Google

Importância do Aditivo do Radiador

Data: novembro 15, 2010
Opiniões
Deixe a sua!

Aquele velho hábito de pedir ao frentista para completar o nível de água do radiador a cada visita ao posto de combustíveis ajuda a evitar que o motor aqueça demais, mas está longe de ser o jeito certo de cuidar do seu carro. Para começar, é preciso verificar se existe algum ponto de vazamento no sistema de arrefecimento, ou seja, radiador, mangueiras e reservatório de expansão.

Depois disso, é preciso lembrar que só a água não protege o motor das altas temperaturas. É indispensável usar um aditivo específico. “Além de evitar que a água ferva ou congele, o líquido de arrefecimento protege os componentes metálicos da corrosão e evita a formação de incrustações, que podem causar entupimentos e, como consequência, sobreaquecimento”, lembra Cláudia Cavadas, gerente de tecnologia e qualidade assegurada da Castrol.

A proporção da mistura com água está na própria embalagem do produto. É importante respeitar essa indicação para preservar ao máximo a durabilidade do sistema de arrefecimento – e para não prejudicar seu funcionamento adequado.

Essa combinação de água e aditivo é bombeada para as camisas do motor, resfriando (por meio de troca de calor) cabeçote, pistões, câmaras de combustão, paredes dos cilindros, válvulas e outros componentes. “O líquido aquecido circula através de dutos e mangueiras e volta ao radiador, onde é resfriado com o auxílio de ventilação”, explica a gerente.
Estar atento a essa simples manutenção é ainda mais importante nessa época de aumento gradual da temperatura, por conta da proximidade do verão, que coincide com as férias de fim de ano. É muito comum ver carros parados na estrada por causa de sobreaquecimento do motor.

Fonte: AutoEsporte

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.