Arquivo da categoria: 308 Hatch

Peugeot – Será que os carros da marca francesa desvalorizam mesmo?

Atualmente ela vende os modelos 208, 2008, 408, 3008 e 5008, além dos comerciais leves Partner, Jumpy e em breve novamente o Jumper. Mas, há alguns anos atrás, a marca vendia por aqui diversos modelos, que iam do 106 ao 807. Primeira fabricante de carros a desembarcar no Brasil com um automóvel, isso em 1891, a Peugeot chegou de forma oficial ao mercado brasileiro nos anos 90.

Como uma das “newcomers”, ela ajudou a moldar o mercado automotivo brasileiro, que antes era centrado em quatro marcas que sobreviveram ao fechamento das fronteiras para produtos estrangeiros. Com chegada oficial em 1992, a Peugeot começou a vender seus carros importados da França num momento em que o consumidor começava a experimentar veículos com tecnologias mais modernas. Obviamente, nem todo mundo estava preparado para tanta sofisticação.

O problema, no início, não estava exatamente no produto, mas nos consumidores. Ainda cercados pela cultura dos carros das duas décadas anteriores, que estavam muitos anos atrás de seus semelhantes no mercado exterior, fez com que muita gente acreditasse que poderia manter um carro importado como se fazia com um nacional. Por conta disso, muito gente deixou de fazer as manutenções necessárias em seus carros, buscando oficinas no mercado que não tinham a experiência nas tecnologias envolvidas, logo ficou evidente que os problemas começariam.

Além disso, de forma geral, os carros importados não estavam exatamente adaptados ao clima e condições de rodagem no Brasil. Assim, duas coisas básicas começaram a falhar com o tempo (refrigeração e suspensão). Logicamente nem todo mundo enfrentou isso, mas mesmo aqueles que recorreram aos revendedores, parte teve problemas, pois os depoimentos na internet revelam que as peças eram caras e o serviço ruim.

As queixas contras as revendas se tornaram comuns e ainda hoje, fala-se muito mal de algumas marcas nesse quesito e a Peugeot não é exceção. Em 2001, a marca francesa abriu sua fábrica no Brasil, em Porto Real-RJ, junto com a irmã Citroën. A produção do 206 veio com algo inusitado, seu motor era de origem Renault. Com esta e a parisiense, elas formavam um trio de marcas francesas com a Peugeot.

Em depoimentos na internet, clientes começaram a reclamar do atendimento nas revendas e dos problemas nos carros. Como toda a reclamação coletiva ganha força, com ou sem fundamento, imediatamente a preocupação com pós-venda e com a manutenção dos veículos foram repassados ao mercado. A ideia de que o Peugeot 206 feito em Porto Real era um importado se espalhou, assim como a fama de ruim nos serviços de revisão e em defeitos do produto.

Com isso, o preço do Peugeot usado começou a despencar e a desvalorização acentuada se tornou uma característica infeliz da marca, que assim teve sua imagem arranhada profundamente no Brasil. Peças caras, problemas não resolvidos, clientes insatisfeitos, tudo somou para que a fabricante francesa entrasse em declínio diante do consumidor brasileiro, algo bem diferente da imagem vista na vizinha Argentina, onde hoje ela vende o dobro daqui.

Dessa forma, os carros da Peugeot passaram a ser revendidos com preços abaixo do mercado, indicando alta desvalorização. Em termos de produto, o veículo da marca sempre teve diferenciais enormes de conceito para os carros vendidos pelas montadoras mais antigas e pelas japonesas ou coreanas, por exemplo. Mas, tratava-se de um produto feito para a Europa e que aqui não aceitava as condições que clima, pavimento e proprietários impunham.

Haviam reclamações quanto ao funcionamento com gasolina e excesso de alertas, algo bem diferente das marcas mais populares, que omitiam boa parte do que estava acontecendo com o veículo. Esse excesso de zelo em informar tudo ao condutor, irritou muita gente. Além disso, os carros não toleravam a má conduta de muitos clientes, que se retiraram da rede autorizada para fazer a própria manutenção. Fugindo de preços altos e mal atendimento, caíram na inexperiência de muitos profissionais independentes, que acabaram prejudicando ainda os carros, os clientes e a Peugeot.

Após mais de 10 anos, a Peugeot decidiu virar a mesa e criou diversas formas de mudar a imagem da marca, começando pelo descredenciamento de boa parte da rede autorizada. Os que restaram, passaram por uma reformulação, que unificou o pós-venda com a Citroën e obrigatoriamente as lojas.

Nacionalizou 208 e 2008, bem como criou um programa chamado Total Care, onde a marca descreve 10 compromissos com o cliente. Além disso, o Renova Peugeot promete pagar 85% da Fipe em carros usados da marca e estendeu o reboque gratuito para todos os donos de Peugeot com até oito anos de uso, estando ou não na garantia.

Mas e o consumidor? Em opiniões publicadas na internet, a maioria dos clientes atualmente se mostra confortável com o produto Peugeot e até com a nova rede autorizada, mas o estigma continua em muitos compradores. As alterações surtiram efeito e no ano passado a Peugeot vendeu 26.855 unidades, sendo a 11ª no ranking e à frente da Citroën e Mitsubishi. Até abril de 2018, a marca se mantém na mesma posição.

Será que desvalorizam mesmo?
Cerca de um ano e meio atrás, fizemos um Top 10 sobre os 20 carros que mais se desvalorizavam no mercado nacional. Desse total, três modelos eram da Citroën e não havia nenhum Peugeot, o que surpreendeu alguns leitores. Na mesma época, outra pesquisa de mercado – Prêmio Maior Valor de Revenda, da agência Auto Informe – apontou apenas o 408 numa lista de 38 carros com maior desvalorização.

O sedã perdia 16,90% de seu valor em um ano. O 208 se posicionou em 14º entre os que menos perdem com 9,4%. Na mesma pesquisa, realizada no ano seguinte, em 2017, o 208 perdia 10,8% em 12 meses, mas o Gol perdia 10,9%! Ou seja, no ranking dos 20 mais, o Peugeot ficou em 17º e o VW em 18º lugar. No caso dos SUVs, o 2008 ficou em sétimo lugar com 12,4% de depreciação, mas o Renegade ficou em nono com 12,7%.

No Top 10 dos carros com maior desvalorização, publicado em abril, não havia nenhum modelo da marca. Então, atualmente, os carros da Peugeot não estão mais tão desvalorizados assim, embora seja possível encontrar modelos a venda abaixo do preço de tabela Fipe.

Peugeot revela versão turbo de até 156 cv e porta-malas de 610 litros.

foto-imagem-308A Peugeot revelou nesta segunda-feira (6) as primeiras imagens do novo 308 SW, que será lançado oficialmente durante o Salão de Genebra, de 6 a 16 de março. A perua segue os traços e elementos do hatch, apresentado em maio do ano passado.

foto-imagem-porta-mala

A principal novidade do novo 308 SW está no porta-malas, que agora comporta 610 litros – 140 a mais que os 470 litros do hatch e 37 acima do porta-malas de sua antecessora. O aumento se explica pelo comprimento maior, que saltou para 4,58 m, ante 4,25 m do hatch.

Em relação à motorização, o novo 308 SW seguirá a mesma oferta do hatch, que inclui propulsores com potências de 92 cv, 110 cv, 115 cv, 120 cv, 125 cv, 130 cv, 150 cv e 156 cv, movidos a diesel ou gasolina.

foto-imagem-novo-peugeot

 

 

Peugeot 308 ganha versão esportiva R concept

foto-imagem-308-RA Peugeot prepara uma versão esportiva do seu hatch 308. Mas ela será vista primeiro como protótipo no Salão de Frankfurt, que acontece em setembro. Trata-se do 308 R Concept, que já traz no visual muito do tempero extra que a marca francesa promete para a versão final.Nesta versão, o hatch aposta em alterações pontuais, mas que deixam claro sua vocação. A grade dianteira não segue o estilo tradicional da marca, e ficou mais reta e agressiva. As lanternas também não trazem lembranças do 308 regular, a não ser pelas luzes diurnas de LED. Os parachoques dianteiro e traseiro foram retrabalhados, ganhando um visual mais recortado e integrado – no caso do segundo, com dupla saída do sistema de escape.foto-imagem-308-R

 

O desenho das rodas de 19″ também é exclusivo. Na edição especial criada para a mostra alemã, o 308 R vem com pintura bicolor – vermelho na seção frontal e preto na traeira. O motor é o mesmo 1.6 turbo de quatro cilindros, mas com alterações para fazê-lo render 270 cavalos de potência. O câmbio é manual de seis velocidades, com tração dianteira.

roberto-jomario-308-R

Fotos Flagra Peugeot 308 roda em testes

Fotos do Peugeot 308 em testes no RJ

A Peugeot já prepara um novo lançamento para o Brasil. Na metade do ano que vem chega por aqui o sucessor do 307 argentino, batizado de 308, que por sinal acaba de ser reestilizado na Europa. Com direito a lanternas para uso diurno e um discreto facelift que alterou principalmente os para-choques em relação ao primeiro 308, o hatch foi flagrado em testes no Rio de Janeiro pelo nosso leitor Paulo Augusto Dalboni. A camuflagem localizada principalmente na dianteira já dá pistas do que será novo no visual.

O 308 será produzido na Argentina, a exemplo do sedã 408, que chegou na frente, substituindo o 307 Sedan. Ainda para 2012, a Peugeot planeja lançar o sucessor do atual 207, o 208, que só deve começar a ser vendido no final do ano.

Fonte: AutoEsporte

Fotos Flagra Peugeot 308 hatch no Brasil

Nova família chega até o final do ano para aposentar a linha 307.
Apesar da placa da França, modelo poderá ser produzido na Argentina.

308 andando sem disfarçes na cidade de Cascavel, no Paraná.

A linha 308 deve estrear no Brasil no final do ano para aposentar a família 307, que foi lançada no país em 2006 e de lá para cá não teve mudanças.

Fonte: AutoEsporte