Google

Carteira de habilitação – Falha paralisa sistema do Renavam e o registro nacional de multas em todo o país

Data: março 13, 2012
Opiniões
Deixe a sua!

Também estão fora do ar o Renavam e o registro nacional de multas.
Não há previsão de retorno, afirma o Serpro, que desenvolve os sistemas.

O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informou nesta terça-feira (13) que a emissão de carteiras de habilitação está paralisada em todo o país devido a uma falha no sistema, desenvolvido pela empresa. Também estão inacessíveis outros dois sistemas nacionais operados pelo Serpro: o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e o Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), onde são computadas as multas recebidas fora do estado onde um veículo foi licenciado.

Às 12h40, a consulta a infrações no site do Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) estava fora do ar, com a mensagem: “em manutenção”. O órgão informou que está impossibilitado de realizar serviços que dependam de consulta ou validação junto à base de dados nacional, como início do processo de habilitação, transferências de documentos e veículos, comunicação de venda, baixa de pontuação e cadastramento de infrações.

O Detran-RJ afirmou que o problema não impede a emissão de documentos dos carros aprovados nas vistorias, apenas a emissão do Certificado de Registro de Veiculo (CRV), que é obrigatório para fazer o emplacamento, transferência de propriedade e transferência de município. De acordo com o departamento, o atendimento é realizado manualmente para os clientes que buscam esses serviços no RJ e eles podem retornar em 5 dias para pegar o CRV.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o problema no sistema de CNH foi percebido nesta madrugada e a previsão inicial era de que os serviços fossem retomados por volta das 10h. Porém, ao meio-dia eles continuavam fora do ar. De acordo com a assessoria de imprensa do Serpro, não há uma nova previsão de retorno.

Já o sistema do Renavam, o Serpro informa que ele opera normalmente. O que pode estar ocorrendo, segundo o Denatran, é uma sobrecarga no sistema.

1 comnetário Comente

  1. edilson says:

    preciso consultar os pontos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *