Google

Volkswagen compra 20% da Suzuki por US$2,5 bi

Data: dezembro 9, 2009
Opiniões
Deixe a sua!

fotos-imagens-volkswagen-suzuki

A Volkswagen vai comprar um quinto da Suzuki Motors por 2,5 bilhões de dólares, dando à companhia alemã a expertize da companhia japonesa na produção de carros pequenos e domínio na Índia, enquanto busca se tornar a maior montadora do mundo.

Com a indústria global de veículos ainda enfrentando demanda frágil, excesso de capacidade crônico e regras ambientais mais rígidas, a pressão tem crescido para que montadoras unam força para reduzir custos e desenvolverem novas tecnologias.

No início deste mês, a PSA Peugeot Citroen e a Mitsubishi Motors informaram que vão explorar relacionamento mais próximo, que até agora vinha sendo limitado a uma parceria de projeto.

O acordo recente prevê que a Suzuki vai investir até metade dos recursos recebidos em ações da Volkswagen, ganhando o apoio da terceira maior montadora do mundo. As ações de ambas as companhias subiram.

“É uma combinação interessante que tem benefícios mútuos”, afirmou o analista Toshiro Yoshinaga, da Aizawa Securities. “A Suzuki tem uma sólida posição na Índia e o mesmo acontece com a Volkswagen na Europa.”

A Volkswagen, que também é a maior montadora da China, o maior mercado de veículos do mundo, vai fornecer à Suzuki tecnologia para produção de carros híbridos e elétricos que não possui em sua linha de produtos.

Nos primeiros seis meses de 2009, a Volkswagen vendeu 3,265 milhões de veículos e a Suzuki vendeu 1,15 milhão. As vendas combinadas das empresas de 4,415 milhões de unidades superam as de 3,564 milhões de unidades da Toyota.

Fonte: Reuters

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.