Google

Descontaminador de ar Go Pure , ele promete reduzir o nível de micro-organismos dentro do carro .

Data: setembro 21, 2013
Opiniões
Deixe a sua!

foto-imagem-GoPure

Na caixa, o produto anuncia: “Desfrute o ar puro dentro do seu veículo”. O GoPure, produzido pela Philips, promete descontaminar o ar do interior do automóvel, removendo rapidamente poeira, pólen, gases nocivos, bactérias e vírus, além de reduzir odores como o de cigarro ou mesmo o de cheiro de carro novo – isso mesmo, nem todo mundo gosta dele. Também promete eliminar até partículas finas em suspensão, como cabelo e pelos de animais.

Para instalá-lo, é só ligar na tomada de 12 volts ou no acendedor de cigarros, com os vidros fechados. Pode ser colocado dentro do veículo ao gosto do freguês – na parte dianteira, no painel, atrás dos bancos dianteiros ou traseiros, no teto ou sob os assentos – o fio é longo o suficiente para isso. Segundo o manual de instruções, há até a opção de ele ser instalado atrás do apoio de cabeça do banco dianteiro.

Há também uma luz de led que indica se a qualidade do ar está baixa (cor lilás), boa (roxo) ou muito boa (azul). O equipamento traz ainda aviso de substituição do filtro (o sinal luminoso fica vermelho) e um sensor de luminosidade para minimizar o brilho durante a noite, de forma que não incomode motorista e passageiros.

Para testar a eficácia do produto na redução de micro-organismos, recorremos aos serviços da bióloga especializada em microbiologia Maria José Silveira, diretora técnica do laboratório Controlbio. O equipamento foi instalado no interior de um Fiat Mille e foram feitas coletas de várias amostras do ar da cabine antes da instalação e depois de 6 horas de uso do aparelho. O resultado foi animador, com uma redução substancial dos micro-organismos após a utilização do produto.

Houve diminuição de 94% na quantidade de fungos e de 30% na de bactérias. A medição é feita em Unidades Formadoras de Colônia por metro cúbico (UFC/m³). A quantidade de fungos caiu de 142 para apenas 8 UFC/m³ (94,5% de redução), enquanto a de bactérias registrou redução de 20 para 14 UFC/m³ (queda de 30%).

Para avaliá-lo quanto à eliminação de odores, deixamos o GoPure ligado dentro de um veículo com forte cheiro de perfume. Depois de 3 horas, deu para perceber que havia diminuído o nível de perfume na cabine, mas não havia sido eliminado.

Apesar de funcionar como esperado, o valor do equipamento é muito alto (600 reais), ainda mais quando comparado com aqueles purificadores do tipo ionizador de ar, que costumam ser razoavelmente eficientes e custam entre 20 e 100 reais, dependendo de seu tamanho e sua procedência. O GoPure poderia também ser melhorado quanto às instruções de uso que há no manual do aparelho, que não informa, por exemplo, o tempo mínimo necessário para que ele faça a purificação do ar nas diversas situações.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.