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Primeiras gravações detalham aspectos técnicos do novo superesportivo

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A novíssima Ferrari F12tdf foi revelada esta semana, mas faltava algo a mais: vídeos do superesportivo em ação. Tudo indica que o desejo será realizado em breve, já que a marca começou a divulgar as primeiras gravações do modelo. Nesta quarta-feira (16), o canal da italiana no YouTube revelou um vídeo em que detalha o funcionamento do motor V12 6.2 configurado para render 780 cavalos de potência.

Um gostinho da dinâmica da F12tdf vem no segundo vídeo, que mostra o desempenho do superesportivo na pista em comparação com outros modelos da marca. A nova Ferrari chega 100 km/h em 2,9 segundos e aos 200 km/h em 7,9 segundos. Infelizmente, apenas imagens de computador são usadas. Nada de borracha no asfalto. Pelo menos por enquanto, pois a promessa é que novos vídeos subam no canal diariamente, até vermos o desempenho do modelo na pista de competição.

A versão extrema do modelo F12 Berlinetta recebeu este nome em homenagem ao Tour de France e terá apenas 799 unidades fabricadas, com preços não divulgados pela marca (mas certamente será mais cara que F12, de R$ 3,6 milhões). Apenas 799 unidades serão fabricadas.

Confira o vídeo sobre o motor:

Ferrari F12 Berlinetta – Carro mais rápido da Ferrari de todos os tempos – Motor v12


A Ferrari apresentou hoje o seu modelo mais aguardado dos últimos anos: a F12berlinetta, GT que chega para assumir o lugar da inônica Ferrari Enzo. E o modelo já se apresenta com um feito único – é a Ferrari mais rápida já criada. Isso mesmo, ela é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos, de acordo com os testes realizados pela italiana. Se o piloto não interromper a brincadeira, a aceleração segue até os 200 km/h em mais 5,4 segundos – 1,23 segundo mais rápida do que qualquer outro modelo de rua da Ferrari.

O responsável por isso, em grande parte, é o motor V12 de nova geração. Montado em 65º, o propulsor de 6.262 cc é capaz de desenvolver 740 cavalos de potência a 8.500 rpm e 70,3 kgfm de torque a 6.000 rpm. Ao levar em conta o peso de apenas 1.525 kg da F12berlinetta, é possível calcular uma relação peso-potência de 2,1 kg/cv, o que contribui muito para a velocidade máxima de mais de 340 km/h.

Com 4,61 m de comprimento, 1,94 m de largura e 1,27 m de altura, a F12berlinetta garantiu sua leveza com a adoção de 12 tipos diferentes de ligas na criação do chassis, algumas utilizadas pela primeira vez no setor automotivo, segundo a Ferrari. A estrutura ficou 20% mais rígida, enquanto o peso caiu 70 kg em relação ao último cupê V12 da marca.

A transmissão é automática de dupla embreagem com opções de trocas manuais por borboletas posicionadas atrás do volante, desenvolvida pela equipe de F1 da scuderia. E tão importante quanto acelerar é parar, por isso a F12berlinetta traz os freios a disco de carbono e cerâmica de última geração da Ferrari, que trabalham em conjunto com o sistema de controle de suspensão SCM-E e toda a já tradicional eletrônica de segurança, como ABS, controle de estabilidade, diferencial eletrônico e mais.

O desenho da F12berlinetta foi criado em conjunto entre centro de estilo da marca e o tradicional estúdio de estilo Pininfarina, responsável por vários outros projetos da Ferrari. Seu desenho foi estudado para ser um cuidadoso equilíbrio entre estilo e aerodinâmica, afim de manter as características visuais dos novos modelos V12 da italiana (cuja principal identificação é a grade dianteira) sem sacrificar o desempenho. O resultado é uma redução de downforce nos testes de túnel de vento em relação aos demais V12, com 123 kg atingidos a 200 km/h e coeficiente de arrasto de 0,299. Outra preocupação foi oferecer um espaço interno maior do que os cupês desenvolvidos no passado.

E por falar em interior, um acabamento inédito na linha Ferrari é oferecido, com um novo posicionamento dos controles no console central e nos arredores do painel de instrumentos – sem abandonar a tradicional “Interface Humano Máquina”, utilizada pela Ferrari para criar um cockpit inteiramente voltado para o motorista. Os detalhes foram todos trabalhados artesanalmente, e exaltam o contraste entre a fibra de carbono, alumínio e o couro Frau, distribuídos por todo o interior.

A F12berlinetta fará sua primeira aparição pública no Salão de Genebra, que começa semana que vem. Preços e data do início das vendas deverão ser divulgados no evento.

Confira abaixo o vídeo teste na pista feito por Fernando Alonso e Felipe Massa: