Google

Zoe, o primeiro carro elétrico “popular” do mundo – Automóvel da Renault compacto custa 15,7 mil euros

Data: março 6, 2012
Opiniões
Deixe a sua!

Renault Zoe teve preço anunciado para a França: 15,7 mil euros (Foto: Divulgação)

Compacto de 15,7 mil euros é destaque francês no Salão de Genebra.
DJ David Guetta é anunciado embaixador mundial do compacto Twizy.

A Renault descreve o pequeno Zoe como o primeiro modelo “popular” 100% elétrico do mundo. Apesar de o lançamento oficial do Twizy ter maior destaque pela presença do DJ francês David Guetta no estande da marca, as atenções em Genebra foram voltadas para o Zoe exatamente pelo anúncio do preço na França: ele custará a partir de 15,7 mil euros (R$ 35.968), levando em conta os impostos. O carro já pode ser encomendado no mercado francês.

Na realidade, exatamente barato ele não é — o Twingo, carro de entrada da Renault sai por a partir de 7.990 euros. Porém, perto dos outros elétricos e híbridos vendidos no mundo, como o Nissan Leaf, o preço é sim bem competitivo.

O Zoe reforça o plano da montadora chamado de “Renault Drive The Change” (Mude a Direção, no Brasil), que estabelece a meta de reduzir em 10% as emissões de CO2 de todo o portfólio da marca até o ano que vem. Atingido o objetivo, a meta seguinte é reduzir mais 10% entre 2013 e 2016.

Para uso diário em grandes centros urbanos, o Zoe quer passar a ser conhecido por disponibilizar a mobilidade elétrica “para todos”, bem ao gosto da democracia francesa. Ele tem autonomia para rodar 210 quilômetros sem necessidade, no entanto, a Renault afirma que isso vai variar conforme as condições de rodagem, perfil do trajeto, temperatura externa, etc.

O carro é apresentado com a nova assinatura de identidade da marca, vide a semelhança com a frente do Novo Twingo e do Twizy.

Lançamento oficial do Twizy

Durante o Salão do Automóvel de Genebra, a Renault comemorou também o lançamento oficial do Renault Twizy, com o artista francês mais celebrado do momento, David Guetta, eleito o DJ número 1 do mundo e premiado com dois Grammy Awards. Acompanhado de sua mulher, Cathy Guetta, criadora das famosas festas noturnas de Ibiza, David Guetta assinou pareceria com a Renault para a divulgação mundial do Twizy.

Nova família de motores

Durante o Salão de Genebra, a Renault apresentou também duas novas motorizações dentro da família Energy: o Energy TCe 90 – inédito propulsor turbo de três cilindros movido a gasolina, com 899 cm³ – e o Energy dCi 90, derivado do Energy dCi 110 (revelado no Salão de Frankfurt 2011). Esses dois lançamentos ampliam para oito a gama de motores da família Energy, lançados em apenas 16 meses.

De acordo com o presidente e CEO da Renault, Carlos Ghosn, os novos propulsores são fruto da experiência da marca com os carros desenvolvidos para a Fórmula 1.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.