Google

Categorias de Habilitação para Dirigir

Data: julho 26, 2010
Saiba a resposta e tudo sobre as categorias de habilitação para dirigir

Conquistar a permissão para dirigir veículos é o sonho de muitos, mas nem todos sabem que existem categorias bem diferentes de Carteiras Nacionais de Habilitação. De acordo com o capitão da Polícia Militar Sérgio Marques, especialista em legislação de trânsito, o artigo 143 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece cinco tipos de CNH. Conheça as principais diferenças entre eles:

Categoria A – é voltada para veículos de duas ou três rodas, como motonetas, motocicletas e triciclos de cabine aberta ou fechada, com ou sem carro lateral.

Categoria B – habilita condutores que poderão guiar veículos com peso que não ultrapasse 3.500 quilos (considerando o peso total do veículo e o peso da carga e de todos os ocupantes) e que acomodem até nove ocupantes, incluindo o motorista. Nessa categoria também se enquadram os quadriciclos e o Volkswagen Kombi – exceto se a van for utilizada para o transporte escolar, permitido apenas para condutores com CNH de categoria D
Categoria C – vale para veículos de carga que ultrapassem os 3.500 quilos – e que transportem, no máximo, três ocupantes. Também é a CNH certa para os condutores de tratores.
Categoria D – utilizada por motoristas que trabalham com transporte de passageiros cuja lotação exceda nove lugares (contando o condutor). Para quem dirige vans, microônibus e ônibus.
Categoria E – considera a combinação de dois veículos, uma unidade tratora (um carro ou picape, por exemplo) e uma unidade acoplada (reboque, semi-reboque ou articulado). Se essa unidade acoplada, que também deve ter documentação e placa próprias, pesar seis mil quilos ou mais, então é necessário que o condutor tenha CNH da categoria E. Se o peso for inferior, então vale a categoria necessária para conduzir a unidade tratora – pode ser categoria B no caso do condutor dirigir um carro de passeio até 3.500 quilos, por exemplo.

A exceção termina aí. Para quem conduz com uma unidade acoplada com capacidade para transportar nove pessoas ou mais, a CNH de categoria E é imprescindível. O mesmo vale para quem leva um trailer, ou ainda para quem transporta mais de uma unidade tracionada, independente do peso.

“Condutores de motocicletas e motonetas também podem transportar um semi-reboque, desde que tenha sido especialmente projetado para esse fim e homologado pelo Denatran”, lembra o capitão Marques.

Os caminhos para a CNH

Com as mudanças ocorridas nos últimos anos, obter a CNH ficou mais complexo. Segundo o policial militar, além da maioridade, o candidato deve saber ler e escrever, e ter RG e CPF. Além disso, ele deve se submeter a exames médicos e psicológicos para só então começar a ter aulas teóricas. “Depois de 45 horas/aula o candidato pode fazer a prova. Só depois de aprovado é que ele segue para as aulas práticas”, comenta.

Nesse estágio, são mais 20 horas/aula ao volante. Ou, ao guidão, caso o candidato pleiteie a CNH de categoria A. Para quem busca as duas ao mesmo tempo, são 20 horas/aula em cada veículo. “Uma novidade recente e importante para quem vai tirar a primeira habilitação: 20% das aulas práticas devem ocorrer no período noturno”, lembra o capitão.

Se aprovado, o novo motorista recebe a Permissão Para Dirigir, válida por um ano. Se, dentro desse período, não ocorrer nenhuma infração grave, gravíssima ou a reincidência de uma infração média, o condutor finalmente recebe sua CNH. Caso contrário, está tudo perdido. E o condutor volta a ser um aluno em busca de sua PPD.

Já os condutores que pretendem mudar de categoria precisam voltar a fazer aulas práticas – nesse caso, são 15 horas/aula, 20% delas à noite. O mesmo vale para quem quer adicionar a categoria A à sua CNH. Mas existem algumas particularidades entre cada categoria. Quem quer migrar para a C precisa ter a CNH de categoria B há pelo menos um ano – mesmo que seja PPD.

Já os que pretendem chegar às categorias D e E devem ter 21 anos ou mais – além disso, quem quer a D deve ter o mínimo de dois anos com a habilitação de categoria B. “Com um ano de CNH de categoria C é possível migrar para a E, desde que o condutor também tenha 21 anos ou mais”, explica Marques. Por fim, não há prazo mínimo estipulado para quem quer ir da categoria D para a E.

“No caso das migrações, também vale a regra de multas: o condutor não pode ter infrações graves, gravíssimas ou reincidência de infrações médias ao longo de um ano”, orienta o policial militar.

Fonte: G1

18 Comentários Comente

  1. NEI PEREIRA DE BARROS says:

    EU TENHO CARTEIRA “C” E QUERO TIRAR A CARTEIRA “E”.
    É NECESSÁRIO TIRAR A CATEGORIA “D” PRIMEIRO?

    NEI PEREIRA DE BARROS
    BLUMENAU SC

  2. Gleici says:

    Gostaria de saber o peso máximo permitido que o motorista de cnh categoria D pode transportar. Pois, o ctb não informa o limite máximo para essa categoria(como no caso da B, que o limite de peso máximo permitido não pode exceder 3.500kg), apenas diz que é para o transporte de pessoas. Obrigada!

  3. sergio says:

    tenho a categoria E e estão dizendo q para dirigir onibus,vans tenho que fazer um outro curso,,,,quer dizer se eu estiver com uma van propria não posso estar com a familia,,,
    grato

  4. Ana Lucia says:

    Tenho categoria na CNH “B”, gostaria de saber se posso dirigir um veiculo Kombi para transportar ate (09) nove ocupantes de trabalhadores para destino a serviço. e se ao fazer isso não sofrerei ou terei problemas com a Policia Rodoviaria, pois terei que passar por (03) Postos Policiais na SP 055 -Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e de vez enquando pela BR116 – Regis Bittencur sendo Policiamento Federal.
    Atenciosamente agradecida pela atenção.

  5. Rita says:

    Veiculo Kombi 8 lugares mais o motorista – Pertencente a uma ENTIDADE FILANTRÓPICA, a qual transporta pessoas carentes beneficiadas pela Entidade, uma vez ou duas ao mês.
    É necessário que o motorista tenha a categoria “D” na CNH ?
    Fui informada que se o mesmo não tiver essa categoria na CNH, em caso de sinistro, a seguradora não indeniza. Está correto?

  6. carlo édipo says:

    Gostaria de saber se a categoria B pode dirigir uma kombi 8 lugares da categoria oficial de um orgão publico!?

  7. Carlos Domingos da Silva says:

    Tenho passado situações irritantes, quando sou abordado em viagem, por policiais rodoviários, que teimam que minha habilitação não me habilita a dirigir um automóvel, rebocando minha carretinha de moto. Tenho habilitação B… Já li e re-li a legislação creio que estou habilitado. Será que alguém pode me ajudar a interpretar melhor essa Lei Nº 12.452, DE 21 DE JULHO DE 2011?
    Att
    Carlos Domingos

  8. luiz carlos says:

    gostaria de saber se que tenho carteira de habilitaçao C posso dirigir vans com mais de 8 passageiros obrigado

  9. carlos says:

    Gostaria de saber se posso dirigir um veiculo “KOMBI” 8 lugares da categoria OFICIAL com CNH B?

  10. Milton says:

    Tenho uma van, categoria D. Posso puxar uma carretinha com um carro em cima.Preciso de outra categoria.

  11. José Roberto da Costa says:

    Oi bom dia a todos eu tenho a habilitação de Categoria A-B e gostaria de saber se posso dirigir uma HR – BAU com capacidade máxima de 1.800 Kgs , pois eu comprei uma e preciso saber se tenho ou não que mudar minha categoria da CNH , obrigado .

  12. maycon says:

    COM 19 ANOS CNH C POSSO DIRIGIR UMA BESTA COM 12 LUGARES OU AMBULÂNCIA DE SIMPLES REMOÇÃO OU UM CAMINÃO BÁU TOCO?

  13. MAICOM says:

    Vou completar 19anos de idade, e eminha PPD vence no fim do ano, assim q ela vecer eu posso mudar a letra dela pra categoria C ?? “com 19 anos idade”

  14. boa tarde eu acabei de receber minha cnh permanente,posso trocar de categoria??
    poi possuo abilitaçao AB e quero trocar para categoria AC! E POSIVEL??
    GRATO LEANDRO

  15. josé soares silva says:

    O CNH B, PODE CONDUZIR VAN COM CAPACIDADE DE MAIS DE 9 PASSAGEIROS INCLUINDO O MOTORISTA. porém estando com menos desse total, ou até mesmo vazia?

  16. francisco carlos says:

    queria saber se posso dirigi uma KIA besta com capacidade para doze pessoas com categoria B para familha

  17. Rogério Alves da Silva says:

    Possuo cnh b posso dirigir uma van transit com 8 passageiros e menos de 3500 kg, lembrando que essa van tem capacidade para mais pessoas

  18. Jomário de Sousa says:

    boa noite claro que não amigo depende de cada categoria da carteira ..

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree