Google

Carro feito artesanalmente – Automóvel mais caro da Aston Martin tem produção quase artesanal

Data: dezembro 19, 2011
Opiniões
Deixe a sua!


O processo de produção do carro mais caro da Aston Martin, o One-77, demanda uma dinâmica específica, diferente das linhas de montagem atuais e quase artesanal, embora envolva uma tecnologia e mecânica de ponta, segundo informações da revista Wired. Ele custa cerca de US$ 1,74 mi, preço três vezes maior que o V12 Zagato, o segundo veículo mais caro da empresa. Na produção do carro há sete estações de trabalho e os funcionários e peças giram em torno de cada veículo.

Segundo a revista, o projeto começa quando vários componentes essenciais são alinhados na área de montagem, entre eles um monocoque (estrutura que suporta componetes importantes do carro, como um esqueleto) de fibra de carbono fabricado pela canadense Multimatic e um motor V12 de 7.2 l construído pela Cosworth, que também desenvolve motores para Fórmula 1. A montagem do monocoque, que vale cerca de metade do valor do carro, exige um processo de fabricação que demanda seis trabalhadores por três semanas até que fique completo, desde que não ocorra algum problema. Caso isso aconteça, toda a estrutura é descartada e o processo começa novamente.

Quando o chassi do carro é montado e passa pela inspeção final no Canadá, é enviado para a Inglaterra, onde é montada a “pele” de alumínio. Então o chassi e a carroçaria recebem uma pintura de nove camadas. Posteriormente, o carro passa pelas sete etapas de montagem. Nas primeiras, são colocadas cabos e depósitos de combustível e depois o sistema de proteção contra o calor, com equipamentos de ouro. Na quinta fase é colocado o motor. Na sequência o interior do carro é montado, com a instalação de componentes de suspensão. Depois o carro é dirigido para uma área onde as rodas e suspensão são alinhadas usando um laser e os painéis da carroceria são examinados para ajuste e acabamento debaixo de um túnel de luz.

Fonte: Terra

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.