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À ESPERA DO ESPORTIVO NACIONAL

Depois do fim dos fora de série brasileiros nos anos 1990, nova geração de supercarros não tem força para sair do papel

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Os genuínos cupês brasileiros, feitos artesanalmente e patrocinados por entusiastas da velocidade, ficaram lá nos anos 1990. Novatos até surgiram, alguns inclusive com a pretensão de levar o título de “primeiro superesportivo brasileiro”. Mas até agora nenhum deles vingou. Lembra do Vorax? O carrão de estilo invocado causou frisson no no Salão de São Paulo de 2010. Além do visual, o cupê prometia entregar até 750 cv, na versão com motor 5.0 V10 supercharger biturbo. À época, cada unidade sairia pelo preço de R$ 700 mil. O projeto empolgou, mas o carro não ganhou as ruas.

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Depois dele, veio o cupê DoniRosset. Anunciado em 2012 pelo estúdio paulista Amoritz GT, o projeto do bólido “made in Brazil“ incluía enorme bloco 8.4 V10 biturbo de Dodge Viper capaz de gerar 1.007 cv. Força bruta suficiente para tirá-lo do chão, mas pelo jeito não do papel. Estimado em R$ 2 milhões, a carrão chegou a ganhar um protótipo de argila no ano passado, mas não uma versão preliminar de fato. A promessa e a espera pelo supercupê brasileiro continuam.

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LOBINI H1: Criado em 2005, o Lobini era feito em Cotia (SP). Trazia portas automáticas com abertura para cima e um bloco 1.8 turbo de 180 cv herdado do VW Golf.

 

 

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Puma GTB S: Assim como o GT, o modelo de 1975 trazia mecânica de Opala, mas com novo chassi. O motor seis cilindros de 171 cv garantia desempenho de esportivo europeu.

 

 

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Hofstetter: O estilo futurista incluía portas asa de gaivota. Era equipado com o motor VW 1.8 de quatro cilindros a álcool, turbinado para entregar 140 cv.

 

 

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Miura: Nos anos 1980, o esportivo gaúcho da Besson-Gobbi era objeto de desejo. Tinha regulagem elétrica para o volante e pedais ajustáveis. Mas a performance era modesta.

 

 

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Emme Lotus 422: Lançado em 1997, esse sedã brasileiro seria capaz de rivalizar com os importados. Mas não passou de enganação. A empresa surgiu e sumiu sem deixar vestígios, apenas uma história mal contada.

Fotos dos carros que saíram de linha em 2012

Adeus, ano velho… Meriva, Zafira, Parati e Omega foram alguns dos carros que se despediram do mercado este ano

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A CHEVROLET FOI A MARCA QUE PROMOVEU A MAIOR RENOVAÇÃO EM SEU PORTFÓLIO. O SEDÃ PRISMA VENDEU 34.838 UNIDADES ANTES DE SE DESPEDIR DO MERCADO, ESTE ANO.

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PEUGEOT 307 SAIU DE CENA PARA A ENTRADA DO IRMÃO 308. EM 2012, A VERSÃO SEDÃ VENDEU 1.016, ENQUANTO O HATCH VENDEU 1.613 UNIDADES.

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O MONOVOLUME XSARA PICASSO PAROU DE SER PRODUZIDO EM MARÇO, DEPOIS DE 11 ANOS NA ATIVA. A MINIVAN MÉDIA DA CITROËN VENDEU 2.471 UNIDADES EM 2012.

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MERIVA E ZAFIRA SAÍRAM DE LINHA AO MESMO TEMPO PARA ABRIR CAMINHO PARA O SPIN. A MINIVAN SE DESPEDIU DE 2012 COM 11.520 UNIDADES VENDIDAS NO ANO.

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JÁ A IRMÃ ZAFIRA VENDEU 4.189 UNIDADES ANTES DO ADEUS DEFINITIVO. NÃO É POSSÍVEL ENCONTRAR MAIS NENHUM MODELO ZERO QUILÔMETRO.

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A HISTÓRICA VOLKSWAGEN PARATI VAI DEIXAR SAUDADE. A PERUA VENDEU 3.459 UNIDADES EM 2012.

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O SEDÃ PREMIUM OMEGA DEIXOU DEFINITIVAMENTE DE SER IMPORTANDO PARA O BRASIL. A VERSÃO FITTIPALDI QUE AINDA ERA COMERCIALIZADA JÁ NÃO PODE MAIS SER ENCONTRADA NAS REVENDAS. ESTE ANO FORAM VENDIDAS 360 UNIDADES.

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O MODELO DE ENTRADA NA VOLVO NO PAÍS SE DESEPEDE AGORA EM DEZEMBRO. AINDA HÁ UNIDADES À VENDA. APENAS 78 MODELOS EMPLACARAM EM 2012.