Google

Carro elétrico Hiriko – Conceito de veículo elétrico diminui ao estacionar

Data: janeiro 30, 2012
Opiniões
Deixe a sua!


O governo espanhol, em parceria com o MIT, Afypaida e Denokinn, desenvolveu um conceito de carro elétrico que será uma solução verde e compacta para o tráfego em 2013. Trata-se do Hiriko, um veículo com leve e de proporções diminutas. O modelo economiza tempo e espaço com seu sistema de compressão para estacionamento.

Na contramão dos grandes e pesados carros convencionais, que possuem em média 5 m de extensão (modelos utilitários), o Hiriko começaria demonstrando seu diferencial com dimensões de 2,54 m e 453 kg, contra os 1.329 kg dos carros “populares”. Ele é mais compacto que um modelo Smart, por exemplo.

O recurso mais interessante do Hiriko, no entanto, é a capacidade dele comprimir-se na hora de buscar uma vaga para estacionar. O modelo ficaria com a incrível medida de 1,52 m (equivalente ao comprimento de uma moto), suficiente para alocá-lo em pequenas vagas.

A compatibilidade do carro é possível graças à integração dos motores e do maquinário de freios e direção às rodas. As partes tiveram sua comunicação feita por meio de tecnologia drive by wiree. Além disso, o tanque de combustível deu lugar a uma bateria de íon lítio, que fica posicionada no assoalho do carro e garante mais espaço livre ao projeto.

Com capacidade de transporte de até duas pessoas, o Hiriko deverá chegar ao mercado ao preço de US$ 16.350, aproximadamente R$ 28.500.

1 comnetário Comente

  1. Não vejo a hora desses carros largarem o “conceito” e virem para as ruas!

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.