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Sistema não identificou presença de caminhão em rodovia nos EUA, mas NHTSA aponta que motorista poderia ter evitado batida

O departamento de transportes dos Estados Unidos (NHTSA) concluiu as investigações do acidente que matou o motorista de um Tesla Model S em maio de 2016, apontando que não há evidências de falha no veículo. Na ocasião, o acidente foi classficado como o primeiro com vítima fatal causado por um carro rodando em modo de condução semiautônoma.

O acidente aconteceu enquanto Joshua Brown rodava com a função Autopilot ativada em uma rodovia de pista dupla. Em um cruzamento, um caminhão entrou à esquerda e atravessou na frente do veículo. Na ocasião, a Tesla afirmou que a altura e o brilho refletido pelo caminhão confundiram as câmeras e os sensores de radar do sedã elétrico, que identificaram o baú como sendo parte do céu iluminado.

Desde então, a montadora realizou algumas melhorias e atualizações no Autopilot. Uma das maiores mudanças é a desativação do sistema caso o motorista não responda aos sinais sonoros emitidos pelo carro e indique que está pronto para assumir o controle a qualquer momento.

O NHTSA ressaltou que, mesmo que um carro esteja temporariamente no sistema de direção semiautônoma, ainda cabe ao motorista a responsabilidade de ficar atento às condições de tráfego e estar preparado para intervir em situações de emergência.

Após o acidente, foi especulado que Brown não estava prestando atenção no trânsito ao redor, fato confirmado pela investigação. Segundo o NHTSA, houve um período prolongado de distração do motorista antes do acidente, de pelo menos 7 segundos.

Além disso, dois minutos antes da batida, o condutor aumentou a velocidade do piloto automático para 119 km/h, sendo que o limite da via era de 104 km/h. Considerando as condições climáticas e da via, a investigação apontou que o motorista deveria conseguir enxergar o caminhão pelo menos 7 segundos antes da colisão.

Por fim, o relatório ainda afirma que Joshua não esboçou reação para evitar o acidente, seja acionando o freio ou simplesmente retomando a direção do veículo. Vale lembrar que o modo Autopilot emite sinais sonoros assim que identifica a possibilidade de acidente.

Bugue elétrico Venturi América pode atingir 200 km/h

Protótipo será uma das atrações da mostra francesa que começa amanhã

Entre os modelos conceituais que serão mostrados no Salão de Paris (França), que abre suas portas para a imprensa a partir de amanhã, estará o bugue elétrico Venturi América, inovador por dar mais sofisticação, esportividade e um sistema propulsor elétrico a esse tipo de carro originalmente bem despojado e com barulhentos motores a combustão.

Além do visual nada comum, a ficha técnica impressiona por números bem otimistas. Que tal uma velocidade máxima de 200 km/h e uma autonomia de 300 quilômetros apenas rodando com motor elétrico. Vamos aguardar para ver como será a reação do público no evento na capital francesa, o que será decisivo para a fabricante decidir se esse protótipo terá uma versão definitiva ao não.

Fonte: Revista AutoEsporte