Google

Fraudes no Detran – Funcionários são afastados suspeitos de fraudar CNHs( Carteira Nacional de Habilitação Provisória)

Data: julho 21, 2010
Opiniões
Deixe a sua!


De acordo com departamento, 120 motoristas teriam se beneficiado.
Investigação começou em 2007.

Cinco funcionários do Detran no Rio, prestadores de serviço, foram afastados apontados como fraudadores de carteiras de habilitação provisórias. O esquema permitia que motoristas, que estavam em situação irregular, tirassem a habilitação definitiva. A Corregedoria do Detran e o Ministério Público do Rio investigam a fraude.

Os funcionários do Detran são suspeitos de retirar as multas das carteiras de motoristas provisórias. Representantes do MP e da Corregedoria, que começaram a investigação em 2007, apreenderam nesta quarta-feira (21) documentos e dois computadores na sede do departamento, no Centro do Rio.

Segundo o Detran, a carteira de habilitação provisória é o primeiro documento de qualquer motorista. Durante um ano, ele não pode cometer infrações graves, como dirigir sem cinto de segurança ou ultrapassar pelo acostamento, ou gravíssimas, como dirigir alcoolizado e avançar o sinal.

O motorista com a carteira provisória também não pode ser reincidente em infrações médias: parar sobre faixa de pedestre ou enguiçar por falta de combustível. Com qualquer uma dessas multas na carteira, o motorista não pode receber o documento definitivo no fim do período de um ano. E tem que fazer novamente todo o processo para tirar a carteira, desde a auto-escola.

Segundo a denúncia do Ministério Público, os funcionários alternavam dados no sistema de monitoramento de infrações de trânsito que beneficiavam motoristas infratores com carteira de habilitação provisória, possibilitando que estes conseguissem a carteira definitiva.

Segundo o corregedor-geral do Detran, Anthony Alves, 120 motoristas foram beneficiados pelo esquema. Todos já foram identificados, e serão convocados a prestar esclarecimentos. Eles podem perder a carteira.

Fonte G1

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.