Google

Carteira de Habilitação de Graça no Nordeste

Data: março 7, 2010
Opiniões
Deixe a sua!

Interessados têm de provar que não têm renda para pagar autoescola.
Medida visa diminuir número de motociclistas fora da lei e sem preparo.

No Nordeste, carteiras de habilitação estão sendo oferecidas de graça, mas só para quem fez os cursos. É uma tentativa de diminuir o número de motociclistas fora da lei e sem preparo.

O desempregado Almir Gabriel dos Santos já tem moto, mas este teste ele nunca fez. Desempregado, não tem condições de pagar os R$ 600 da autoescola. “Aí aumentaram também as aulas e mais o dinheiro. Está muito caro”, diz Santos.

Uma concessionária de Fortaleza chega a vender sete motos por dia do modelo mais barato. Ela pode ser adquirida por 48 prestações de R$ 215, sem entrada. Tanta facilidade tem atraído todo tipo de consumidor.

O problema é que a quantidade de motos cresce mais que a de habilitações e isso, segundo o Detran, está relacionado ao alto índice de acidentes envolvendo estes veículos. A ideia é regularizar a situação dos motociclistas para melhorar o trânsito.

O Detran do Ceará vai distribuir 42 mil habilitações de moto para moradores de Fortaleza e região metropolitana. Em uma semana 10 mil pessoas se inscreveram. No ano passado, no interior, onde os flagrantes de imprudência sobre duas rodas são mais comuns, foram entregues 25 mil.

Em Pernambuco, o primeiro lote dos contemplados está no site do Detran. São 9.500, do total de 14 mil que vão poder fazer de graça a CNH. Mais de 150 mil pessoas se inscreveram pela internet para recebê-las.

Para ser contemplado é necessário comprovar que não tem renda para pagar uma autoescola e fazer o mesmo processo de aulas e provas para percorrer as ruas com responsabilidade.

“As pessoas têm acesso a aulas de legislação, de meio ambiente, de cidadania, têm as aulas práticas também que o cidadão vai se familiarizar com o veículo. Com isso, as pessoas adentram nas vias com mais conhecimento e, realmente, como têm que proceder”, afirma o diretor de habilitação do Detran, João Bezerra.

Fonte: G1

2 Comentários Comente

  1. claudia maria santino da silva says:

    desejo obiter a minha carteira de motorista….pois estou desempregada e não posso pagar……

  2. alexandra clara dos santos says:

    sou manicure ganho o salario minimo e queria ganhar a abilitaçao de graça

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Spam Protection by WP-SpamFree