Google

Pagamento do IPVA com desconto começa hoje – Tabela do Vencimento do IPVA 2010

Data: janeiro 8, 2010
Opiniões
Deixe a sua!

Calendário com vencimento do imposto acompanha placa do veículo

Os proprietários de automóveis, ônibus e caminhões que quiserem pagar o IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores) com desconto de 3% devem quitar o imposto a partir desta sexta-feira (8). O cronograma de pagamento dos débitos segue o final das placas dos veículos e se estende até o dia 21 de janeiro.

Para quem optar pela divisão do débito, vai pagar três parcelas: a primeira em janeiro, a segunda em fevereiro e a terceira em março (veja tabela abaixo). Quem preferir parcelar o pagamento deverá ficar atento às datas porque o atraso vai acarretar multa de 0,33% ao dia – com limite de 20% – mais juros com base na taxa básica (Selic). Além disso, o proprietário não pode licenciar o veículo e fica sujeito a apreensão do veículo.

O IPVA também poderá ser quitado de uma só vez em fevereiro, mas quem preferir esta forma de pagamento não será beneficiado com o desconto. Entre os dias 10 e 26 do mês que vem será destinado também ao pagamento da segunda parcela, para quem optou por pagar a dívida a prazo.

Caso o proprietário do veículo queira liquidar o licenciamento, basta antecipar o pagamento da taxa – R$ 56,10 mais R$ 11 se optar pela entrega em casa via correios. Há três maneiras de liquidar o licenciamento: na parcela única com desconto (em janeiro), na parcela única sem desconto (fevereiro) ou na terceira parcela do IPVA (em março).

Quitar o licenciamento de forma antecipada rende benefícios. Quem pagar a taxa em janeiro, terá um tempo maior para pagar o IPVA. Independentemente da placa do veículo, o dono poderá pagar o imposto com desconto de 3% até o dia 21 deste mês, ou até 26 de fevereiro sem desconto e até 23 de março parcelado.

Em 2010, os proprietários de automóveis no Estado de São Paulo vão pagar, em média, 12,2% menos que no ano passado. Para as motos, a queda do imposto será de 9,8%. Juntos, carros e motocicletas são 85% dos cerca de 13 milhões de veículos que pagam o IPVA no Estado.

Os donos de caminhões pagarão 7,7% menos; os proprietários de ônibus e microônibus vão desembolsar quantia 4,1% menor. Para quem possui um utilitário, o recuo do imposto será, em média, de 7,5%. No geral, o valor do IPVA caiu 9,3%, retração explicada pela diminuição do valor venal dos veículos (veja o valor no site da Secretaria da Fazenda – ).

Fonte R7

1 comnetário Comente

  1. Wanderlaine Lauredo de Alcantara says:

    Saber sobre IPVA do Corsa GSI 16v. ano 1996. Nº 4806058210

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.