Google

Carros conversando entre si? Em 2014 isso será possível – Rede de comunicação que vai permitir que veículos compartilhem informações do trânsito em tempo real

Data: maio 18, 2011
Opiniões
Deixe a sua!

A NXP, empresa de semicondutores, em parceria com C2X, está desenvolvendo uma rede de comunicação entre carros que fará com que os veículos conversem entre si. Isso, de acordo com a empresa, servirá como uma forma efetiva para impedir engarrafamentos e evitar acidentes.

Segundo o site Pocket Lint, o conceito da rede já está em fase de testes práticos em campo e deve se tornar realidade em 2014. A comunicação vai utilizar um padrão wireless projetado especificamente para aplicações automotivas. Dessa forma, os carros podem se comunicar uns com os outros e com uma infraestrutura inteligente de trânsito.

A plataforma vai conseguir “enxergar” ao seu redor a fim de identificar pontos de trânsito e riscos de acidentes não visíveis a olho nu. Os motoristas receberão alertas antecipados de outros carros equipados com o aparelho, além de sinais luminosos que indicarão onde há tráfego mais intenso ou radares de limite de velocidade.

O aparelho será do tamanho de uma caixa de sapato e virá com sensor GPS, que usará um protocolo wireless encontrado nos mais modernos e rápidos smartphones e laptops do momento. Assim, será possível manter a comunicação entre os veículos, mesmo em alta velocidade.

Kurt Sievers, gerente geral da NXP, espera que haja 10% de penetração da tecnologia até 2020, o que seria suficiente para que outros 90% de motoristas sejam afetados positivamente pela novidade. “Imagine um cenário onde uma ambulância automaticamente muda os semáforos ao seu favor para facilitar a corrida ao hospital”, comenta. “O sistema poderá, eventualmente, até dirigir os carros para os motoristas”, completa.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.