacto com visual off-road e pintura laranja. Nesse caso, a Chevrolet não quis inventar nada na parte mecânica, apenas mostrar ao público como ficaria o hatch em traje fora-de-estrada. Nem seu deu ao trabalho de montar o carro, tarefa repassada à conhecida Batistinha Garage.

O visual do carro só comprova que o Agile passa longe do conceito de automóvel. Ele se dá melhor mesmo no papel de mini-utilitário mesmo. Presente no Anhembi, o hatch Aveo, por exemplo, é incontáveis vezes mais interessante que a criação de Carlos Barba e cia. Só a GM não vê.

crossport-605x403

Chevrolet Crossport


 

IMG_2267-605x403

Volkswagen Saveiro RockeT