Google

Carros em Fortaleza – Frota de automóveis aumentou 89,7% em dez anos

Data: outubro 3, 2012
Opiniões
Deixe a sua!

A Capital teve um crescimento maior do que Rio e São Paulo, cidades que têm as maiores frotas do País

Entre 2001 e 2011, a frota de automóveis de Fortaleza passou de 331.075 para 628.039. Isso representa um aumento de 89,7%, ou seja 296.964 carros a mais na Capital, de acordo com pesquisa feita pelo Observatório das Metrópoles que usa dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que avaliou doze metrópoles do País. Enquanto isso, a quantidade de motocicletas subiu de 64.845 para 272.955.

Um total de 296.964 veículos a mais entrou na cidade de Fortaleza, segundo o Observatório das Metrópoles que usa dados do Denatran FOTO: ALEX COSTA

Após colher os dados, o coordenador do estudo, o pesquisador Juciano Martins Rodrigues, chegou a conclusão que Fortaleza possui média maior entre as demais metrópoles avaliadas, que é de 77,80%, porém está com média menor que a avaliação nacional de 90%, que envolve todas as capitais brasileiras.

No ranking do crescimento relativo ao número de automóveis nas metrópoles brasileiras, Fortaleza ficou em oitavo de um total de 12 cidades. Em primeiro lugar, ficou Manaus e em último a capital do Rio de Janeiro.

Motocicletas

Já no ranking do número motocicletas nas metrópoles, a cidade de Fortaleza fica em sétimo lugar. Sendo que em primeiro ficou Belém e em último a cidade de Porto Alegre.

O avanço no número de automóveis e motocicletas é resultado de três fatores, como o aumento da renda da população nos últimos anos, reduções fiscais do Governo Federal para o aumento da compra de veículos e também a facilidades de crédito promovidas por diferentes bancos brasileiros.

As maiores frotas de carros do País são de São Paulo e Rio de Janeiro, mas elas ficaram nas últimas posições do ranking do estudo que avaliou o crescimento do número de veículos. O Rio de Janeiro teve aumento de 67% e ficou em último lugar. São Paulo subiu 68,2%, ficando em penúltimo lugar.

Em 2011 o número de automóveis nas metrópoles brasileiras chegou a atingir a marca de 20.525.124 veículos. Este número representa, aproximadamente, 44% de toda a frota do País. Nessas capitais, entre 2001 e 2011, houve um aumento de mais de 8,9 milhões de automóveis, aproximadamente 77,8%. Em média, foram adicionados mais de 890 mil veículos por ano no Brasil.

Autonomia

O estudante de Direito Juliano Nóbrega comprou o seu primeiro carro há dois meses e não se arrepende da escolha. “O sistema de transporte público não é bom. Pelo menos, com o carro eu tenho mais autonomia”.

Para ele, os problemas enfrentados pelos fortalezenses nas vias da cidade ocorrem devido à falta de infraestrutura adequada para o número de carros e motos. “Somente com a chegada da Copa do Mundo, o poder público foi se preocupar em realizar as obras que a cidade precisava”.

Ele acredita que as mudanças que virão devido às intervenções em andamento, hoje, vão ajudar bastante o fluxo de veículos em algumas das principais vias da cidade de Fortaleza. “Hoje, é um negócio chato devido aos transtornos, mas no futuro será bem melhor”, disse.

Mas, o estudante alertou que isso não pode ficar apenas no que está sendo feito agora e, por isso, será preciso mais investimentos para o futuro. “Depois da Copa, as pessoas vão continuar comprando carros, e a cidade crescendo, por isso, é preciso continuar melhorando”, frisou.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.