Arquivo da categoria: Idea

Flagra: conheça o novo Palio

Lançado em 1996, o principal carro da Fiat vai mudar por completo em 2011, com plataforma do novo Uno e design inspirado no Punto

A Fiat não se acomoda com a posição de liderança obtida há quase uma década. Mal o novo Uno chegou às ruas e a montadora já prepara o lançamento do Punto com os motores E-TorQ. Depois ainda tem o Idea reestilizado e, enfim, os últimos ajustes no Bravo, previsto para o começo de 2011. Para a engenharia, porém, esses carros são coisas do passado. Nesse departamento, as atenções estão voltadas para o projeto 326, que dará origem à nova família Palio. Tamanha dedicação faz sentido: trata-se do principal carro da Fiat no Brasil, o mais vendido da marca e o segundo mais emplacado do país. Desde 1996, quando a primeira geração foi lançada, mais de 2,5 milhões de unidades do Palio foram produzidas. Agora, o modelo se prepara para a maior mudança de sua história. Após três reestilizações, chegou a hora de um Palio totalmente novo.

Os primeiros protótipos começaram os testes de rodagem na segunda quinzena de maio, com a carroceria tão coberta que mais parecem caixotes. Foi um desses carros que flagramos nas cercanias da fábrica de Betim (MG), aos 45 minutos da etapa final de fechamento desta edição. Para agosto estão previstas as etapas de try-out (testes de ferramental) das peças de estamparia. Mas o que a Fiat tenta esconder a gente já revela nestas projeções: este é o novo Palio. Com base nas fotos do flagra, em imagens publicadas no jornal Estado de Minas e em peças do carro a que tivemos acesso, Autoesporte acionou sua rede de informantes para refinar o desenho. Quem já viu o modelo limpo garante que estamos muito próximos do resultado final. Duas dicas a gente tinha faz tempo. Um funcionário da Fiat falou demais, e acabou antecipando que o próximo
Volvo C30”. Aí está.

Fonte: AutoEsporte

Flagra: Citroën Aircross

Novo monovolume nacional estreia em agosto, mas já roda limpinho em São Paulo

Depois de tantos flagras nas cercanias da fábrica da PSA em Porto Real (RJ), a Citroën acabou com o mistério e revelou algumas imagens do seu próximo lançamento, o Aircross, que chega às lojas em agosto.

Nada como ver o carro ao vivo, porém, para tirar conclusões mais concretas. Foi o que fizemos ontem à noite, quando uma unidade do Aircross estava praticamente exposta no lava-rápido de um shopping da zona oeste de São Paulo, como mostram nossas fotos.

A primeira impressão é bastante positiva: a versão aventureira do C3 Picasso (que também será feito no Brasil, em 2011) exibe um visual arrojado e chamativo. Além das formas cubistas com os cantos arredondados da carroceria, o modelo traz uma grade frontal inédita, com o logotipo da marca em destaque. O para-choque tem uma espécie de quebra-mato de plástico embutido, enquanto as laterais recebem estribos.

Interessante também é o rack do teto que parte das colunas dianteiras, que por sinal são bastante finas para ajudar na visibilidade (repare na grande área do para-brisas). Atrás, a Citroën conseguiu uma boa solução para o estepe pendurado, de modo que não pareça uma adaptação. Por fim, as rodas de liga têm desenho esportivo, com uma parte pintada de preto.

A Citroën promete que o Aircross será o aventureiro mais requintado do mercado. Pelo que pudemos observar do interior, não parece promessa de político: há um belo volante de três raios com a base achatada (como no novo C3 europeu), diversos detalhes cromados, quadro de instrumentos com grafismo moderno e mesinhas nos encostos dos bancos dianteiros. O modelo flagrado aparenta ser da versão topo de linha, com uma tela de LCD no alto do painel (para o GPS) e bancos com uma parte revestida de couro.

Equipado com motor 1.6 16V flex de 110/113 cv (o mesmo do C3), o Aircross deverá ter preço a partir de R$ 52 mil, para competir com o Fiat Idea Adventure (que será reestilizada e ganhará novo motor em breve) e o VW CrossFox.

Fonte: AutoEsporte

Menos disfarçado, Idea mostra lanterna de led

Monovolume será o primeiro nacional a adotar tecnologia

Os flagras do novo Idea estão se tornando cada vez mais constantes próximo à fábrica da Fiat em Betim (MG). Tudo isso devido à proximidade com o lançamento do carro. Mas agora a grande novidade são as lanternas de led do modelo que foram reveladas pela primeira vez por meio das lentes de nosso colaborador Marlos Ney Vidal.

O monovolume será o primeiro carro nacional a adotar esta tecnologia presente em diversos modelos importados. A estreia do Idea renovado está marcada para o Salão do Automóvel, em São Paulo. As novas maçanetas também são reveladas por estas imagens, mais finas, são diferentes das utilizadas pela geração atual. A frente será toda nova, com faróis de linhas arredondadas e nova grade, inspirada nas do Punto Evo (disponível só na Europa) e do Bravo. Os para-choques também serão modificados, enquanto o motor 1.8 atual dará espaço ao novíssimo e-TorQ 1.6 16V.

Fonte: AutoEsporte

Flagra do Idea Camuflado

Monovolume roda em testes em MG e chega renovado no Salão do Automóvel

Pronta para lançar o Punto 2011, a Fiat corre agora com os ajustes finais de outro lançamento, o renovado Idea, um dos modelos que mais vai mudar em sua linha 2011. O monovolume deverá ser apresentado oficialmente ao público no Salão do Automóvel, em São Paulo e chegará com uma frente totalmente nova. Alem disso, será o primeiro carro nacional a trazer lanternas de led de fábrica.

Conforme mostra a projeção no rodapé da página, feita por João Kleber Amaral, o modelo irá ganhar nova grade, seguindo o padrão da Fiat, como no Punto e no Bravo. O para-choque ganhará novas linhas e frisos cromados, assim como na lateral do carro. O motor 1.8 da GM será substituído pelo novo e-TorQ 1.6 16V, que estreia antes no Punto.

Os flagras feitos pelo nosso colaborador Marlos Ney Vidal aconteceram na região de Betim (MG), onde está a fábrica da Fiat. Coberto por uma camuflagem mais leve, o carro começa a mostrar suas novas linhas, principalmente no farol, que será arredondado.

Fonte: AutoEsporte

Fotos Flagra do Novo Fiat Idea

Minivan ganha novo visual para o Salão do Automóvel

No calendário de lançamentos da Fiat desse ano está incluída a versão reestilizada da minivan Idea, que foi flagrada pelo espião Marlos Ney Vidal. Ainda camuflado, o carro aparece em fase final de testes. Pelas imagens fica claro que as principais mudanças ficarão na frente, que ganhará novos faróis e grade redesenhada, além de novos detalhes no capô e para-choque.

O novo Idea, que será exibido no Salão do Automóvel, passará por uma cirurgia a fim de levantar seu estilo e suas vendas. Em resumo: a Fiat vai trocar para-choque dianteiro, grade, farol e lanterna, além de dar um banho de cromados. O hatch médio Bravo foi a inspiração dos projetistas. O farol vai ser espichado para a lateral, enquanto a grade ficará mais fina. A área para os faróis de neblina será ampliada, assim como o retrovisor externo. Atrás, a lanterna exibirá novo posicionamento das luzes.

Conhecido nos corredores da fábrica como projeto 351(ng), o Idea será feito sobre a plataforma 178 e manterá as dimensões e a opção de versão Adventure. Outra novidade esperada é a troca do motor 1.8 da GM pelo 1.6 16V da Tritec nos modelos mais caros — o ELX deverá manter o 1.4, mas com 85/86 cv como no Punto. No final de 2014 a Fiat planeja fazer outra pequena mudança no visual do Idea.

Fonte: AutoEsporte