Google

Donos de carros importados sofrem com a falta de peças de reposição

Data: agosto 24, 2010
Opiniões
Deixe a sua!

Tempo de espera nas oficinas pode ultrapassar um mês.
Consumidor pode solicitar um carro extra até a chegada da peça.

Donos de carros importados sofrem com a falta de peças no mercado de reposição. O tempo de espera para importação das peças ultrapassa um mês. A indústria brasileira não produz peças para carros fabricados no exterior. A oficina faz o pedido e o consumidor tem que esperar. Mas se demorar demais, pode reclamar para não ficar a pé.

As vendas de carros importados aumentaram muito. De janeiro a julho desse ano, houve uma alta de 33%, comparando com o mesmo período do ano passado. Os importados são mais de três milhões de carros hoje, 11% da frota atual.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, nesses casos de espera muito além do prometido, o cliente pode pedir que a concessionária ou o fabricante providencie um carro até que chegue a peça. Não paga nada.

“O fabricante, mesmo que o carro já tenha saído de fabricação deve manter estoque regular das peças. Se não tem a peça, a culpa não é do consumidor, a culpa é do fabricante e da concessionária”, explica o presidente do Ibedec Geraldo Tardin.

Ainda segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumo, há um prazo de 30 dias para a concessionária devolver o carro consertado para o cliente. Se não cumprir, a loja é obrigada a providenciar um carro para o consumidor até, é claro, que o problema seja resolvido.

O estudante Ângelo Mascarenhas, dono de um veículo importado, ficou 45 dias sem carro. “Eles sempre me davam uma previsão mas no dia que estava previsto, eles adiavam”, lembra o estudante.

A advogada Alessandra Camarano esperou 90 dias para receber o carro de volta depois de um acidente. “Precisei alugar vários carros porque eu tinha que renovar a cada semana o contrato de locação justamente porque a concessionária e a fábrica não me davam uma previsão real de quando que iam me entregar”, diz.

Fonte: G1

1 comnetário Comente

  1. Normalmente entregamos num prazo maximo de 14 dias as pecas encomendadas, somos brasileiros estabelecidos desde 1992 aqui na Alemanha, atrazo nas entregas que sao orcadas como imediatas podem acontecer principalmente:
    (a) quando a Alfandega brasileira segura a mercadoria por motivos estruxulos
    (b) pecas e acessorios na Europa so sao entregues mediante pagto atencipado ou garantia de cartao de credito, enquanto a importancia nao estiver creditada a peca nao sai do atacadista, montadora ou quem seja.
    P. Sommer
    REMMOS Import Export

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.