Google

Taxas deixam financiamento do carro mais caro – Cobrança indevida eleva valor do veículo em até 35%

Data: janeiro 19, 2012
Opiniões
Deixe a sua!


O consumidor brasileiro deve ficar atento ao contratar o financiamento de um veículo. De acordo com a União Brasileira dos Consumidores, instituições financeiras estão cobrando taxas abusivas, que podem elevar o valor final do carro entre 10% e 35%.

“Recebemos centenas de reclamações nos últimos meses relacionadas a cobrança ilegal de taxas. As financeiras estão repassando para o consumidor custos operacionais do negócio”, afirma Roberto Gilvaz, diretor jurídico da associação.

Na prática, segundo o advogado, bancos e financeiras estão embutindo no CET (Custo Efetivo Total) taxas abusivas, como os chamados Serviços de Terceiros e da TAC (Tarifa de Abertura de Crédito), proibida desde abril 2008.

O CET foi criado pelo Banco Central para que o consumidor saiba exatamente quais custos estão envolvidos no empréstimo, como tributos, tarifas, seguros ou quaisquer despesas que possam ser cobradas. “Os consumidores devem ser amplamente informados sobre os custos da operação”, disse o diretor da entidade.

A recomendação do advogado é que os consumidores que se sentirem lesados procurem os órgãos de defesa e recorram à Justiça para receber o dinheiro de volta. “Mesmo quem já pagou o financiamento pode entrar com ação na Justiça, se a última prestação foi paga há menos de cinco anos”, afirma.

Na última semana, a União Brasileira dos Consumidores pediu ao MPF (Ministério Público Federal ) a suspensão definitiva da cobrança dessas taxas e a notificação das empresas do setor.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *